Óculos contra raios UV: entenda quais as lentes escuras protegem mais

Óculos contra raios UV: entenda quais as lentes escuras protegem mais

Ah o verão… Dias mais longos, cheios de possibilidades de aproveitar o tempo livre curtindo uma piscina ou uma praia com os amigos, uma sombra para ler um bom livro e, óbvio, um solzinho para pegar aquele bronze. Mas, para aproveitar essa última atividade com a devida segurança, alguns cuidados precisam ser tomados, dentre eles escolher os melhores óculos contra raios UV.

Cada vez mais o mercado se adapta às necessidades de seus clientes e às tendências de moda para criar novas tecnologias para as lentes escuras instaladas nos óculos de sol, mas existe alguma delas que protege mais do que a outra? É isso que vamos te contar no artigo de hoje.

Como funcionam os óculos contra raios UV

Ao contrário do que possa parecer, os raios ultravioletas não são grandes vilões, muito pelo contrário. São esses raios que fazem a manutenção do calor na Terra, essencial para que nós, seres humanos, e os demais seres vivos possamos estar aqui, então, não saia o culpando por tudo. A grande questão é que, apesar de serem vitais para a nossa existência no planeta, eles são uma forma de radiação nociva aos olhos.

Raios UVA, por exemplo, podem penetrar as camadas mais profundas dos olhos, passando a córnea e atingindo diretamente o cristalino e a retina. Isso faz com que esses raios possam provocar alterações na visão central, causando problemas como a degeneração macular e o desenvolvimento de certos tipos de catarata.

Já os raios UVB são ainda mais prejudiciais se os devidos cuidados não forem tomados no momento de se expor a eles. Esses raios podem causar problemas nas partes dos olhos responsáveis pela absorção da luz, ou seja, a córnea e o cristalino. Dentre as doenças, estão a pinguécula (massa amarelada que se desenvolve na junção entre a córnea e a esclera), pterígio (massa que cresce na conjuntiva) e fotoceratite (queimadura ocular).

Todos esses efeitos costumam ser cumulativos, ou seja, ao longo de muito tempo de exposição é que eles começam a ser notados, o que pode fazer com que, quando diagnosticados, o problema já esteja em estado avançado. Por isso a importância de consultar seu oftalmologista anualmente, mesmo sem precisar de grau para enxergar melhor, ok?

Melhores lentes contra os raios UV para óculos

Antes de entrarmos nos detalhes das funcionalidades de cada lente para te ajudar a fazer a melhor escolha, precisamos esclarecer que não, não existem lentes escuras que protegem mais do que outras. Isso porque o que importa de verdade é o nível de proteção UV das lentes e não a sua coloração. Dito isso, vamos aos diferenciais de cada uma delas.

Lentes tradicionais

Os óculos de sol com os quais estamos mais acostumados são aqueles com lentes pretas ou então num tom marrom mais escuro. Geralmente, isso traz mais conforto a quem os porta em ambientes muito iluminados, justamente por conta da coloração.

Apesar disso, como já explicamos, não significa que eles protegem mais do que os outros óculos que vamos citar aqui. O importante é que você cheque o nível de proteção UV das lentes.

Outra dica essencial é não confiar nos óculos de sol falsificados, afinal, apesar de serem feitos com lentes escuras, eles não têm a devida tecnologia para proteger seus olhos da irradiação solar. Acredite, é mais prejudicial para sua saúde ocular utilizar esses óculos do que sair ao sol sem óculos algum.

Lentes fotossensíveis

Se você é uma pessoa prática e que depende de grau nas suas lentes para conseguir enxergar bem, a dica é investir em lentes fotossensíveis, mais conhecidas como lentes transitions. A tecnologia desenvolvida nelas permite que, por meio do nível de luminosidade e pelo calor presente em um ambiente, as lentes escureçam para dar mais conforto ao usuário.

Inclusive, você sabia que as lentes “transparentes”, utilizadas nas armações de grau, também podem ter proteção UV? Pois é, basta que isso seja solicitado no momento da sua compra. No entanto, vale lembrar que lentes mais escuras proporcionam mais conforto aos olhos em ambientes muito iluminados, então lembre-se de levar isso em consideração no momento da sua escolha.

Lentes polarizadas

Essas lentes são praticamente como os óculos de sol tradicionais, tendo apenas o filtro polarizador adicionado à sua formação. Recentemente fizemos um conteúdo mais detalhado sobre os benefícios dessas lentes. Em resumo, elas são uma opção interessante para atividades ao ar livre e principalmente para a prática de esportes nesse ambiente.

Óculos polarizados possuem um filtro que bloqueia os raios solares refletidos por objetos como a água ou a neve, por exemplo. Isso faz com que eles tenham uma maior capacidade de bloquear o ofuscamento causado pela incidência forte da luz do sol, proporcionando mais nitidez a quem o porta, além da diminuição do embaçamento dos olhos e o aumento da percepção das cores.

Lentes coloridas

Lembram do que falamos sobre a coloração da lente não interferir no nível de proteção UV? Então, aqui está um exemplo nítido do que estávamos dizendo. Lentes coloridas têm feito sucesso nas passarelas de moda e nas redes sociais de influenciadores digitais, então, pode aproveitar isso e levar elas para a composição dos seus looks também.

Existe uma série de cores disponíveis no mercado e cada uma delas é mais indicada para certo tipo de atividade. A única diferença em relação à proteção contra a incidência da luz é que lentes mais claras costumam interferir no conforto da visão, no brilho e no contraste.

Se você quiser ver um conteúdo mais detalhado sobre esse assunto aqui no blog, sinaliza para a gente nos comentários deste artigo, vamos amar poder contar com a sua opinião.

Como se proteger dos raios UV

Agora que você já conhece algumas opções de lentes escuras para os seus óculos contra raios UV, vamos a outros detalhes importantes.

Independentemente de qual for a sua escolha é essencial que você entenda a importância de usar óculos de sol regularmente, mesmo em dias nublados. Geralmente temos a tendência de acreditar que porque o dia não está ensolarado, o sol não está presente, mas isso é um grande engano e pode causar prejuízos para a sua saúde.

Ao longo do artigo elencamos alguns problemas de saúde ocular que podem ser causados pela irradiação solar e é fundamental que você esteja atento a isso. Além disso, lembre-se que óculos de sol têm sim validade, afinal a exposição aos raios ultravioletas pode danificar o filtro instalado nas lentes, então consulte óticas de confiança para checar se já está na hora de trocar os seus.

Sabemos bem que tudo isso pode causar receios em relação à exposição ao sol, mas procure lembrar que ele também é essencial para a manutenção do nosso corpo. Inclusive, especialistas apontam que a luz natural em dose adequada pode ser aliada da visão, principalmente na infância. Estudos apontam que crianças pouco expostas ao sol têm mais chances de desenvolver miopia daquelas que são expostas sabiamente. Então, sem radicalismo, nada de ficar trancado dentro de casa, ok?

Como identificar se os óculos têm proteção contra raios UV

Óculos contra raios UV costumam ser entregues ao consumidor acompanhados de um certificado de proteção emitido pela marca que o confeccionou. Nele, são listadas algumas informações e a indicação de que ele foi desenvolvido seguindo os devidos padrões de proteção contra raios ultravioletas.

Além disso, esse certificado também pode ser apresentado em forma de selo, dependendo do fabricante. De qualquer forma, ambos garantem que as lentes em questão possuem a devida tecnologia de proteção contra a irradiação solar. Então você já sabe né? Se no momento da compra, não lhe entregarem seus óculos com essas informações, desconfie.

Agora, se você comprou seus óculos há muito tempo e não se recorda se eles têm a devida proteção UV, recomendamos que você procure uma ótica de confiança para realizar o teste.

Na Vízia, contamos com o equipamento necessário para essa identificação: o lensômetro. Então, venha visitar uma das nossas lojas para verificar se seus óculos têm a devida proteção contra raios UV e aproveitar o verão com segurança.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.