Como ler sua receita de óculos e descobrir qual o seu grau?

Como ler sua receita de óculos e descobrir qual o seu grau?

Se você tem notado uma dificuldade de enxergar uma placa enquanto dirige, ler um livro ou simplesmente trabalhar em frente ao computador, chegou o momento de fazer uma consulta com um oftalmologista para checar como está sua visão! Mas se esta consulta comprovar que você precisa de grau para enxergar melhor, você sabe como ler sua receita de óculos?

Se a resposta for negativa, não se preocupe, estamos aqui para ajudar e, por isso, desenvolvemos o conteúdo de hoje justamente para explicar algumas questões que podem te ajudar a interpretar o que o seu oftalmologista pediu.

Como ler sua receita de óculos

Antes de qualquer coisa é importante lembrar que procurar por uma óptica sempre é o mais recomendado, ok? Aqui só estamos dando uma base para que você possa compreender qual é a sua situação e possa encontrar, junto de um(a) atendente, a melhor lente de grau para você.

Dito isso, vamos primeiro desmembrar o que cada sigla de uma receita oftalmológica significa:

OD: Olho Direito

OE: Olho Esquerdo

Esférico: corresponde à problemas de visão como hipermetropia e miopia

Cilíndrico: corresponde ao problema de visão chamado astigmatismo

Eixo: acompanha o cilíndrico, determinando qual é a localização do astigmatismo no olho do paciente

DP: Distância Pupilar

DNP: Distância Naso-Pupilar

Calma, pode parecer muita coisa, mas a gente explica!

Pessoas com hipermetropia têm dificuldade para enxergar objetos próximos ao seu campo de visão, então, quando sua receita vier com o campo “esférico” preenchido, esse pode ser o seu caso. Mas, como apontamos na legenda, o esférico também pode representar uma miopia, por isso, o símbolo que acompanha o grau informado no campo pode te ajudar a interpretar qual é a sua situação. Casos de hipermetropia têm seu grau esférico representado pelo símbolo positivo (+), já os casos de miopia têm o símbolo negativo antes do número (-).

Receita de paciente com hipermetropia

Pacientes com miopia (dificuldade para enxergar objetos a longa distância), então, têm sua receita com informações preenchidas também no campo “esférico”, contudo o grau será negativo (-), como apontamos abaixo.

RECEITA DE PACIENTE COM MIOPIA

Porém, quando a receita tiver o campo “cilíndrico” preenchido, a interpretação se torna um pouco mais fácil, afinal só pode significar que o paciente em questão tem astigmatismo, problema de visão que distorce a imagem dos objetos. O campo “eixo”, então, acompanhará a informação estabelecendo em qual “localização” do olho está esse problema de visão. Sempre com o símbolo de negativo (-) antes do grau no cilíndrico.

Receita de paciente com astigmatismo

Já a Distância Pupilar (DP), indicará o espaço que existe entre uma pupila e outra, importante para que suas pupilas estejam alinhadas ao centro óptico da lente dos seus óculos de grau. A Distância Naso-Pupilar (DNP) acompanha a DP e indica a distância entre suas pupilas e seu nariz, sendo também uma informação importante para que o técnico saiba o deslocamento que deverá ser feito em sua lente para que o meio dela fique alinhado ao centro do seu olho.

Por isso a importância de fazer seus óculos de grau em uma óptica de confiança, afinal, você até conseguirá identificar qual é o seu problema de visão e seu grau após ler este conteúdo, mas essas informações não serão suficientes para comprar os óculos mais adequados.

Na Vízia Óptica as medições de DP e DNP são feitas por meio do Visioffice. A alta tecnologia da máquina permite que as informações sejam obtidas de forma rápida, segura e precisa, afinal, medidas erradas podem causar problemas de adaptação com os óculos, além de dores de cabeça e dificuldades para enxergar.

Lembrando que, em resumo, se o sinal que acompanhar o seu grau no campo esférico for positivo (+) você tem o problema de visão chamado hipermetropia, já se o sinal for negativo (-) você tem miopia. No caso do grau estar preenchido no campo cilíndrico, isso significa que você tem astigmatismo.

Quais são os tipos de lente?

Agora que você já compreendeu o básico para interpretar qual é o seu problema de visão e o que o seu oftalmologista solicitou para as suas lentes, vem outro passo bem importante no momento de comprar seus óculos: entender qual é o tipo de lente mais adequado para o seu problema de visão.

Hoje, diversas são as opções de lentes de grau disponíveis no mercado, com uma variedade ainda maior de marcas disponíveis em cada uma delas, mas, de forma resumida, podemos definir as lentes de grau em dois grandes grupos: monofocal e multifocal.

Lente monofocal

A lente monofocal, também conhecida como lente de visão simples, é indicada para pessoas que têm problemas de visão como miopia, hipermetropia ou astigmatismo não associadas a presbiopia , ou seja, não enxergam bem de longe ou de perto, ou então enxergam os objetos de forma distorcida mas com apenas um nível no campo de visão. Essa lente é a utilizada na maior parte das pessoas até os 40 anos, pois normalmente é a partir dos 40 anos que a presbiopia começa a dar sinais e ai sim, pode ser necessária a utilização de lentes multifocais.

RECEITA DE PACIENTE COM MIOPIA (-0,75 NOS DOIS OLHOS) E ASTIGMATISMO (-1,50 NO OLHO DIREITO E -0,75 NO ESQUERDO)

Então, se na sua receita o oftalmologista preencheu o campo “esférico” ou o campo “cilíndrico”, mas sempre no mesmo nível “para longe – para longe” esse será o seu caso.

Lente multifocal

Já a lente multifocal, é indicada para pessoas com o problema de visão chamado presbiopia, também conhecido como “vista cansada”. Essa condição é comum a partir dos 40 anos e representa o desgaste do músculo ocular chamado cristalino, que ocorre de forma natural com o envelhecimento.

PACIENTE COM LENTES MULTIFOCAL

Casos de presbiopia são caracterizados pela dificuldade de enxergar em ambos os focos: perto e longe. Por isso, lentes multifocais são indicadas por contarem com uma tecnologia que permite a aplicação de grau para ambos os focos na mesma lente, trazendo conforto para a vida dos pacientes que não precisarão trocar de óculos a todo momento.

A lente multifocal conta com diferentes pontos de distância: visão de perto, visão intermediária e visão de longe. Por isso, também é conhecida como lente progressiva, por fazer esta mudança de grau entre os campos de visão de maneira gradual e suave, permitindo uma fácil adaptação e percepção de distância aos novos usuários.

Lente Plana

Essas lentes não contam com a adição de grau, o que representa que o paciente não tem nenhuma doença associada. Porém, dependendo do estilo de vida do paciente o médico pode sugerir o uso de lentes com tratamentos de antirreflexo ou proteção de luz azul nociva.

Normalmente essas lentes são utilizadas por pessoas que não tem necessidade de grau, mas que passam muito tempo em contato com a luz azul, seja no celular ou no computador, e dessa forma conseguem um conforto visual maior com a sua utilização.

A importância do grau para a escolha da armação

Sabemos bem que a identificação da necessidade de utilizar óculos de grau costuma ser acompanhada de uma pesquisa pela melhor armação. Claro que além de enxergar bem, você quer óculos que realcem sua beleza e estilo, mas até para isso indicamos que você procure profissionais especializados para auxiliar nessa decisão.

Por exemplo, a espessura de uma lente depende diretamente do grau aplicado nela, então, casos em que o paciente precise de graus altos para enxergar melhor vão interferir no tipo de armação a ser escolhido, afinal, algumas lentes mais espessas não poderão ser instaladas em alguns modelos.

Além disso, ao consultar um profissional indicado para esse serviço, você poderá explicar melhor a sua rotina, com o que trabalha, em que momentos sente mais dificuldades para enxergar, e essas informações serão essenciais para definir qual é a armação de óculos mais indicada para você. Por exemplo, para pessoas que precisam usar óculos diariamente costuma-se recomendar armações que não tenham plaquetas ajustáveis no nariz, afinal, com o uso constante elas podem deixar marcas no rosto.

Mesmo assim, caso queira realizar uma pesquisa prévia de modelos antes de fazer sua compra, você pode acessar nossa loja virtual, escolher a armação que mais te agradar e passar em uma de nossas lojas físicas para fazer a sua consulta com um de nossos profissionais. Será um prazer lhe atender!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.