Por que você deve usar óculos de sol o ano todo – e não apenas no verão

Por que você deve usar óculos de sol o ano todo – e não apenas no verão

A luz do sol é extremamente importante para a saúde. Ela nos ajuda a produzir a vitamina D, por exemplo, associada à prevenção de doenças autoimunes e ao aumento de endorfina no corpo, substância química conhecida como “hormônio do prazer”. Contudo, o sol também tem seus limites, e muita luz solar pode causar problemas como câncer de pele e, no caso dos olhos, prejudicar a visão. É por isso que os óculos de sol são uma necessidade importante para a saúde dos olhos, independentemente de o dia estar ensolarado ou nublado, ou de ser verão ou inverno. É preciso usar óculos de sol o ano todo.

Segundo os especialistas na área, usar óculos de sol diariamente ajuda a reduzir e prevenir danos aos olhos de curto e longo prazo, e justamente por nossos olhos serem os órgãos mais sensíveis do corpo, eles pedem por proteção durante o ano inteiro.

Neste artigo, mostraremos a você as principais razões para usar o óculos de sol durante o inverno, o verão ou qualquer outra estação, bem como as principais doenças que você poderá evitar ao tomar essa atitude simples de autocuidado. Então, vamos começar!

O verão acabou? Pode ser, mas a radiação UV não

O primeiro ponto que você deve entender é que o sol, apesar de ser uma ótima fonte de vitaminas e endorfina, possui radiações nocivas para a visão. A principal delas são os raios UV. Isso porque a exposição aos raios solares pode danificar a superfície do olho, o cristalino e a retina, causando pterígio, catarata ou a chamada degeneração macular. Além disso, os raios UV também podem afetar a pele ao redor dos olhos, gerando rugas, queimaduras, alteração de cor, câncer de pele e outros problemas.

E sim, é verdade que as taxas de radiação UV são mais elevadas durante o verão, mas não devemos esquecer que o sol está presente em nossas vidas o ano todo. Assim, ao longo dos dias do ano, o sol emite raios de luz benéficos ou prejudiciais. A chave é aproveitar os benefícios e nos proteger contra possíveis problemas. E esta é a função do óculos de sol.

Raios UVA e UVB: qual a diferença?

Quando as pessoas falam sobre raios ultravioleta, geralmente estão se referindo aos raios UVA e UVB. Assim, embora nos refiramos a eles coletivamente como raios UV, cada um deles danifica seus olhos de maneiras muito diferentes.

A exposição aos raios UVA, por exemplo, pode causar danos oculares que afetam a parte de trás dos olhos, afetando sua visão central. Já a exposição prolongada aos raios UVB afeta a córnea e a lente na frente do olho. Além destes, também existem os raios UVC, mas que são completamente bloqueados pela camada de Ozônio e por isso não oferecem riscos à saúde. Por isso, o ideal é focar em evitar raios UVB e UVA, pois ambos podem trazer danos comuns aos seus olhos, que incluem:

  • Degeneração macular
  • Catarata
  • Pterígio
  • Fotoceratite ou queimadura solar na córnea
  • Câncer de pele ao redor de suas pálpebras

Falaremos de cada um desses problemas adiante. Neste momento, o ideal é entender que, mesmo que você não esteja vivendo um dia ensolarado, seus olhos estão expostos à radiação solar, devendo ser protegidos durante o ano todo.

Em geral, para investir nos melhores óculos de sol para uso diário, você deve escolher lentes que ofereçam pelo menos 99% de proteção UV, sendo ideal para um alto nível de proteção os óculos de sol que contenham a etiqueta “UV 400”. Mas também veremos mais sobre isto adiante. Antes, vamos entender o que pode acontecer com os seus olhos se você não os proteger durante todo o ano.

O que os óculos de sol realmente estão fazendo pelos seus olhos?

Portanto, para entender melhor a necessidade de utilizar óculos de sol durante o ano todo, precisamos entender o que aconteceria se não o usássemos. Afinal, se engana quem pensa que óculos escuros ou de sol são apenas mais um acessório elegante (são também): eles são a chave para uma boa saúde ocular e proteção o ano todo. Como explicamos, o benefício mais importante de usar óculos de sol é que eles protegem seus olhos da luz ultravioleta (UV). Esses raios solares podem causar diversos problemas, inclusive catarata. A seguir, vamos entender um pouco melhor sobre cada um desses efeitos nocivos à saúde, e por que o óculos de sol é importante para evitá-los.

Catarata

Ao não fazer uso de óculos de sol, a luz UV causa uma quebra em suas células. Isso também acontece com sua pele, e é por isso que precisamos usar protetor solar todos os dias. Mas talvez você não pense tanto nisso quando o assunto são os olhos. A catarata é uma condição na qual a lente do olho fica turva, e sua visão fica embaçada ou duplicada. No futuro, isso pode levar a sérios problemas de visão. A catarata desenvolve-se lentamente, sendo mais presente à medida que o corpo envelhece, mas a exposição aos raios solares é um fator que contribui definitivamente para o seu desenvolvimento.

Pinguécula e pterígio

A exposição aos raios UV também está associada a crescimentos não cancerígenos chamados de pinguécula e pterígio. A pinguécula surge como uma área elevada, de cor branco-amarelada, que cresce junto à córnea, mas não por cima dela. Em geral, apesar de desagradável, o tumor não provoca nenhum problema permanente, e não precisa ser extraído. Porém, é melhor evitar.

Já o pterígio é uma formação carnosa que se expande na córnea. A maioria dos pterígios não provoca sintomas, mas, em alguns casos, podem causar irritação ou distorção da forma da córnea, podendo diminuir a visão.

Degeneração macular

Se você não usar óculos de sol o ano inteiro e estiver exposto ao sol, a degeneração macular também pode se desenvolver mais rapidamente. A pesquisa a este respeito não é conclusiva, porém há estudos que mostram que isso pode ser um problema no futuro. Então, o ideal é não arriscar.

Olhos secos

Outro benefício de usar óculos de sol todos os dias é que proporciona uma hidratação adequada aos seus olhos. Andar ao ar livre sem óculos de sol deixa seus olhos propensos aos efeitos do vento e do ar seco, o que faz seus olhos ficarem secos e irritados. Isso pode ser bastante desconfortável, especialmente se você tem um trabalho que exige que você olhe para um computador (o que é o caso de quase todo mundo nos dias de hoje).

Assim, a melhor solução é usar óculos escuros, mesmo que esteja chovendo ou nevando lá fora. Se preferir, ou o problema persistir, você também pode conversar com seu oftalmologista sobre o uso de gotas lubrificantes.

Fotoceratite

Enfim, a fotoceratite é uma queimadura solar da córnea muito comum em pessoas que não usam proteção ocular, como os óculos de sol. Em resumo, ela causa desconforto e visão turva, bem como o aumento da sensibilidade à luz. Em casos mais graves, pode ocorrer a perda temporária de visão, chamada de “cegueira da neve”. Apesar de ser uma condição temporária, pode ser extremamente desconfortável.

Segurança ao volante durante todo o ano

Algo muito relevante a se dizer é o auxílio dos óculos de sol na hora de dirigir. Isso porque muitas pessoas dirigem para o trabalho e, embora as viagens longas sejam mais cansativas, são as viagens curtas que provaram ser as mais perigosas. Nesse sentido, um bom óculos de sol Ray aumenta sua visão e melhora o contraste, dando a você mais concentração na entrada e permitindo reações mais rápidas a eventos inesperados.

Protegendo seus olhos do câncer de pálpebra

Outra questão muito importante quando o assunto é a saúde dos olhos é a prevenção ao câncer de pálpebra. Afinal, mesmo que seus olhos sejam um órgão bem resiliente, nem sempre eles são páreo para a luz solar excessiva. E casos de câncer de pele das pálpebras é surpreendentemente comum. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados 185 mil novos casos de tumores de pele por ano no Brasil. E muitos destes casos são diagnosticados como cânceres de pele das pálpebras, com muitos acontecendo na pálpebra inferior.

Para deixar tudo mais complicado, a recomendação dos médicos é não utilizar protetor solar na região dos olhos, uma vez que as toxinas presentes podem acabar causando uma inflamação. Assim, a proteção desta região fica por conta dos óculos de sol, que devem ser utilizados durante todo o ano.

Saúde ocular na infância: óculos de sol também para os pequenos

Como já mencionamos, a exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tumor mais frequente em ambos os sexos, e também pode atingir as crianças.

Isso porque, habitualmente, crianças se expõem anualmente ao sol três vezes mais que adultos. Além disso, pesquisas indicam que a infância é uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol, e a exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele na fase adulta ou velhice.

Por conta disso, também é essencial garantir a proteção contra o câncer de pele em suas crianças, principalmente na região dos olhos. Óculos de sol para os pequenos podem ser feitos sem problemas, e lentes de proteção UV podem ser acrescentadas em óculos de grau, caso seja este o caso. O importante é manter a proteção ao longo de todo o ano, especialmente no verão.

O que procurar ao escolher o óculos de sol ideal

Certo, agora que entendemos o que podemos evitar ao utilizar um óculos de sol durante o inverno, primavera, outono ou verão, veremos quais são os fatores a se considerar na hora de escolher um novo par de óculos de sol.

Filtro com 100% de proteção UV

O primeiro passo é certificar-se de que os óculos de sol escolhidos tenham um filtro UV, e assegurar-se de que as lentes sejam de boa qualidade. Na Vízia, você encontra o que há de melhor em lentes para óculos de grau ou não, assim como encontra os modelos de óculos de sol que mais combinam com você. Para garantir a proteção, procure um adesivo ou etiqueta nos óculos de sol que informem se eles fornecem 99% a 100% de proteção UVA e UVB.

Maior área de proteção

Se você precisa de maior proteção ao sol, outra dica é escolher óculos de sol com lentes maiores e mais redondas. Isso dará a você uma maior cobertura, além de reduzir a absorção de raios UV. Quanto mais cobertura proporcionada pelas lentes, mais proteção para seus olhos.

Cor das lentes

Em geral, a cor das lentes dos óculos de sol não impacta na proteção solar. No entanto, algumas cores podem afetar sua visão de algumas formas. Lentes âmbar e marrom, por exemplo, são capazes de aumentar o contraste, o que pode ser útil em esportes ao ar livre. Já lentes marrons, cinzas, verdes ou amarelas podem ser úteis para minimizar a distorção de cores em ambientes externos. Enfim, lentes de bloqueio azuis protegem os olhos tanto dos raios UV quanto da luz azul que causa brilho. Isso é ideal para pessoas que já sofrem com a degeneração macular.

Além disso tudo, as lentes coloridas têm feito sucesso nas passarelas de moda e nas redes sociais de influenciadores digitais ultimamente, e você também pode utilizá-las na hora de montar os seus looks do dia a dia.

Lentes polarizadas

Na hora de escolher seu óculos de sol, você deve perguntar sobre lentes polarizadas e não polarizadas. Basicamente, as lentes polarizadas podem ajudar a reduzir o brilho, como em superfícies reflexivas, porém elas não oferecem necessariamente mais proteção contra o sol. Na dúvida, peça ajuda a um atendente especializado.

Lentes fotossensíveis

Se você é uma pessoa prática e que depende de grau nas suas lentes para conseguir enxergar bem, a dica é investir em lentes fotossensíveis. Mais conhecidas como lentes transitions, elas funcionam através de uma tecnologia específica. Ela permite que, por meio do nível de luminosidade e do calor presente em um ambiente, as lentes escureçam para dar mais conforto ao usuário.

O melhor estilo para você

Por fim, escolha um estilo de óculos de sol que tenha a sua cara! Mesmo que a proteção seja o fator principal, nada impede você de adquirir um modelo estiloso e bonito para compor o seu visual durante todo o ano. Inclusive, confira 5 modelos de óculos de sol que nunca saem de moda!

Óculos de sol ou óculos de grau?

Você sabia que, para pessoas com problemas de vista, é possível adequar os óculos de sol ao seu grau? Isso mesmo. É possível escolher um óculos de sol para esta finalidade, independentemente do seu grau de miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo.

Uma outra questão entre os óculos escuros e os óculos de grau é com relação à armação, pois alguns tipos de armação podem facilitar e ajudar no combate ao problema de vista. Assim, no caso de graus mais altos, são recomendadas armações menores e mais finas. Já para pacientes com astigmatismo, o indicado é optar por modelos de óculos de sol que não sejam curvados. Isso porque eles podem acabar causando um tipo de desconforto na visão, e em alguns casos até mesmo tontura.

Para ter mais informações sobre a possibilidade de unir seu óculos de grau a um óculos de sol, basta visitar uma Vízia perto de você, conversar com um de nossos profissionais especializados e solicitar um orçamento.

Cuidado com os óculos de sol falsificados

Muita gente busca economizar na hora de comprar seus óculos de sol, e não há nenhum problema nisso. Contudo, é preciso ficar muito atento aos perigos de óculos de sol falsificados. Isso porque as lentes dos seus óculos de sol são desenvolvidas com tecnologias específicas, que fazem com que a lente escura bloqueie os raios UVA e UVB emitidos pelo sol. Isso é necessário porque o olho humano se adapta de acordo com a iluminação, fechando ou dilatando a pupila de acordo com maior ou menor iluminação, respectivamente.

Portanto, quando você usa óculos de sol, por contar com essa proteção das lentes escuras, seus olhos entendem que estão seguros da intensidade da luz solar e a pupila se dilata, permitindo que a luz entre na retina.

O problema é que, no caso dos óculos falsificados, as lentes instaladas nas armações não contam com essa tecnologia que protege os olhos da radiação solar. Tratam-se apenas de lentes mais escuras, que dão uma falsa sensação de proteção. Como consequência, essa suposta segurança faz com que a pupila se dilate, para que, como explicamos, mais luz entre em nossa retina. Isso faz com que a luz solar agrida seu olho, trazendo todos os prejuízos para a saúde ocular que citamos anteriormente.

Ou seja, se você for optar por óculos de sol falsificados, é ainda mais seguro para os seus olhos não usar óculos algum. Em casos mais graves, esse tipo de atitude pode causar problemas como queimaduras da córnea, pterígio (que já explicamos como funciona) e até tumores. Ou seja, não vale a pena.

Quando falamos que “o barato pode sair caro”, estamos falando sobre pesar o custo com o benefício de determinada compra. E quando o assunto é saúde ocular, ou saúde em geral, o benefício (ou o malefício) sempre deve pesar mais.

A boa notícia é que existem óculos de sol de diferentes modelos e preços, acessíveis a diferentes tipos de bolsos. Basta encontrar uma ótica de confiança, que ofereça diversidade em marcas, modelos e lentes. Com isso, você economiza na compra do seu óculos de sol, ao mesmo tempo em que garante materiais de qualidade e protege a saúde dos seus olhos.

Proteja a saúde de seus olhos durante o ano todo

Por fim, além de criar o hábito de proteger seus olhos com o uso de óculos de sol durante o ano todo, existem outras dicas que podem contribuir com sua saúde ocular em qualquer momento da sua vida. Confira:

  • Não se deixe enganar pelas nuvens ou pelo fato de estar na sombra: uma quantidade significativa de danos aos olhos pode vir da luz indireta, seja ela lateral ou refletida em superfícies como solo, areia ou água.
  • Óculos de sol também estão disponíveis com lentes de prescrição coloridas e polarizadas, auxiliando aqueles que precisam de óculos para uma visão clara.
  • Já falamos, mas não custa repetir: lembre-se de oferecer proteção extra à crianças e membros mais velhos da família. Eles são mais sensíveis à luz solar.
  • Lentes polarizadas podem ser particularmente úteis para o brilho refletido, como na praia ou na neve. Em caso de férias ou viagens para lugares com este tipo de clima, prefira estes modelos.
  • Em casos de dúvidas sobre qual é o melhor óculos de sol ou de grau para você, peça auxílio para profissionais capacitados. Você pode consultar um oftalmologista, ou solicitar ajuda para qualquer atendente nas óticas Vízia, que possui toda a estrutura e conhecimento para auxiliar você na escolha do óculos ideal.

Encontre o óculos de sol feito para você

Na Vízia, contamos com 13 lojas espalhadas pela região da serra Gaúcha, mas você também pode contar com a nossa expertise em nosso e-commerce. Por lá, você pode conferir todos os modelos de óculos de sol femininos e masculinos disponíveis, fazendo a compra que mais combina com o seu estilo. 🙂

Seja qual for a sua escolha, nossa equipe estará sempre preparada para te ajudar a encontrar os óculos ideais. Visite nossas lojas e confira!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.