O que são lentes fotossensíveis e quais seus benefícios

O que são lentes fotossensíveis e quais seus benefícios

Você provavelmente já deve ter visto por aí pessoas usando óculos de grau que, com a incidência da luz do sol, vão, aos poucos, se transformando em óculos de sol, mas você sabe o que são e como funcionam essas lentes?

Chamadas de lentes fotossensíveis, mas também conhecidas popularmente por “transitions” – nome de uma famosa marca inglesa que possui lentes com a tecnologia – elas são feitas de moléculas que reagem à mudança da luz sendo acionadas pelos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Por isso, no momento em que o portador de óculos com essas lentes entra em um ambiente fechado, com iluminação artificial, elas voltam a ficar transparentes. Incrível, né?

Além disso, apesar de serem acionadas pelos raios ultravioletas, a temperatura do ambiente impacta no tempo de transição das lentes claras para as escuras e vice-versa. Em dias mais quentes e ensolarados, a tendência é que a transição ocorra de forma mais rápida do que em dias em que o sol está presente, mas as temperaturas são baixas.

Mas, afinal, quais são os benefícios das lentes fotossensíveis? Estamos aqui para te contar.

Conforto e praticidade

O principal ponto positivo das lentes fotossensíveis é a praticidade associada ao fato de não precisar ter mais de um óculos disponível para troca, tendo em vista que seus óculos serão, ao mesmo tempo, de grau e de sol. Mas também existem outros benefícios ligados à sua saúde.

Especialistas apontam que lentes com tratamento fotossensível auxiliam a reduzir o ofuscamento, o cansaço visual e a fadiga ocular na adaptação a diferentes iluminações, tendo em vista que a própria lente faz isso de forma gradativa. Por conta disso, elas são muito recomendadas para pessoas com sensibilidade à luz.

Além disso, óculos com lentes fotossensíveis podem auxiliar a retardar problemas de visão como a catarata, o pterígio (popularmente conhecido como carne no olho, que se trata do crescimento de uma mancha na membrana transparente do olho) e a degeneração macular (doença que leva à perda progressiva da visão central com a idade).

O custo X benefício das lentes fotossensíveis

Lentes fotossensíveis costumam ter um valor mais alto do que lentes tradicionais, porém, como temos falado por aqui, é importante que você faça uma análise dos benefícios que apenas um investimento nessa tecnologia lhe dará.

Apesar de ter o valor elevado, você poderá comprar apenas uma armação para as duas funções: lentes de grau e de sol, ao invés de ter que investir também na compra de uma segunda armação de sol e na instalação de grau nessas lentes. Além disso, você também pode instalar outras tecnologias nas lentes fotossensíveis, como a proteção contra luzes azuis, emitidas pelas telas de computadores, celulares e televisões; e a tecnologia antirreflexo, tendo óculos completos em apenas uma armação.

A marca Transitions

Como comentamos no início do texto, as lentes fotossensíveis costumam ser conhecidas por “transitions”, mas, na verdade, esse é apenas o nome de uma das marcas que desenvolve a tecnologia. Porém, não é à toa que essa associação é feita, afinal, a Transitions foi uma marca que revolucionou a forma com que essas lentes são produzidas.

A marca foi fundada em 1990 em uma junção das empresas PPG, conhecida pelo meio óptico por ser criadora e detentora da patente do CR-39 (resina para a produção das lentes plásticas oftálmicas), com a Essilor, tradicional fabricante de lentes.

Juntas, elas revolucionaram o mercado criando lentes fotossensíveis com proteção contra raios UV e, sobretudo, que podiam ser trabalhadas em diversos materiais e desenhos. Isso foi um grande diferencial já que os consumidores estavam acostumados a marcas que só desenvolviam a tecnologia em lentes de cristal (vidro).

Hoje, a fabricante é reconhecida como a marca líder na tecnologia e continua criando lentes inovadoras que se adaptam à diversas condições de luminosidade, com linhas como a Signature, a EXTRActive e a Drivewear, criadas com características específicas para atender às necessidades de cada público. No site da marca, você pode fazer um teste de experimentação visual para descobrir qual lente mais se encaixa com o seu perfil.

Na Vízia Óptica contamos com diversas opções de lentes fotossensíveis, incluindo lentes da marca Transitions. Então, se ainda está com alguma dúvida, venha nos visitar em uma das nossas 12 lojas espalhadas pela serra Gaúcha para conversar com um de nossos atendentes e fazer a sua escolha. Estaremos esperando por você!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.