5 passos para escolher os óculos de leitura feminino ideais

5 passos para escolher os óculos de leitura feminino ideais

Começou a esticar o braço para conseguir ler um livro? Ou então vem percebendo que dores de cabeça têm se tornado mais frequentes ao longo dos dias? Sente que ao parar de ler uma revista seus olhos têm ficado mais secos e até mesmo ardentes? Então temos uma notícia para você. Esses podem ser sinais de que chegou o momento de investir em óculos de leitura.

Para te ajudar nessa busca, criamos esse conteúdo com 5 dicas que, com certeza, vão te auxiliar na missão de escolher os óculos de leitura feminino ideais. Preparada?

O que são óculos de leitura?

Para começo de conversa é interessante que você saiba bem “onde está entrando”, certo? Apesar dos óculos de leitura serem acessórios bem comuns, principalmente a partir de certa idade, ainda tem muitas pessoas que não sabem do que eles se tratam. Se este é o seu caso, vamos partir do básico: óculos de leitura, como o próprio nome sugere, são óculos indicados para pessoas que começam a apresentar dificuldade em momentos de leitura, ou então olhos cansados após ficarem concentrados por muito tempo em apenas um texto.

Antigamente era muito comum ver óculos de leitura com grau apenas na parte inferior da lente. Conhecidos como “meia-taça” ou “meia-lua” e muito associados, na produção cinematográfica, à imagem de pessoas mais idosas que utilizam óculos posicionados na ponta do nariz. Mas, se isso é o que vem em sua mente quando falamos sobre óculos de leitura, você está muito enganada.

Hoje a confecção de óculos como esse já não é mais incentivada. Então, a lente utilizada é a conhecida por “armação inteira”, na qual a integridade da lente é confeccionada de acordo com o grau de quem vai utilizar os óculos.

Para quem são indicados óculos de leitura?

Agora que você já entendeu melhor para que servem os óculos de leitura, vamos conhecer melhor o público para quem eles são indicados. Ao contrário do que possa parecer, óculos de grau para leitura não são exclusividade de pessoas mais velhas, apesar de serem mais comuns em pessoas com idades mais avançadas. Esse tipo de óculos pode ser indicado para pessoas de qualquer idade, dependendo dos sintomas que ela apresentar.

Na maior parte dos casos, óculos de leitura são recomendados para pessoas a partir de 40 anos, quando a visão passa a se alterar e é comum desenvolver a presbiopia, ou “vista cansada”, como é popularmente conhecida. Quando fazemos o recorte desses dados para o público feminino, o problema de visão é comumente identificado no período da menopausa. De acordo com pesquisas, o problema ocular mais frequente em mulheres nesta fase da vida é o da síndrome do olho seco, que atinge 61% do público feminino. Mas, além dele, problemas como catarata, glaucoma e a própria presbiopia são mais comuns ao final do período fértil feminino.

Outro ponto importante a se mencionar é que óculos para leitura não estão diretamente relacionados ao uso em frente a computadores, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Este é um fator facilmente confundido entre os iniciantes no universo dos óculos. Mas, apesar dos óculos para uso em frente às telas ser algo diferente dos óculos de leitura, o segundo pode ser utilizado em ambos os casos, desde que seja confeccionado com a devida proteção contra luz azul.

Percebendo os sintomas

Veja alguns dos sintomas que você precisa estar atenta para identificar se a necessidade de uso de óculos de leitura se aproxima:

  • Vista cansada ou embaçada após um período de tempo concentrada em uma leitura;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Sensibilidade à luz;
  • Ardência nos olhos;
  • Olhos secos durante a leitura.

5 passos para acertar na escolha dos seus óculos de leitura feminino

Se você se identificou com um ou mais dos sintomas que acabamos de descrever, provavelmente você está precisando ir em busca dos seus óculos de leitura feminino. Para te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas fundamentais. Dá uma olhada.

1- Consulte seu oftalmologista

O mais importante de tudo nesse momento é se cercar de profissionais que entendam do assunto, então, marque o quanto antes sua consulta com o oftalmologista. Nela você fará os exames necessários para averiguar o que está acontecendo com a sua visão e poderá conversar abertamente sobre as dificuldades que vêm enfrentando no dia-a-dia em relação a isso.

Outro aspecto crucial desta visita ao consultório médico especializado está justamente na descoberta de possíveis outros problemas de visão, que só poderão ser encontrados na consulta. Mas lembre-se, não basta fazer a primeira consulta e depois não retornar para os exames de rotina, ok? A recomendação é que você visite o seu oftalmologista, pelo menos, uma vez ao ano.

2- Descubra qual modelo de óculos para leitura é mais indicado para o seu tipo de rosto

Começar a usar óculos é um grande passo, afinal, além de adaptar seus olhos ao novo acessório, será necessário se acostumar com o objeto como parte do seu visual. Por isso é importante que você escolha um modelo que combine com o seu estilo, mas também com o próprio formato do seu rosto.

Para isso você pode conferir o artigo que escrevemos sobre o assunto e, se possível, procurar um profissional que te auxilie nessa missão. Em ópticas especializadas geralmente você pode contar com vendedores(as) que entendem do assunto e podem te ajudar, como é o caso da Vízia, mas, caso queira investir um pouco mais nesse processo, você pode contar com visagistas.

Esses profissionais farão um estudo das suas características físicas para indicar os melhores modelos de óculos para leitura, indo do formato da armação, passando pelo material em que ela é produzida, até a própria cor da mesma. Tudo isso buscando os óculos que mais combinarão com o seu perfil.

Além disso, é importante que você tenha em mente que para além da questão estética, seus óculos de leitura feminino precisam se encaixar perfeitamente ao seu rosto e serem confortáveis para surtir o efeito desejado para a sua saúde. Por isso, existem armações mais indicadas para cada perfil de pessoa e somente um profissional especializado poderá interpretar suas necessidades para indicar quais são os melhores óculos de leitura para você.

3- Encontre óculos de leitura feminino no seu estilo

Óculos de leitura geralmente são a porta de entrada para o universo dos óculos de grau, então, nada melhor do que começar com o pé direito, não é mesmo? Por isso é interessante que você tenha em mente que, além de ser um objeto importante para sua saúde ocular, eles também são um ótimo acessório que podem dar o toque final a um look e até mesmo demonstrar sua personalidade.

Mesmo sendo utilizados com menos frequência do que os tradicionais óculos de grau, óculos de leitura podem ser a primeira coisa que alguém vai reparar ao te conhecer. Em casos como esse, a primeira impressão pode ditar tudo o que virá a seguir, certo? Então, invista em modelos que deixem claro quem é você, ou então quem você quer ser.

Óculos de leitura feminino podem ser o primeiro passo para você desenvolver sua marca pessoal, basta que você escolha armações que mostrem ao mundo a sua personalidade. Para isso você pode investir em armações mais diferentonas, feitas em material colorido ou então combinando com outra tendência de moda. Você quem escolhe. O importante é deixar sua marca por onde passar.

Confira nosso e-book com essas e outras dicas que podem te ajudar a construir sua marca pessoal.

4- Invista em lentes de qualidade

Apesar de serem óculos indicados para momentos de leitura, utilizados em momentos mais pontuais ao longo do dia, isso não significa necessariamente que você precisa começar com óculos de lentes mais básicas. Como comentamos no início do artigo, óculos de grau para leitura são produzidos em armações inteiras, mas isso não significa que você não possa investir em diversos outros tratamentos de lente que trarão mais praticidade para a sua rotina.

Por exemplo, óculos de leitura não são necessariamente indicados para uso em frente a computadores e outros aparelhos eletrônicos, mas você pode optar por acrescentar proteção contra luz azul para resguardar seus olhos da radiação emitida por essas telas. Além disso, opções com proteção contra raios UVA e UVB também são boas pedidas, podendo ser desenvolvidos inclusive com a tecnologia Transitions, na qual suas lentes serão transparentes em locais com baixa iluminação, e passarão automaticamente para lentes escuras quando expostas a ambientes mais iluminados.

Outra opção mais simples de lentes, mas que também podem ser interessantes para óculos de grau para leitura são as desenvolvidas com tecnologia antirreflexo, que vão reduzir a luz refletida na superfície da lente e tornarão o uso dos óculos mais confortável. Enfim, diversas são as opções que você pode inserir nas suas lentes para que seus óculos de leitura feminino sejam completos, basta escolher a tecnologia que melhor se encaixe com o seu perfil e as suas necessidades.

5- Faça a compra dos seus óculos de leitura feminino em uma óptica de confiança

Apesar de serem óculos mais “simples”, que iniciam o usuário ao universo dos óculos de grau, óculos de leitura são peças fundamentais para a saúde e conforto dos seus olhos. Por isso é importante que, mesmo sendo seus primeiros óculos, você procure profissionais especializados no assunto, iniciando pela consulta com um oftalmologista de confiança e seguindo para a compra da sua armação em uma óptica especializada.

https://www.viziaoptica.com.br/lojas

Você provavelmente já ouviu falar nos populares “óculos de farmácia”, certo? Eles são modelos disponíveis a pronta entrega em algumas farmácias, variando o grau das lentes, mas prontos para serem adquiridos por alguém que apenas indique alguns sintomas de dificuldade de leitura para o farmacêutico. Apesar de ser uma prática comum, ela é altamente contraindicada. Afinal, apesar de possuírem a devida formação, farmacêuticos não são especialistas em saúde ocular e, portanto, não possuem os aparatos técnicos para examinar seus olhos e confirmar se o que você precisa realmente são óculos de leitura.

Na Vízia também temos modelos como esse em casos de clientes que queiram começar por um investimento menor. Mas, como esses modelos costumam ser de tamanho único e com o mesmo grau nas duas lentes, indicamos que, pelo menos, você faça sua consulta com um oftalmologista para verificar se a necessidade de grau é a mesma no seu olho esquerdo e direito. Assim, a chance de você se adaptar a esses óculos de leitura será bem maior.

Porém, se o seu caso envolver graus diferentes e/ou outros problemas de visão, contamos com o Visioffice para desenvolver óculos de acordo com a sua necessidade. Um aparelho de medidas digitais que auxilia nossa equipe a tomar as medidas das lentes e desenvolver óculos padronizados, adaptados especificamente para o seu rosto. A tecnologia permite que isso seja feito de maneira mais rápida e segura para que você tenha óculos de leitura adaptados de acordo com as proporções do seu rosto e com as suas necessidades.

Independentemente de qual for a escolha do seu modelo de óculos de leitura, é importante que você tenha em mente que comprá-los em uma óptica de confiança fará toda a diferença para que você tenha um produto de qualidade e que garantirá a saúde da sua visão.

Na Vízia contamos com 12 lojas espalhadas pela região da serra Gaúcha, mas você também pode contar com a nossa expertise em nosso e-commerce. Qualquer que seja a sua escolha, nossa equipe estará preparada para te ajudar a encontrar os óculos de leitura feminino ideais.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.