Você fica horas à frente do computador? Confira os cuidados básicos com seus olhos

Você fica horas à frente do computador? Confira os cuidados básicos com seus olhos

Se você é daqueles que trabalha em frente ao computador durante todo dia, com certeza, já percebeu algum desconforto nos seus olhos. Cansaço, ressecamento, visão borrada, irritação, vermelhidão ocular e até dor de cabeça. Esses são sintomas clássicos de quem precisa estudar ou trabalhar por muito tempo com laptops, tablets ou mesmo com o celular.

A exposição à luz emitida pelas telas faz com que o número de piscadas caiam cerca de 30%. Com isso, a fina camada de água que cobre nossos olhos, o chamado filme lacrimal, evapora de forma mais rápida, causando o ressecamento da córnea, irritação ocular e visão embaçada.

Além disso, para ler na tela de um computador é preciso realizar um esforço maior em relação à leitura de um material impresso, como livros, jornais e revistas. Quando o tempo de leitura em telas é exagerado, a situação fica pior ainda, pois os músculos que amparam o cristalino, lente responsável pelo foco visual, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que a luz dos dispositivos eletrônicos inibe a produção de melatonina, hormônio que entre outras coisas, nos proporciona uma boa noite de sono e regula o ritmo do organismo.

É importante ressaltar que todas essas situações só acontecem devido à exposição excessiva aos equipamento. De acordo com os especialistas, o computador em si não é capaz de prejudicar a visão de ninguém, mas se você exagerar no tempo que fica em frente à tela, vai sim sofrer com os sintomas.

Por isso, é essencial tomar alguns cuidados básicos com os olhos. Preparamos uma lista de precauções e atitudes que você pode adotar para evitar os incômodos e manter sua saúde ocular!

  • 1. Abaixe a luz do PC

Ajustar o brilho do monitor é bem importante se você fica em frente a ele por muitas horas para não forçar seus olhos. Se ele estiver parecendo uma luminária, quer dizer que você precisa baixar a luz do PC. Da mesma forma, se estiver muito opaco e cinzento, é preciso aumentar o brilho. Isso vale também para o celular.

Cada sistema operacional, como Windows, Mac e Linux, tem suas configurações próprias, mas, na maioria dos notebooks, por exemplo, o brilho da tela pode ser ajustado por teclas “F – que vão da F1 a F12 – que normalmente possuem um ícone de sol ou algo parecido. Nos monitores existem botões para ajuste manual ou até controles remotos. Basta pesquisar na internet e você achará a maneira correta de baixar a luz. Também Existem outras alternativas para os equipamentos eletrônicos como o aplicativo f.luz, que ajuda a controlar o contraste da tela no decorrer do dia.

  • 2. Iluminação do ambiente é importante

Além de ajustar o brilho do computador, é preciso prestar atenção à iluminação do ambiente. Isso por quê a luminosidade interfere na maneira como seus olhos se esforçam para enxergar a tela do computador. Por isso, a dica é não trabalhar no escuro. O lugar deve estar bem iluminado, com menor contraste possível.

  • 3. Utilize óculos de descanso para PC

Os óculos de descanso são assim chamados por, normalmente, possuírem filtro de luz azul, lentes fotossensíveis e com antirreflexo. As fotossensíveis são aquelas que clareiam os escurecem de acordo com a incidência de luz no ambiente. A antirreflexo reduz os reflexos indesejados nas lentes do óculos e as com filtro de luz azul protegem os olhos contra a luz azul violeta.

Os óculos de descanso podem ter grau ou não, portanto, podem ser utilizados por quem tem ou não miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada). Seu objetivo é proporcionar conforto a sua visão e por isso, se torna uma ótima opção para quem passa horas à frente do computador. Porém, lembre-se que eles não corrigem problemas de visão.

  • 4. Faça pequenas pausas

A mesma pesquisa da Universidade Harvard, que apontou os efeitos negativos de ficar exposto por muito tempo à luz dos dispositivos eletrônicos, também recomenda o descanso por 20 segundos a cada 20 minutos. Pequenas pausas devem ser feitas para descansar os olhos. Nesse tempo, feche os olhos, depois mude o foco do olhar e lembre-se de piscar. O importante é lubrificar a retina.

  • 5. Mantenha a distância ideal

Apesar das pesquisas cientificas ainda não apontarem a distância exata que devemos manter na frente do PC, os médicos oftalmologistas recomendam uma distância de cerca de 50 centímetros. Melhor ainda se o monitor estiver de 10 a 20 graus abaixo da linha dos olhos.

  • 6. Pisque mais

Quando usamos o computador, nosso foco tente a aumentar e o mesmo acontece com nosso olhar. Com a visão fixa, piscamos menos e nossa retina seca. A melhor solução para lubrificar o olho é piscar mais. Também é importante evitar os ventiladores no ambiente, que ressecam ainda mais os olhos. Nesse caso, vale usar colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais.

  • 7. O mais importante: Vá ao oftalmologista

Mesmo seguindo essas dicas e diminuindo o tempo que fica em frente ao computador, é sempre importante procurar o médico oftalmologista. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia sugere que se façam os popularmente conhecidos como “exames de vista” uma vez ao ano. Esse é o período ideal para identificar mudanças na visão e corrigi-las antes que se tornem problemas.

A saúde ocular é de extrema importância. Mas, vale lembrar, que não é só ela que fica prejudicada quando trabalhamos muito tempo em frente às telas. É preciso dar atenção à postura, ao tipo da cadeira que escolhemos, às mãos e pulsos e a nossa saúde mental. O segredo é o equilíbrio!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.