Conheça cinco aplicativos gratuitos para o planejamento de rotina

Conheça cinco aplicativos gratuitos para o planejamento de rotina

Entra ano, sai ano, e a nossa rotina parece estar sempre repleta de tarefas, não é? São compromissos em casa, na escola dos filhos, no trabalho… Organizar tantas responsabilidades requer disciplina e ferramentas adequadas para garantir a fluidez necessária para esta rotina, até porque nem todo mundo pode ter uma profissional apenas para administrar as nossas tarefas!

Uma das maneiras mais inteligentes de ser produtivo nos dias atuais é saber usar o potencial dos smartphones. Cada vez mais tecnológicos, esses aparelhos não podem ser somente utilizados para o acesso em redes sociais, troca de mensagens, câmera, programação do despertador ou outras ferramentas básicas, por exemplo. O celular também pode ser um grande aliado no planejamento da sua rotina, seja ela diária ou semanal.

Pensando nisso montamos uma lista com opções gratuitas de serviços que você pode baixar, instalar e começar a utilizar hoje mesmo para organizar o seu dia. É uma chance de dar fim naquelas listas de tarefas feitas à mão e estar mais conectado e organizado com suas demandas.

Vamos começar?

1. Wunderlist

É um dos campeões de downloads nas lojas virtuais por ser mais simples e ter um visual bastante funcional em relação aos aplicativos existentes. Ele permite que você crie listas para qualquer tipo de tarefa. É ideal para quem quer lembrar-se de coisas mais simples, como compras a serem feitas, ou até mesmo projetos maiores, como uma reunião importante no trabalho.

Em cada anotação, o usuário definirá o prazo de conclusão e poderá ativar um alarme para ser notificado quando estiver próximo da data limite para realização. Você também poderá separar suas tarefas por grupos, visto que talvez seja mais prático se organizar baseado numa lista de afazeres com coisas semelhantes.

Outra funcionalidade bastante útil para quem utiliza e-mails com bastante frequência: o Wunderlist também envia mensagens para lembrar você de tarefas importantes na sua caixa de entrada. Ou seja, além do celular, o desktop também auxiliará nas suas tarefas do dia a dia.

Onde baixar:

Android, iOS, desktop

2. Evernote

Esse é uma ótima sugestão para quem gosta de acrescentar inúmeros recursos nas anotações. O Evernote permite que você crie tags, ou etiquetas, para catalogar as diferentes notas que você criar no aplicativo. Você pode agrupar por família, trabalho, filhos, saúde, entre outros assuntos.

Além disso, é possível incluir fotos, capturas de tela, documentos ou até mesmo arquivos de áudio. Outra facilidade é poder sincronizar suas anotações com qualquer outro dispositivo eletrônico (tablets ou outro aparelho celular) onde a plataforma estiver instalada e compartilhar suas notas com outros usuários.

Esqueceu o celular e anotou um recado importante em uma folha de papel? O app permite que você digitalize e comente em pedaços de papel, incluindo documentos impressos, cartões de visita, anotações e rascunhos.

Onde baixar:

Android, iOS, desktop

3. Todoist

Que tal encarar o planejamento da sua rotina em uma espécie de game? É o que promete o aplicativo Todoist, que é uma plataforma elegante, fácil de usar e que se adapta em qualquer tela. O app oferece funcionalidades que permitem aumentar a produtividade e agilidade das suas tarefas por meio do recurso gamefication, que transforma a lista de tarefas em uma espécie de jogo no qual você deve realizar todas para vencer. Você também pode rastrear e analisar o seu próprio comportamento, construindo um gráfico que o ilustrará. Também é possível delegar tarefas para outros usuários.

Outra funcionalidade é a geolocalização. Essa ferramenta permite que o usuário receba notificações sobre tarefas pré-agendadas para aquele determinado local. Por exemplo: você chega a uma agência bancária e o app envia uma notificação lembrando que você pode pagar determinada conta naquele mesmo local. Isso vale também para consultas médicas ou no supermercado. Legal, não é?

Onde baixar:

Android, iOS, desktop

4. Google Keep e Google Agenda

Uma das gigantes de tecnologia do mundo, o Google possui dois importantes aplicativos que podem te ajudar no planejamento da sua rotina: trata-se do Google Keep e do Google Agenda.

O Google Keep possui um visual bem simples, com apenas quatro divisões: listas, anotações, gravações e fotografias. Ele permite que o usuário organize tudo na tela da maneira que mais lhe agrade, sem muitas divisões.

A interface também oferece o serviço de transcrição de mensagens de voz gravadas e a criação de lembretes com base no local, assim é possível ter acesso à lista criada para um lugar assim que usuário chegar a ele. Outra vantagem é o fato de ser completamente integrado a todas as ferramentas do Google, como Gmail, por exemplo.

Já o Google Agenda conta com menos recursos porque basicamente funciona como um aplicativo para lembretes das suas tarefas no dia a dia. Nele você pode incluir todas as atividades que você precisa executar, seus compromissos, como reuniões e demais eventos, recebendo notificações sobre cada um deles e podendo, inclusive, convidar e notificar outros participantes para que também compareçam a estes compromissos.

Uma dica: adicione metas pessoais, como “correr 3 vezes por semana”, e o Google Agenda programará um horário para elas automaticamente.

Onde baixar:

Google Keep

Android, iOS, desktop

Google Agenda

Android, iOS, desktop

5. AnyDo

O aplicativo também permite a criação de lembretes com os alertas de tempo ou de uma determinada localização geográfica. O diferencial do aplicativo está na sincronização das tarefas mesmo quando o dispositivo estiver offline. É possível criar tarefas compartilhadas com um grupo de pessoas e adicionar sub-tarefas, anexos e comentários nas notas.

É possível sincronizá-lo com o Google Agenda e iCloud, por exemplo. Outras funções são: o registro de tarefas por comando de voz e a personalização do tema e de listas.

Uma ferramenta interessante é a função “planejar”. Ela mostra todas as suas tarefas listadas para o mesmo dia para que seja possível revisá-las. Isso permite mantê-las na pasta “hoje”, adiá-las, marcar como feitas ou apagá-las. Também é possível configurar essa função para que ela surja em um determinado momento do dia. Quando esse momento chega, o aplicativo é aberto automaticamente para que as tarefas sejam revisadas.

O serviço é gratuito, mas também oferece uma modalidade premium, com acesso ilimitado ao compartilhamento de notas e inclusão de lembretes, como PDFs e vídeos sem limite de tamanho.

Onde baixar:

Android, iOS, desktop

Gostou das nossas dicas? A nossa sugestão é que você escolha um aplicativo e faça um teste durante uma semana para acostumar com o seu novo aliado na organização das tarefas diárias. Caso não tenha gostado, há outras opções disponíveis neste post.

Relate-nos a sua experiência também através dos comentários 🙂

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.