Ler no escuro e em movimento prejudica a visão?

Ler no escuro e em movimento prejudica a visão?

No dia a dia corrido de trabalho, cuidado com a família, afazeres da casa e alguns minutos de descanso para nós mesmos, muitas vezes optamos por realizar várias tarefas juntas. Falar ao telefone enquanto cozinhamos, resolver algo enquanto levamos os filhos para algum lugar, ver um filme durante o exercício da academia, ou, até mesmo, aproveitar aquelas horas de sossego antes de deitar para colocar a leitura em dia. Mas o que acontece quando resolvemos ler no escuro ou em movimento?

Para os amantes da literatura, qualquer lugar é perfeito para relaxar e ler. Mas às vezes a iluminação não focal ou o ambiente com pouca luz pode causar consequências sérias em longo prazo quando o assunto é visão. Por isso, no texto de hoje vamos falar um pouco sobre mitos e verdades sobre ler no escuro ou em movimento, e como isso prejudica a saúde dos seus olhos.

Afinal, faz mal ler no escuro?

Assim como qualquer outra musculatura do nosso corpo, quando muito usada, sentimos dores e desconforto. Isso também acontece com os olhos. Ao ler no escuro, nossa visão tende a ser forçada, afinal é mais difícil entender as letras, além de ser mais difícil achar o foco. Desse modo, causamos na nossa vista um cansaço desnecessário. Somando isso ao longo de um dia de trabalho, na frente de telas de computadores e celulares, a sensação de cansaço dos olhos é inevitável.

Com pouca luminosidade, nossas pupilas se dilatam para aumentar a entrada de luz, e dessa forma, automaticamente, reduzem a profundidade de foco. Ou seja, fisicamente, ler no escuro causa inúmeras consequências à sua visão.

Assistir televisão com a luz apagada pode?

Outro hábito muito comum, além de ler livros antes de dormir no escuro, é ver um filme ou uma série de luz apagada embaixo das cobertas. Que nunca pensou em chegar a casa, relaxar e assistir um pouco de televisão com as luzes da casa totalmente apagadas? Do mesmo modo que ler no escuro cansa a sua visão, assistir TV com a luz desligada causa o mesmo efeito. Muitas vezes, o filme não apresenta legenda, mas as imagens e a troca constante de luzes em um ponto focal pode causar irritação à sua vista.

Associado a esse problema, o momento de lazer pode se tornar algo pior. Pois, ao forçar a vista, o cansaço acumulado pode virar uma dor de cabeça. Uma dica é fazer intervalos de tempos em tempos, e também ter certeza sobre a distância entre a TV e o sofá ou a cama, se está ideal para assistir. Às vezes, compramos uma TV muito grande ou muito pequena para aquela distância, fazendo com que os olhos trabalhem mais que o necessário para focar e ler as palavras.

Ler em movimento é ruim para a visão?

Quem nunca quis adiantar uma leitura do trabalho ou da faculdade no ônibus, carro ou metrô? Usar todo o tempo que temos para ser proativos virou regra do século XXI. Mas ler em movimento causa o mesmo efeito que ler no escuro. O mal-estar e o desconforto acontecem porque algumas pessoas são mais vulneráveis à mudança constante da distância focal.

Isso quer dizer que conforme o local se movimenta, seja um carro, ônibus, aparelho de ginástica ou caminhando na rua, ocorre uma variação da distância entre os olhos e o papel, e o foco muda junto. Imagine o trabalho que o seu olho precisa fazer para focar nas letras conforme tudo ao seu redor está se movendo? Afinal, nossa visão periférica também está trabalhando para focar no mundo ao nosso redor.

Dessa forma, a ardência nos olhos e o cansaço ocular são inevitáveis. Mas, ler em movimento não interfere no poder da visão ou provoca descolamento da retina, como muitos acreditam.

Dica para evitar a fadiga

Uma boa dica para não ter a visão cansada e dores de cabeça recorrentes da leitura sem luz e em movimento é ter em mãos tablets ou readers. Afinal, com os recursos de zoom e luz interna do dispositivo você pode ter mais facilidade para ler e focar nas palavras durante a leitura.

Outra dica é descansar por pequenos intervalos de tempo, de cinco a dez minutos, a cada hora de leitura ou do uso da TV, por exemplo.

Em resumo, ler em lugares mais escuros não faz mal à saúde dos olhos, e, principalmente, não é responsável por causar doenças e problemas oculares como miopia, astigmatismo, ou descolamento de retina, por exemplo. Esses hábitos apenas aumentam o cansaço da visão, podem acarretar em dores de cabeça e diminuem consideravelmente a qualidade da leitura.

Por isso, a nossa dica é: se for inevitável ler em locais mais escuros ou se estiver em movimento, procure uma fonte de luz direcionada, uma luminária, uma lanterna ou até mesmo marcadores de livros com luz. Dessa forma, você garante uma iluminação mínima e aproveita os momentos de leitura para realmente se divertir e não ter que fazer intervalos por causa de olhos ardendo ou dores de cabeça.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.