Como a alimentação influencia a saúde dos olhos?

Como a alimentação influencia a saúde dos olhos?

Os olhos são como janelas para o mundo, que nos permitem admirar as belezas da vida. Através deles, podemos apreciar o sorriso de um ente querido, o belo pôr do sol na praia e tantas outras experiências encantadoras. 

Mas, como qualquer parte do nosso corpo, a saúde dos olhos precisa de cuidados e a alimentação assume um papel fundamental nesse processo. Por isso, criamos esse conteúdo especial, onde exploraremos os alimentos que são amigos ou vilões da nossa visão. Nos acompanhe!

Problemas de visão ligados à alimentação  

Os nutrientes que ingerimos através da alimentação são essenciais para manter a saúde dos olhos em dia. Mas quando adotamos hábitos pouco saudáveis ou deixamos de comer alguns alimentos, nossa visão sai prejudica. 

Conheça alguns problemas oculares que costumam ter relação com a má alimentação a seguir.

Retinopatia diabética

Causa danos aos vasos sanguíneos da retina e pode levar à perda da visão. É causada pelo agravamento da diabetes, que acontece devido a uma alimentação desregulada e rica em açúcares. 

Cegueira noturna e ressecamento dos olhos

Esses problemas podem ser causados por alimentação com pouca vitamina A (presente na cenoura, batata-doce e outros). É preciso consultar um médico oftalmologista ao apresentar esses sintomas, pois eles podem levar à xeroftalmia, uma condição que altera a produção e composição das lágrimas, deixando toda a área dos olhos, incluindo a pele, as córneas e as conjuntivas secas — o que pode agravar a cegueira noturna e até levar a perda permanente da visão.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

Uma alimentação inadequada pode acelerar o processo de envelhecimento de todo o corpo, incluindo os olhos. A degeneração macular é um dos problemas de visão que tendem a aparecer mais cedo quando temos uma alimentação inadequada, e causa a perda progressiva da visão central. 

Catarata

Obesidade, diabetes e hipertensão arterial são problemas de saúde diretamente ligados à alimentação, que podem contribuir para o aparecimento ou piora da catarata. 

Glaucoma

O glaucoma é uma condição causada pelo aumento da pressão interna do olho. É conhecido como a principal causa de cegueira irreversível do mundo. Doenças metabólicas estão entre as principais causas do glaucoma, por isso, adotar uma alimentação mais equilibrada pode reduzir as chances de sofrer com esse problema.  

Nutrientes e alimentos essenciais para a saúde dos olhos 

Uma dieta variada e colorida, rica em frutas, legumes, verduras e proteínas magras é a melhor receita para manter a saúde dos olhos em dia. Afinal, os nutrientes desses alimentos são responsáveis por prevenir doenças oculares e fortalecer a visão. 

Conheça os principais nutrientes que você precisa incluir na sua dieta para a saúde dos olhos:

Vitamina A

A vitamina A é essencial para a visão noturna, além de proteger a córnea e a retina. Ela está presente em alimentos como fígado, gema de ovo, cenoura, batata-doce, manga e mamão

Vitamina C

Estudos indicam que a vitamina C é um dos principais nutrientes para prevenir o glaucoma. Além disso, ela é conhecida por ser um antioxidante poderoso, que protege os olhos dos radicais livres, evita o desenvolvimento de catarata e a degeneração macular.

Laranja, limão, acerola, brócolis e pimentão são exemplos de alimentos ricos em vitamina C. 

Vitamina E

Outro antioxidante que devemos incorporar à nossa alimentação é a vitamina E. Presente principalmente nos óleos vegetais (girassol, milho), nozes, sementes e abacate, esse nutriente fortalece os tecidos e protege os olhos contra os efeitos do envelhecimento

Luteína e zeaxantina

A luteína e a zeaxantina são tipos de carotenóides, pigmentos encontrados em vários vegetais. A sua função é proteger as plantas dos danos causados pelo excesso de luz, e nos olhos eles exercem a mesma função. Quando ingerimos alimentos ricos em carotenóides, a visão ganha uma proteção extra contra a luz azul, emitida pelo sol e pelos aparelhos eletrônicos.  

Para incorporar a luteína e a zeaxantina na sua alimentação, coma bastante espinafre, brócolis, couve, milho e gema de ovo. 

Ácidos graxos e ômega-3

Esses nutrientes são essenciais para a saúde dos olhos, pois reduzem  inflamações, auxiliam na prevenção da DMRI (degeneração macular relacionada à idade) e da síndrome do olho seco.

Os ácidos graxos e o ômega-3 estão principalmente nos peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha), óleo de linhaça e chia.

Zinco

O zinco é essencial para a produção de melanina e protege os olhos da luz ultravioleta. Carne vermelha, frutos do mar, feijão, nozes e sementes são alguns dos alimentos ricos neste nutriente tão importante.

Selênio 

Mais uma vez, temos um antioxidante na nossa lista de nutrientes para a saúde da visão. O selênio protege nossos olhos contra a ação dos radicais livres e também auxilia na boa absorção da vitamina E. Ele pode ser encontrado na castanha do Pará, atum, ovo, carne bovina e pão integral. 

Hábitos alimentares para evitar

Uma alimentação inadequada pode contribuir para o desenvolvimento de diversos problemas de visão, comprometendo a qualidade de vida e, em casos graves, levando à cegueira. 

Por isso, é necessário evitar alguns maus hábitos alimentares, tais como: 

  • Consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados, que aumenta o risco de diabetes e pode levar à retinopatia diabética.
  • Dieta pobre em frutas, verduras, legumes e proteínas magras.
  • Excesso de gorduras saturadas e trans, que podem levar à obesidade e afetar os vasos sanguíneos dos olhos.
  • Consumo excessivo de álcool, pois esse hábito pode danificar o nervo óptico e levar à perda de visão periférica.
  • Ingerir pouca água, fator que agrava o olho seco. 

Como começar uma alimentação saudável de forma prática? 

Se você ainda não tem uma alimentação balanceada, mas quer melhorar a saúde dos olhos, a dica é: comece aos poucos. A cada dia, adicione um novo alimento rico em nutrientes no seu prato. 

Além disso, elimine refrigerantes, doces e salgadinhos no seu dia a dia — deixe esses alimentos apenas para ocasiões especiais. E não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia. Hoje já existem até aplicativos que nos lembram de hidratar o corpo de tempos em tempos. 

Com essas mudanças graduais, você fará uma diferença enorme na saúde dos seus olhos!

 Gostou desse conteúdo? Então não esqueça: a Vízia está sempre ao seu lado para cuidar da sua visão, com conteúdos especiais e uma equipe sempre disposta a auxiliar no que você precisar. 

Clique aqui e converse agora mesmo com um de nossos especialistas!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.