6 dicas para cuidar da saúde ocular no dia a dia

6 dicas para cuidar da saúde ocular no dia a dia

Quando você pensa em saúde, qual a primeira coisa que lhe vem à mente? Muitas pessoas pensam em cuidar do corpo, do coração, do fígado… E isso está certo, é claro, mas o que muitos esquecem é a saúde dos olhos. 

A visão é um dos nossos principais sentidos e, sem ela, a vida muda drasticamente. Por isso, cuidar da saúde ocular é essencial para evitar problemas que vão desde o olho seco até a cegueira. Confira nossas dicas e descubra como fazer isso!

1 – Consulte regularmente o seu oftalmologista

Os exames de visão e consultas com o oftalmologista vão muito além de verificar a necessidade de usar óculos ou lentes de contato. Por meio desses cuidados, é possível detectar precocemente problemas oculares que, se não forem tratados a tempo, podem levar à perda permanente da visão.

Por isso, é recomendável que você realize um exame de visão ao ano, ou com mais frequência, conforme a sua necessidade. Alguns dos benefícios em manter essa rotina incluem:

  • Detecção precoce de doenças oculares, como glaucoma, catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética.
  • Prevenção de problemas de visão mais sérios.
  • Manutenção da saúde ocular em geral.
  • Acompanhamento de condições pré-existentes.

Consultar seu oftalmologista regularmente é investir em sua visão e em seu futuro. Ao manter essa rotina de cuidado, você aumentará suas chances de aproveitar as belezas do mundo por muitos anos.

2 – Proteja seus olhos contra os raios UV e luz azul

Você sabia que os nossos olhos estão constantemente expostos a agentes nocivos? Dois exemplos disso são bem comuns no dia a dia: a exposição excessiva ao sol e à luz emitida pelos aparelhos eletrônicos. 

O sol é responsável por emitir os raios ultravioletas (UV), enquanto os eletrônicos, como o celular, emitem a luz azul. Quando ficamos muito expostos e não protegemos os olhos, o risco de doenças como catarata e degeneração macular aumenta. 

Por isso, é preciso adotar alguns cuidados, como:

  • Usar óculos de sol com proteção UV sempre que estiver ao ar livre e mesmo em dias nublados — priorize lentes que bloqueiam 100% dos raios UV.
  • Utilizar óculos com lentes que possuem filtro contra a luz azul.
  • Fazer pausas regulares ao utilizar dispositivos eletrônicos.
  • Manter consultas frequentes com o oftalmologista

3 – Faça a higiene ocular adequada

Os olhos são órgãos sensíveis e delicados que exigem cuidados específicos para se manterem saudáveis. Assim, a higiene ocular é fundamental para prevenir infecções e irritações, que podem causar desconforto e até mesmo prejudicar a visão.

Isso significa que você precisa:

  • Lavar as mãos sempre que for tocar os olhos.
  • Não compartilhar itens que entram em contato com os olhos, como toalhas, lenços e maquiagem.
  • Remover completamente a maquiagem dos olhos antes de dormir.
  • Se você usa óculos, limpe-os adequadamente e com regularidade. 

4 – Tenha uma alimentação equilibrada e hidrate-se

A saúde ocular está ligada aos nossos hábitos alimentares. Por isso, manter uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças.

Para adotar esse hábito, você pode começar cortando os alimentos prejudiciais, como aqueles que são ricos em açúcares, ultraprocessados ou que tenham gorduras ruins. 

Além disso, inclua na alimentação os vegetais com folhas verdes, peixes, frutas e lembre-se de se hidratar corretamente. Esses alimentos são ricos em nutrientes que beneficiam a saúde ocular e a água ajuda a prevenir o ressecamento dos olhos. 

5 – Descanse bem e faça exercícios oculares

A fadiga ocular é um problema cada vez mais comum, principalmente devido ao uso excessivo de dispositivos digitais e falta de descanso adequado. Ela pode se manifestar por meio de diversos sintomas, como olhos cansados, secos, irritados, vermelhos, com coceira, dor de cabeça e visão embaçada.

Os exercícios oculares são uma boa solução para esse problema, já que ajudam a fortalecer os músculos dos olhos e a melhorar a flexibilidade ocular. 

Alguns exemplos de exercícios oculares incluem:

  • Girar os olhos em círculos.
  • Focar em objetos próximos e distantes alternadamente.
  • Massagear os olhos suavemente.

Outro ponto importante para evitar e/ou atenuar a fadiga ocular é descansar adequadamente. Para isso, procure dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite e faça pausas regulares ao utilizar dispositivos eletrônicos. 

6 – Mantenha seu ambiente de trabalho ou estudo com a iluminação adequada

Se você estuda ou trabalha em frente ao computador, é bem provável que já tenha sofrido com fadiga ocular, ressecamento dos olhos ou dores de cabeça, certo? Esses sintomas podem estar ligados à configuração do seu ambiente, mas com alguns ajustes, é possível torná-lo mais favorável à saúde ocular.

Confira algumas dicas a seguir!

  • Atente-se à iluminação: evite trabalhar em ambientes com muita ou pouca luz. Além disso, ajuste o brilho da tela do seu computador para que seja igual ao brilho do ambiente ao seu redor, evitando que os reflexos atrapalhem a sua visão. 
  • Ajuste a posição do monitor: a parte superior do monitor deve estar na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo, posicionado a uma distância de 50 a 100 cm dos seus olhos.
  • Faça pausas: a cada 2 horas de trabalho ou estudo, faça uma pausa de, pelo menos, 10 minutos. Aproveite para se alongar e focar a visão em objetos distantes. 

Além dessas dicas, lembre-se de beber água com frequência e se o ambiente for muito seco, utilize umidificadores de ar. 

Cuide da sua saúde ocular com a ajuda da Vízia Óptica 

A saúde ocular é essencial para o bem-estar e qualidade de vida, por isso, implemente as dicas acima e procure um oftalmologista para avaliações regulares. 

E lembre-se: a Vízia Óptica está sempre a postos para tirar as suas dúvidas sobre saúde ocular, auxiliar na marcação da sua consulta e ajudar na compra dos seus óculos e na escolha das melhores lentes para os seus olhos. 

Entre em contato com os nossos especialistas!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.