Como saber se os óculos de sol têm proteção UV

Como saber se os óculos de sol têm proteção UV

Você já deve saber que a exposição exagerada ao sol pode prejudicar a pele, não é mesmo? Mas os raios ultravioletas emitidos pelo sol também podem prejudicar uma parte muito importante do nosso corpo: a saúde dos olhos

A exposição excessiva à radiação UV pode causar problemas oculares como fotoceratite e até catarata. Por isso, utilizar óculos de sol com proteção UV é um cuidado essencial. 

Mas será que todas as lentes têm essa segurança? Como podemos saber se os nossos óculos de sol têm proteção UV? Nos acompanhe nesta leitura e descubra a resposta para estas e outras perguntas!

O que são os raios UV como eles afetam os olhos? 

A radiação ultravioleta (UV) é uma forma de energia invisível emitida pelo sol. Ela está presente em três tipos: UVA, UVB e UVC. A radiação UVC é bloqueada pela camada de ozônio, enquanto os raios UVA e UVB alcançam a superfície da Terra, e podem afetar a saúde dos seus olhos.

Os efeitos da exposição excessiva à radiação UV nos olhos incluem:

  • Queimadura solar da córnea e conjuntiva.
  • Catarata.
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
  • Pterígio (crescimento anormal da conjuntiva sobre a córnea, que pode obstruir a visão).
  • Fotoceratite (inflamação da córnea, também chamada de “cegueira da neve”).

Óculos de sol com proteção UV: qual a importância? 

Uma das melhores formas de manter os olhos saudáveis é utilizar óculos de sol com proteção UV. Eles bloqueiam até 100% da radiação, protegendo a visão contra os danos causados pelos raios UVA e UVB – que são diferentes. 

Raios UVA: penetram mais profundamente nos olhos, atingindo a retina. Estão associados à DMRI e ao pterígio.

Raios UVB: são menos penetrantes, mas causam danos à superfície dos olhos. Estão associados à catarata, à fotoceratite e são os principais causadores das queimaduras na córnea e na conjuntiva. 

Como saber se os óculos têm proteção UV? 

Para saber se os óculos têm proteção UV, você pode seguir alguns passos simples: 

1. Procure a etiqueta ou selo de certificação UV

Veja se os óculos têm selos de certificação de instituições reconhecidas, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou a International Organization for Standardization (ISO). Além disso, fique atento se a etiqueta indica que as lentes bloqueiam 100% dos raios UVA e UVB. 

2. Leia atentamente as informações na etiqueta

Verifique se a etiqueta informa o nome do fabricante e o número do modelo dos óculos. Além disso, lembre-se que ela deve mencionar o tipo de proteção UV, como UV400 ou UV100.

3. Evite óculos de sol vendidos em locais não confiáveis

Óculos de sol falsificados ou de baixa qualidade podem não ter proteção UV adequada. Por isso, prefira comprar em óticas de confiança.

4. Dicas extras para saber se os óculos têm proteção UV

Desconfie de preços muito baixos: óculos de sol com proteção UV de qualidade geralmente têm um custo mais elevado.

Procure por marcas confiáveis: pesquise a reputação da marca antes de comprar seus óculos de sol.

Peça a nota fiscal: ela é um comprovante de compra e garante que você está comprando um produto original.

Dicas para escolher óculos de sol com proteção UV

Agora que você já sabe a importância de utilizar um óculos com proteção UV, vamos às dicas para escolhê-lo!

  • Material: as lentes de policarbonato bloqueiam quase todo o espectro UV, por isso são as mais indicadas.   
  • Cor das lentes: pode ficar tranquilo, a cor das lentes não afeta na proteção UV, então pode escolher aquela que mais gostar. 
  • Tamanho das lentes: as armações maiores cobrem mais o rosto, portanto impedem que os raios UV atinjam os olhos por outros ângulos. Por isso, prefira os modelos que cobrem bem os seus olhos. 

Além de seguir essas dicas, não esqueça de procurar pela etiqueta certificando a proteção UV. 

Manutenção e cuidados com os óculos de sol

Para garantir que a proteção UV dos seus óculos de sol permaneça eficaz ao longo do tempo, é fundamental cuidar deles apropriadamente. Para isso, é preciso ficar atento ao armazenamento, limpeza e validade dos óculos. 

Armazenamento

Quando não estiver usando seus óculos de sol, deixe-os guardados em um estojo rígido, e preferencialmente em um local fresco e seco. Além disso, evite deixá-los expostos ao calor excessivo, como no carro, em um dia quente.

Limpeza 

Limpe as lentes com um pano macio de microfibra e evite usar produtos químicos agressivos ou abrasivos, eles podem danificar a proteção UV dos óculos. 

Validade

A proteção UV dos óculos pode diminuir com o tempo, por isso é importante trocá-los a cada dois anos. Além disso, se as lentes sofrerem danos ou arranhões excessivos, também é importante fazer a troca para garantir a proteção adequada aos seus olhos. 

Outras dicas para proteger seus olhos dos raios UV

Proteger os seus olhos contra a radiação do sol deve ser um cuidado diário, feito até nos dias nublados. Mas quando a incidência solar estiver muito forte, você pode tomar algumas precauções extras além dos óculos de sol. 

  • Use chapéus de abas largas: esses acessórios protegem os olhos e a pele do rosto contra a radiação UV.
  • Evite a exposição ao sol no horário de pico: entre 10h e 16h, a radiação UV é mais intensa.
  • Consulte um oftalmologista em caso de queimadura ocular: dor intensa, vermelhidão e sensibilidade à luz podem ser sintomas de queimadura ocular. Nesse caso, procure a ajuda de um oftalmologista o quanto antes. 

Verifique se seus óculos têm bloqueio UV e mantenha seus olhos protegidos

Comprar óculos de sol com proteção UV não é apenas adquirir um acessório, é investir na saúde dos seus olhos. Com eles, você pode prevenir doenças oculares graves e manter sua visão saudável por muitos anos.

E aqui na Vízia Ótica, você encontra uma ampla variedade de óculos de sol com proteção UV garantida. Venha nos visitar e encontre o modelo ideal para você!

Entre em contato com os nossos especialistas!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.