Como administrar a carreira, a família e o cuidado com os pais idosos

Como administrar a carreira, a família e o cuidado com os pais idosos

Com o passar dos anos, a mulher foi criando cada vez mais responsabilidade. Ao entrar no mercado de trabalho, ela não deixou de lado a família, os pais, os amigos, os afazeres domésticos e outros deveres que sempre estão na lista da atenção extra. E se seus pais são idosos, a responsabilidade no cuidado é dobrada.

O ditado popular diz que, conforme envelhecemos, voltamos a ter comportamento de criança. E isso acontece com os pais idosos. A preguiça para exercícios, a não vontade de obedecer regras, a falta de iniciativa de ir ao médico, as reclamações constantes, a insatisfação com a maneira que os filhos coordenam os afazeres… Cuidar dos pais na velhice é um trabalho que pode cansar mais do que oito horas diárias em escritórios.

Além de tudo, ter tempo para cuidar de nós mesmos, o que inclui fazer exercícios, comer corretamente, sair com amigos e ter um tempo de paz e sossego. Além de claro, conseguir dormir o suficiente para ser produtiva no dia seguinte. Isso tudo sem perder o carinho e o amor com todos ao redor. Mas como conciliar a responsabilidade familiar com o idoso, a carreira e os filhos?

No texto de hoje, listamos algumas dicas para que você consiga se organizar e não ficar perdida nas mil tarefas diárias.

Responsabilidade única

A primeira dica é saber em quem se apoiar. Mesmo que você seja filha única e não tenha irmãos, provavelmente você pode ter umas primas, uma tia, amigas muito próximas que cresceram com você e, até mesmo, amigos dos seus pais, que podem ajudar com algumas funções. Não ache que a responsabilidade é única e exclusivamente sua, pois isso pode gerar ainda mais pressão interna e emocional.

Regras novas

Como falamos anteriormente, o idoso possui suas próprias regras, afinal, ele viveu da mesma maneira a vida toda e, na mente dele, você não o entende completamente, mesmo sendo filha. Gerações diferentes, momentos diferentes do país, opiniões diferentes sobre vida, política, profissão e, até mesmo, o jeito de arrumar a cama pode irritar o idoso que acha que não está sendo respeitado nas suas regras e individualidade. Mas como não atingir esse ego sem ferir o seu? Como abaixar a cabeça sabendo que as coisas precisam ser mudadas? Para isso, a dica é conversar, e muito.

Crie junto com seus pais algumas regras básicas de convivência, momentos de lazer e relaxamento para ambos. Que tal inscrever seus pais em uma atividade física e nesse meio tempo aproveitar para levar alguém para arrumar a casa, e optar por comidas que eles gostem de comer, mesmo que seja apenas uma vez ou outra e não viver de dieta restrita? Assim, o espaço e a individualidade de cada um podem ser respeitados sem gerar atritos.

Não aceitar ajuda

Um dos principais problemas na hora do cuidado com os pais idosos é o fato de eles acharem que não precisam de ajuda, não precisam de tantos remédios assim, não precisam ir ao médico o tempo todo.

“É só uma gripe”, “era só uma tosse”… Todas as frases seguidas de um pedido de “não ajuda”. “Não precisa se preocupar”, “já estou bem”, “não preciso de nada”. Quando o idoso não aceita ajuda da família tudo fica muito mais complicado e complexo. A dica é respeitar as atividades que eles sempre fizeram sozinhos, sem querer pegar para si coisas simples que eles estão acostumados a fazer. Deixe que eles percebam que precisam de ajuda, dessa maneira a convivência e a aceitação de ambos os lados será muito mais fácil.

Custos e mais custos

Muitas vezes você possui sua casa, sua família e sua rotina, e ter seus pais morando com você ou se mudar para a casa deles pode não ser a opção mais recomendada. Mas vale analisar alguns custos extras que podem ajudar a sua vida dia a dia.

Uma empregada de confiança que possa cozinhar para eles, uma cuidadora para dormir nos finais de semana, uma agenda com atividades físicas, como hidroginástica, terapias diferenciadas e até mesmo programas de lazer como teatros, cinemas e viagens podem pesar no orçamento do mês, mas podem ser uma alternativa para que você consiga conciliar os seus afazeres diários sem ter que estar 24 horas com a responsabilidade familiar com o idoso.

Ajuda é sempre bom

Como falamos no primeiro tópico, pedir ajuda não vai fazer você amar menos seus pais ou ser uma filha omissa. Pelo contrário, vai fazer com que você tenha tempo para sua carreira, filhos, família e ainda recarregar as energias para mais uma semana que vem pela frente. Às vezes, é necessário se desligar um pouco de tantas funções e ter um tempo mínimo para você. Para isso, conte com ajuda. De marido, filhos, tias, sobrinhos, vizinhas e até mesmo amigos do casal. Peça para seu filho ir com os avós ao shopping comer algo, seu marido dar uma carona para seus pais até a atividade física do dia. Peça para alguém da família ficar uma tarde com eles. Se bem dividido o trabalho não sobrecarrega ninguém e faz com que você consiga focar um pouco mais em você mesma.

Não os isole do mundo

Uma boa dica é deixar seus pais mais conectados com o mundo tecnológico. De alguma forma, ensiná-los a se sentirem mais úteis. Ninguém quer pedir para o outro mudar o canal da TV, ou achar aquele filme que quer ver no cinema. Peça para seus filhos, gerações mais “antenadas” nas tecnologias, para que ensinem o básico a eles. O idoso não aceita que está envelhecendo e perdendo sua funcionalidade do dia a dia. Muitas vezes, o básico para ele já pode ser algo novo e divertido.

Empoderar o idoso pode ser a chave para muitas questões futuras. Insista para que não deixem o hábito de obter conhecimento pela internet e interagir com amigos e familiares por meio de redes sociais, por exemplo. Porém, se seus pais não tem o conhecimento de internet, que tal o básico como um e-Book reader, conversas de vídeo em alguns dias e canais de filmes on demand para que eles possam escolher o que querem assistir? Muitas empresas de tecnologia já possuem dispositivos móveis mais simples e intuitivos feitos especialmente para a terceira idade.

Amar e dedicar um tempo valioso

O idoso se sente muito sozinho, afinal, dedicou uma vida para os filhos e com a aposentadoria, não se sente mais útil no mercado de trabalho. Algumas horas do dia, uma ligação dia sim dia não, uma visita no final de semana, podem parecer pouco, mas significa muito para o idoso. A regra não é a quantidade e sim a qualidade do tempo dedicado a eles. Quando estiver no limite, tente respirar e lembrar de bons momentos que passaram juntos para que o seu tempo com eles seja de mais de amor e carinho do que de cobrança e regras.

Conciliar a carreira, a família e o cuidado com os pais idosos não é uma tarefa fácil, mas trata-se de algo necessário e importante, afinal, é o nosso momento de retribuir todo o amor e a criação ao longo da nossa vida. Por isso, esperamos que o texto possa ajudar com dicas e ideias para tornar a convivência e o cuidado com os pais idosos mais leve, prazeroso e simples.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.