Relógio Analógico ou digital: como acertar na escolha

Relógio Analógico ou digital: como acertar na escolha

Relógios são os itens mais versáteis e interessantes de um look. Quer apostar? São eles que dão personalidade ao visual. Você se expressa através de um clássico analógico com números romanos ou um descolado e super prático smartwatch. Algumas marcas de relógios produzem verdadeiras jóias, bens que se tornam um patrimônio com o tempo. Puro luxo. Saiba como escolher entre relógio analógico ou digital e smartwatches.

Um objeto tão necessário só podia ser democrático. Tem relógios de todos os estilos, para quem gosta de ‘dar corda’, para quem gosta do minimalismo do digital, para quem pratica esportes, para viajantes e para executivos. Algum outro acessório é capaz de reunir calendário, bússola, marcador de passos, entre outras funcionalidades, com tendências de moda e ainda ser um bem valioso? Viu só! Com tantas características encantadoras, fica difícil escolher entre analógico ou digital. Por isso, preparamos um artigo que vai desvendar tudo sobre tipos de relógio.

O primeiro passo é você reconhecer seu estilo próprio. Se é ousado e gosta de relógios enormes, dourados e com pedrarias ou brilhos, ou os clássicos menores que garantem um visual retrô, ou ainda os ultramodernos smartwatches. Já para quem curte tecnologia, mas é menos dependente da conectividade, pode optar por um digital. Se ainda está em dúvida se escolhe um relógio analógico ou um digital, preste atenção nas dicas que listamos a seguir.

Relógio analógico: como funciona

O relógio analógico, ou mecânico, é movido por uma engrenagem que repete os movimentos repetidas vezes no mesmo intervalo de tempo (um segundo). É esse movimento que gera o ’tique-taque’ do relógio, expressão que virou sinônimo para a passagem do tempo. Outra expressão que usamos no cotidiano é ‘dar corda’, quando nos referimos a incentivar alguma atitude. Ela também está relacionada ao funcionamento dos relógios de pulso, tamanha inserção que o objeto tem no cotidiano.

No relógio analógico de corda manual, “a energia que movimenta os ponteiros é dada pelo mecanismo de corda. O usuário gira o botão de corda na lateral do relógio, alimentando um sistema de molas e engrenagens. Esse sistema armazena a energia do giro e movimenta o relógio por um tempo. Você precisa dar corda com certa frequência para ele não parar”. Esse relógio é aquele com o pino lateral que deve ser puxado e girado para que as molas internas impulsionem o funcionamento e, assim, ajustar a hora. A explicação vem de uma matéria da Revista Superinteressante, que reúne e aprofunda informações incríveis sobre o funcionamento dos relógios. Essa explicação só é válida para os relógios analógicos de corda manual. Ainda há os de corda automática e os de quartzo.

Os relógios de corda automática, ou apenas relógios automáticos, têm a principal vantagem sobre os de corda manual: são ativados pelo movimento natural do braço, ou seja, você não precisa ‘dar corda’ para ele funcionar. No seu interior, ou melhor, na sua máquina, como é chamado o sistema de engrenagens de um relógio, é inserido um peso móvel que fica girando conforme você se movimenta. Isso possibilita uma reserva de energia e mantém o acessório em pleno funcionamento.

Já os relógios de quartzo são preciosidades. Em outra explicação aprofundada, a Revista Super desvenda o curioso funcionamento do acessório: “o quartzo é cortado na forma de um garfo para vibrar exatas 32.768 vezes por segundo. Assim, esses pulsos dividem a vibração a apenas um impulso por segundo. Esse impulso regula um pequeno motor que move as engrenagens dos ponteiros”. Foi na década de 1970 que os relógios se popularizaram e substituíram quase que totalmente os relógios mecânicos em função da precisão, seu grande diferencial. Isso porque os relógios mecânicos da época perdiam um décimo de segundo por dia, enquanto os de quartzo não erram mais que um milésimo (apenas 10 segundos de atraso em um mês).

Agora que você entendeu como os relógios mecânicos funcionam, vamos falar sobre os diferentes modelos. A olho nu, o principal diferencial na hora de escolher relógios é o tipo de numeração. Há quem prefira as marcações numéricas padronizadas, do 1 ao 12. Outros preferem relógios mais minimalistas, que usam apenas marcações a cada hora. E ainda há quem não abra mão do clássico dos clássicos, o relógio mecânico de números romanos. Enquanto alguns rejeitam o modelo pela dificuldade em raciocinar sobre o horário a cada olhada para o pulso, tem que já esteja adaptado e goste do visual retrô.

O que é relógio digital e como funciona

O relógio digital é movido à bateria. Você já deve ter visto aquelas pilhas achatadas e arredondadas super pequenas. São elas que mantém as luzes e os numerais digitais no visor. Mas, você sabe do que essas pilhas são feitas? De quartzo. As vibrações do cristal ativam um circuito eletrônico que forma os números do mostrador digital. Lembra que falamos que o funcionamento do cristal possibilita o armazenamento de energia? Pois é, a diferença aqui é que se o relógio parar, você pode simplesmente trocar a bateria, e não o cristal em si.

Foram os relógios digitais que iniciaram a revolução das funcionalidades do acessório. Se antes os modelos se limitavam a marcar os dias da semana junto da passagem do tempo, com a tecnologia dos relógios digitais, foi possível incluir funcionalidades como altitude e latitude, profundidade, temperatura, entre outras marcações. E, assim, funcionalidades esportivas foram incluídas nos relógios, como orientações para mergulho, cronômetro, velocidade etc.

Como não poderia ser diferente, com a era da hiperconectividade, em que o telefone passou a ser uma extensão do corpo, outros objetos começaram a ganhar funções de gadgets (objetos facilitadores do cotidiano). Com isso, os smartwatches se popularizaram mostrando na tela as notificações do celular, os batimentos cardíacos, localização por GPS e até atendendo chamadas pela conexão via bluetooth.
E tem mais: existe ainda um relógio analógico e digital ao mesmo tempo. São os chamados relógios com cronógrafo.

Esse tipo de gadget usa mecanismos analógicos e digitais para marcar a passagem do tempo. Sabe aqueles marcadores menores que ficam no centro do visor, entre os ponteiros? Então, são um mecanismo que marca pequenos espaços de tempo. Mas isso não é um cronômetro? Bem, sim! No entanto, para um equipamento marcador ser considerado de fato um cronômetro, ele precisa ser certificado pelo COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres), entidade que exige uma série de níveis de precisão. Portanto, todo cronômetro é, essencialmente, um cronógrafo, mas cronógrafos não são cronômetros.

Portanto, aqueles marcadores não são só para fins estéticos. Têm uma finalidade. Para acionar o cronógrafo do relógio é preciso pressionar os botões laterais instalados ao lado da ‘corda’. Para iniciar a contagem, certifique-se que os ponteiros estejam no zero. E pronto, você pode usar para controlar o tempo de um exercício, de um bolo assando, e o que mais quiser, sem precisar ter exclusivamente um relógio digital.
Agora, se quiser marcar desde a contagem dos seus passos até os batimentos cardíacos, o ideal é um smartwatch, ou relógio inteligente. O acessório entra na categoria de wearable, ou, dispositivo vestível.

O grande diferencial dos smartwatches vai além das inúmeras funcionalidades: é a personalização das funções que faz o acessório ser item de desejo atualmente. A depender do estilo de vida do usuário, o relógio fornece relatórios e marcações das atividades selecionadas. O uso do gadget é potencializado quando conectado (via bluetooth) ao smartphone do usuário, para sincronizar as atividades com aplicativos.
Ou seja, o smartwatch é uma extensão do celular. Assim, o usuário não fica preso ao telefone, tendo que carregar para todo lado. Além de ser um aliado na organização das notificações e compromissos do dia a dia, o relógio inteligente também auxilia na manutenção da saúde. Várias vezes, os smartwatches podem até salvar vidas.

Frequentemente surgem reportagens descrevendo situações em que o acessório notifica o usuário sobre sua condição de saúde com tempo hábil para a pessoa procurar ajuda médica. O mais interessante nesses casos é que o relógio pode ser conectado ao serviço de saúde e aos dispositivos de familiares. Assim, uma rede de apoio recebe as notificações de baixa oxigenação, alterações nos batimentos cardíacos, alteração na pressão arterial, e podem checar o estado geral do paciente e a necessidade de atendimento de emergência.

Relógio digital ou analógico: como escolher

A escolha por um modelo não inviabiliza o uso do outro. Você pode ter um relógio digital para usar no dia a dia de trabalho, um analógico, mais refinado para ocasiões especiais e um smartwatch para potencializar o rendimento nas atividades físicas. Mas, vamos supor que você não tem orçamento para tudo isso. O smartwatch pode ser uma ótima opção, pois reúne todas as funcionalidades e ainda tem modelos minimalistas, que dão um ar sofisticado mesmo sendo um relógio esportivo.

Falando nisso, você já viu a Constanza Pascolato, maior autoridade em moda e estilo do Brasil, saindo mal arrumada alguma vez na vida? Jamais. E sabe qual é o relógio queridinho que não sai do pulso dela? O smartwatch. É isso mesmo, não tem idade nem restrição social para usar modelos de relógios esportivos. O ritmo de compromissos dos dias atuais requer que estejamos preparados para tudo: trabalho, academia, barzinho e estudos, tudo isso no mesmo dia. Já é aceitável que acessórios mais despojados estejam inseridos na nossa rotina.

Se ainda assim você quer apostar no clássico relógio ‘de ponteiro’, pense nas cores e materiais que tem a ver com seu estilo e estejam de acordo com suas roupas e outros acessórios. Relógios de pulso automáticos ou de corda podem ter pulseiras metalizadas, que variam entre o dourado, prata e rose; de couro, em que as cores mais comuns são pretas e marrons, ou pulseiras de silicone e outros materiais sintéticos.
Os relógios digitais, na grande maioria, têm pulseiras de policarbonato, poliuretano e silicone. Ainda assim, é possível encontrar modelos retrô com pulseiras em malha de aço (aquela com a pulseira trançada, parecendo uma malha metálica) e outros materiais, como cerâmica por exemplo.

Já os visores dos relógios, ou melhor, as lentes, podem ser de três materiais diferentes. O Cristal Mineral, também conhecido como vidro mineral, é forte, durável e resistente a riscos e impactos. É o tipo de lente mais utilizada nos relógios. Tem também os de safira, um material nobre, de extrema resistência e altíssima durabilidade. É utilizada na lente dos relógios mais sofisticados e de maior valor agregado. Ou ainda, lentes de ou de acrílico, um material leve, durável e resistente, que proporciona excelente vedação aos relógios. É utilizado nos modelos com caixas termoplásticas.

Com esse dossiê sobre modelos de relógios, mecanismos e materiais, você já pode escolher o acessório que mais combina com seu estilo e suas necessidades. E, também, está preparado para presentear alguém com um item que jamais desagrada. Como você viu, alguns relógios são verdadeiras preciosidades que, além de contar com pedrarias, ainda podem ser banhados a ouro e outros minerais nobres. Relógios são o tipo de presente que demonstra o tamanho da estima e do carinho que você tem pela pessoa que está sendo homenageada. Não à toa é oferecido como homenagem aos formandos de vários níveis, e na celebração de datas ou conquistas e realizações importantes.

Como cuidar do relógio: manutenção e garantia

Falamos há pouco sobre os materiais mais resistentes para um relógio duradouro. Mas, mesmo os insumos mais incríveis não resistem ao mau uso. Alguns cuidados são necessários e básicos para manter seu relógio sempre em pleno funcionamento, e sem problemas com pulseiras, lentes e mecanismos. Além disso, manter cuidados essenciais garante que você tenha acesso à garantia em caso de defeitos de fabricação do produto.

As marcas nacionais, em geral, oferecem um ano de garantia, enquanto itens importados tendem a ter dois anos. Isso não é uma regra. Por isso, sempre se certifique do período de cobertura quando for adquirir seu relógio. Para garantir a assistência em caso de danos de fábrica, atente para os seguintes cuidados.

A maioria das fabricantes de relógios não oferecem cobertura para quebra, arranhões na caixa e no vidro, danos na coroa e na pulseira, danos causados pelo contato com produtos químicos e qualquer tipo de dano proveniente do mau uso ou manuseio incorreto dos relógios.

  • Evite o contato com produtos químicos como perfumes, cremes, álcool, protetor solar, sabonetes etc.
  • Cuidado com quedas e colisões, pois podem causar danos ao relógio.
  • Não molhe as pulseiras de couro.
  • Faça a limpeza do relógio regularmente, sem nenhum tipo de produto químico.
  • Após o banho de mar ou piscina, enxágue o relógio com água da torneira e seque com uma flanela.
  • Evite expor o relógio ao vapor d’água, como durante o banho ou sauna.
  • Quando não estiver usando o relógio, guarde-o em seu estojo original.
O que considerar na hora da compra de relógio masculino e feminino

Na hora de escolher seu relógio, considere o que você mais gosta em um acessório. Se gosta de ostentar peças sofisticadas, não faltam opções de relógios masculinos e femininos que são verdadeiras joias. Mas, se a ideia é algo mais despojado para trabalhar e sair para rolês mais descontraídos, há uma imensa variedade de materiais mais leves e que garantem conforto e funcionalidade. E não deixe de comprar um relógio que goste só porque ele é feminino ou masculino. O que você deve levar em conta é a qualidade, o preço, as condições e a usabilidade. É verdade que relógios masculinos tendem a ser maiores e, no pulso de algumas mulheres, podem ser incômodos. Mas, não faltam opções para agradar os gostos mais exigentes.

Por uma questão comercial, as fabricantes mantêm lançamentos de modelos de relógios masculinos e relógios femininos. No entanto, há décadas as mulheres começaram a usar modelos masculinos, que apresentavam mais funcionalidades e eram mais despojados, fugindo da estética delicada da maioria dos modelos femininos.
Assim, com o passar dos anos, muitas marcas perceberam que a moda, de maneira geral, passava por uma revolução na fluidez do uso de peças dos dois universos. As evoluções sociais que debatem questões de gênero impulsionaram esse cenário em que a roupa e os acessórios passam a ser ferramentas de expressão da sexualidade e de identidade. Por isso, os relógios unissex ganharam espaço nas vitrines e na preferência dos consumidores.

Os modelos em cores neutras, com menos aplicações de itens decorativos, design minimalista e visual sóbrio garantem versatilidade inclusive para quem quer um acessório que não pese no look mas mantenha suas funcionalidades. Exemplo disso são os smartwatches que, em sua maioria, tem o visual quadrado ou redondo, mas sem aplicações que diferenciam o público-alvo. Nesses casos, quem gosta de diferenciar esses itens, pode optar pela personalização das pulseiras e até dos planos de fundo na tela do relógio. Outros modelos analógicos, e mesmo os digitais, têm a opção de trocar as pulseiras. Alguns até são vendidos com um combo de opções para o usuário variar as cores no dia a dia.

Para aqueles que já têm relógio, mas querem incrementar as possibilidades de uso adquirindo mais uma peça, a ideia é pensar em como combinar o novo acessório. Pense em looks ou ocasiões que queira usar o acessório e capriche na produção. Não esqueça de considerar a compra de um smartwatch. Pode ser o impulso que faltava para você cumprir aquela resolução de ano novo sobre praticar atividades físicas. Aqui, um novo mundo se abre. Relógios à prova d’água, bateria ultra durável, aplicativos para monitoramento de inúmeras modalidades e relatórios de rendimento são algumas das funções que você deve considerar na hora de adquirir um relógio inteligente.

Mas, se sua preocupação é exclusivamente as tendências de moda, saiba que os modelos minimalistas, que citamos acima, os vintages e os smartwatches estão dominando as preferências do público. O lado bom é que todos têm um visual clean, muito clássico, e você poderá mantê-los por muito tempo nas suas escolhas fashion. O segredo é usar com personalidade, assumindo o seu modelo favorito ao combiná-lo com pulseiras e anéis, dando a ideia de que você pensou em cada detalhe daquela produção. Isso faz com que você sinta segurança ao usar qualquer acessório.

E lembre-se: você só vai encontrar bons relógios, com certificado e garantia em óticas e relojoarias credenciadas às melhores marcas. O custo é mais elevado nesses locais, mas o benefício ao adquirir um produto com selo de qualidade vale cada centavo. Você sabia que relógios de materiais inferiores podem causar queimaduras na pele? Isso mesmo. Em geral, os relógios de qualidade possuem os casebacks, ou, a parte inferior, fechada com metais como aço inoxidável e titânio. Esses materiais não têm potencial alergênico (para a maioria da população), o que torna o uso mais seguro e confiável.
Por outro lado, relógios comprados no comércio alternativo, usam ligas metálicas de baixa qualidade, o que pode ser um risco para pessoas com dermatites, por exemplo.

As lesões causadas pelo atrito do caseback ou até das pulseiras tornam-se queimaduras em função da reação química do metal. Se não tratadas, podem infeccionar e causar problemas mais sérios. Além disso, caso você tenha uma reação alérgica dessa natureza, não terá qualquer assistência do vendedor ambulante ou camelô. O barato pode sair caro. Para evitar transtornos assim, invista em relógios de com durabilidade e responsabilidade com a qualidade dos materiais utilizados.

Por isso, busque lojas com credibilidade, que tenham histórico de sucesso na sua região e ofereçam condições de pagamento diferenciadas para ajudar você a conquistar o relógio dos seus sonhos. A Vízia Óptica tem dezenas de lojas espalhadas pela Serra Gaúcha, quase duas décadas de atuação no mercado, e conta com equipes treinadas para auxiliar na escolha de óculos e relógios femininos e masculino que melhor atendam às suas necessidades.

A Vízia se preocupa em oferecer a você relógios de marcas consagradas, que respeitam o consumidor e oferecem o que há de mais atual em tecnologia e tendência de moda para relógios masculinos e relógios femininos. Entre as marcas que você encontra em uma das nossas lojas estão Mormaii, Technos, Condor, Armani Exchange e Fossil, com modelos incríveis, cheios de estilo e personalidade. Fale com uma consultora Vízia e saiba como adquirir seus acessórios com as melhores condições do mercado.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.