Acessórios e óculos indicados para cada tipo de rosto.

Acessórios e óculos indicados para cada tipo de rosto.

Quando o assunto é moda e beleza temos, quase de forma literal, um universo de dicas e tendências para nos guiar e descobrir qual combinação faz mais sentido com o nosso estilo, não é mesmo? Há bastante tempo um dos assuntos que adentrou esse universo foi o do quanto o formato de cada rosto pode direcionar nossas decisões no momento de compor um bom look. Por isso, trouxemos este conteúdo para deixar nossa contribuição com dicas dos óculos e acessórios indicados para cada tipo de rosto. Vamos lá?

Quais são os tipos de rosto existentes?

Vários conteúdos trazem uma infinidade de formatos de rosto, mas hoje abordaremos os mais conhecidos: redondo, quadrado, oval, retangular, coração e diamante.

Cada um deles remete a uma forma que já conhecemos e que mais se aproxima com as linhas do rosto de cada pessoa, mas, não de forma tão perceptível, por isso muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual é o seu tipo de rosto. O interessante sempre é procurar um profissional para essa descoberta, mas alguns truques podem nos ajudar a descobrir qual é o nosso caso.

De forma breve, rostos retangulares costumam ter a face mais larga. Semelhantes a ele, os rostos em formato quadrado ou redondo têm a face larga, mas também alongada. Já faces ovais, diamante e coração têm um formato mais longo do que largo.

Como medir?

As principais proporções para descobrir qual é o formato do seu rosto são o comprimento e a largura dele, mas alguns traços como os do maxilar, queixo, maçãs do rosto e testa podem auxiliar nessa descoberta.

Basicamente, existem duas formas mais conhecidas para fazer essa medição, a primeira consiste em prender o cabelo em um rabo de cavalo e observar as linhas do seu rosto em frente à um espelho. Trace uma linha imaginária ao redor do seu rosto, sem levar em consideração as orelhas, e observe com qual das formas que citamos acima ele mais se assemelha.

A questão com essa técnica é que ela não se trata de algo muito preciso, depende de uma linha imaginária e da associação que você fará com os tipos de rostos que apresentamos, por isso, a segunda técnica e a que mais recomendamos é a que utiliza uma foto para tirar as medidas da sua face.

Pegue uma foto sua impressa que você não queira mais guardar e trace com lápis ou caneta uma linha vertical, da sua testa ao queixo, e uma linha horizontal, de uma bochecha a outra, dividindo seu rosto em quatro partes. Agora, faça o traço ligando as pontas exteriores dessas linhas e, com a foto em mãos, observe o desenho que se formou para saber qual é o tipo do seu rosto.

Outra técnica que se assemelha a essa que indicamos acima e pode ser uma opção mais viável é fazer uma selfie com o seu celular, de preferência com o cabelo amarrado e posicionando o aparelho de uma forma que seu rosto fique reto e alinhado à câmera, quase como uma foto para documentos tirada em um estúdio. Com a foto feita, utilize a configuração de edição de foto do seu celular, ou um aplicativo de sua preferência, e faça o mesmo processo de desenhar as linhas horizontal e vertical no seu rosto. Com as linhas traçadas, una as pontas exteriores e note com qual formato seu rosto mais se assemelha.

Visagismo

Recentemente abordamos esse assunto em um dos artigos do nosso blog, mas é interessante lembrar que hoje contamos com profissionais da área visagista que podem nos auxiliar nesse momento de descoberta do tipo de rosto que temos.

A técnica do visagismo consiste em analisar o seu perfil, estilo e gostos pessoais para descobrir quais são os óculos, cortes de cabelo, cores, maquiagens, design de sobrancelhas, acessórios, roupas e etc., mais indicados para você.

Com técnicas de entrevista, observação e muito mais, o visagista perceberá quais peças podem valorizar sua beleza natural de acordo com o formato do seu rosto, tom da sua pele e outras características. Por isso, procurar um profissional especializado na área pode ser o mais interessante para descobrir qual é o seu tipo de rosto e, a partir de então, seguir as dicas que preparamos para você.

Rosto redondo

Rostos redondos, como a própria forma geométrica indica, possuem um formato com ângulos menos definidos e linhas de expressões como as do maxilar, queixo e bochechas mais arredondadas. No momento da medida do seu rosto, pela técnica das linhas que indicamos, uma dica interessante é medir o tamanho da linha vertical e horizontal, afinal, rostos redondos têm o tamanho destas linhas muito semelhantes.

Outra sugestão é analisar o tamanho da sua testa e a distância entre a parte inferior do nariz e do queixo, porque esse formato de rosto costuma ter proporções menores entre esses espaços. Além disso, o maxilar também pode ser um bom indicativo de que este é o seu tipo de rosto caso tenha a largura semelhante à da testa.

Rostos redondos se assemelham ao formato dos rostos ovais, que citaremos mais adiante neste conteúdo, por isso também a importância de observar o seu maxilar, afinal, a diferença mais significativa entre estes tipos de rosto está nessa parte que costuma ser mais larga na face redonda.

Óculos recomendados

Já desenvolvemos um conteúdo aqui no blog dando dicas das armações mais indicadas para os óculos de sol de pessoas com rostos redondos, mas, armações para óculos de grau seguem a mesma linha. Como seu formato não possui ângulos tão definidos e já conta com linhas de expressão mais arredondas, é interessante que você busque por armações que tragam linhas retas para o seu rosto para deixá-lo mais harmonioso.

https://lojavirtual.viziaoptica.com.br/armacao-vogue-vo5277l-w44.html

No entanto, além de observar armações que tragam formatos diferentes ao seu rosto, outro ponto importante a ser observado é o seu tamanho, afinal, é interessante que a sua armação seja proporcional ao tamanho do seu rosto para que ele não fique escondido atrás dos óculos. Então, a dica que damos é buscar por armações quadradas ou retangulares, que acrescentarão linhas retas e ângulos ao seu rosto. Os óculos no formato gatinho, por contar com os cantos externos mais pontudos, disfarçarão as linhas arredondadas da sua face, sendo também uma boa opção. Além disso, óculos com formas geométricas como modelos em losango também são uma boa pedida para pessoas com rosto redondo.

Por fim, os óculos do tipo aviador também podem ser uma opção, afinal, mesmo tendo um formato mais arredondado do que os mencionados anteriormente, são um clássico e têm essas linhas arredondadas um pouco mais discretas do que outros modelos, sendo uma boa armação para que tem o rosto redondo e mesmo assim gosta de óculos mais arredondados.

Acessórios mais indicados

Assim como os óculos, também existem acessórios mais indicados para cada tipo de rosto. A intenção com estes objetos é auxiliar quem o porta a camuflar ou realçar as características que deseja, por isso, além de observar o formato do seu rosto, recomendamos que fique atento ao comprimento de seu pescoço e as dimensões de seu nariz e queixo, afinal essas medidas também serão boas guias no momento de escolher seus acessórios.

A dica principal para pessoas com rosto redondo é investir em brincos e colares que deem um efeito de alongamento à sua face, por isso, evite colares que fiquem justos ao seu pescoço e brincos pequenos e/ou com formatos arredondados, afinal esse já é o formato do seu rosto.

O mais indicado, então, é procurar por brincos mais longos, com formatos assimétricos, quadrados e até com o formato de gota d’água. Em relação aos colares, opções maiores também são interessantes para dar a impressão de que o seu rosto é mais alongado, nesse sentido, colares com pingentes em tipo V são ótimas opções.

Rosto quadrado

Pessoas com formato de rosto quadrado, assim como as de rosto redondo, têm as proporções entre as linhas vertical e horizontal semelhantes, ou seja, o comprimento e largura da face têm medidas muito próximas uma da outra. A diferença, então, está nos ângulos e linhas de expressão que no rosto do tipo quadrado são mais retos e simétricos.

Rostos quadrados também podem ser facilmente identificados pela testa e pela linha da mandíbula que costumam ter ângulos mais retos do que os outros formatos de rosto. De modo geral, a indicação é que você procure por óculos e acessórios que tragam aspectos diferentes ao seu rosto, proporcionando assim um equilíbrio de formas que o torne mais harmonioso.

Armações indicadas

As armações para rostos quadrados seguem nesse sentido de buscar modelos que tragam ângulos diferentes a sua face, por isso, armações quadradas, retangulares, com linhas e ângulos retos não são as mais recomendadas, afinal, elas farão com que seu rosto pareça ainda mais quadrado.

https://lojavirtual.viziaoptica.com.br/armacao-ralph-ra7122-5892.html

Por isso, nossa sugestão é que você aposte em modelos mais arredondados como óculos do tipo redondo estilo anos 70, modelos aviador, gatinho e os clássicos clubmaster da marca Ray-Ban.

Opções de acessório

Nos acessórios a dica muda um pouquinho, ao contrário dos óculos, recomendamos que você evite acessórios redondos se estes forem muito pequenos, principalmente se o seu pescoço não for muito alongado. Peças triangulares e com linhas muito retas também não são as mais indicadas.

Contudo, pessoas com rosto quadrado podem investir em peças arredondadas se seu tamanho for médio, afinal, como já comentamos, elas trarão ângulos diferentes para o seu rosto, tornando-o mais harmonioso. Além disso, brincos em formato oval, geométrico e até mesmo as clássicas argolas são boas pedidas, principalmente se terminarem depois de sua mandíbula porque, assim, deixarão seu rosto com um aspecto mais alongado.Quanto aos colares, sugerimos que se esse for o formato do seu rosto você busque por acessórios que sigam as mesmas dicas dos brincos, investindo também em colares mais horizontais.

Rosto oval

Este é um dos formatos de rosto mais apreciado pelo mundo da beleza por ser considerado o com mais possibilidades de combinação, um rosto simétrico que costuma dispor de linhas de expressão e ângulos mais equilibrados.

Se este é o seu tipo de rosto a linha vertical de sua face, que representa seu comprimento, é um pouco maior do que sua largura, representada pela linha horizontal do seu rosto. Com isso, rostos nesse formato costumam ser mais alongados que os demais, além disso rostos ovais têm o tamanho da testa maior do que o queixo.

A escolha pelos óculos

Se o formato oval é o seu caso, temos uma ótima notícia: a grande maioria das armações de óculos combinam com o formato da sua face. Por ela ter essa característica mais simétrica, você pode abusar de armações redondas, quadradas, enfim, a que mais lhe interessar. A recomendação geral, no seu caso, é que você procure conversar com especialistas sobre suas outras características e estilo para que juntos cheguem aos óculos que mais representem sua personalidade.

https://lojavirtual.viziaoptica.com.br/armacao-prada-pr-04wv-07h1o1.html

Contudo, seguindo a linha do que comentamos anteriormente sobre investir em armações que complementem seu formato de rosto e tragam ângulos e linhas diferentes para torná-lo mais harmonioso, recomendamos que procure armações quadradas ou retangulares.

Nos acessórios

Aqui também se aplica a regra geral que comentamos acima, invista em acessórios que equilibrem o formato do seu rosto e tragam ângulos diferentes a ele. Rostos ovais são mais alongados em seu comprimento, por isso nossa sugestão é que você procure por colares que, assim como os recomendados para rostos quadrados, valorizem a horizontalidade de seu colo e pescoço.

Nos brincos, um bom pedido são os modelos arredondados, em forma de gostas d’água, ovais e com largura média. Brincos no estilo pendente também são uma ótima escolha para pessoas com rosto oval, mas cuidado para não escolher peças longas demais, afinal, elas reforçarão o comprimento da sua face.

Rosto retangular

Também conhecido popularmente como rosto longo, esse formato de face costuma ser mais estreito nas maçãs do rosto e apresentar um comprimento maior da linha vertical, entre a testa e o queixo.

Com ângulos e linhas de expressão semelhantes ao rosto quadrado, esse tipo de rosto sugere a utilização de óculos com formatos mais arredondados para harmonizar as proporções de seu formato e dar destaque à largura do rosto ao invés de seu comprimento.

Nesse sentido, nossa principal recomendação é que você busque por armações que suavizem o contorno do seu rosto, como modelos gatinho, aviador, e o clássico Ray-Ban 7140 que apresenta uma mistura interessante de armação oval com arredondado.

Dicas de acessórios

Para pessoas com formato de rosto retangular, recomendamos acessórios que tenham tamanhos médio e grande e preferencialmente com formatos ovais ou arredondados para valorizar o comprimento do seu rosto. Brincos interessantes para pessoas com esse tipo de rosto são as clássicas e ousadas argolas ou então as tradicionais pérolas.

https://lojavirtual.viziaoptica.com.br/oculos-ray-ban-rb3025l-001-3f.html

Assim como os óculos, é interessante evitar brincos e colares largos demais e com ângulos muito retos, afinal, estes já são traços do seu formato de rosto.

Rosto coração

Como o próprio desenho de um coração já indica, rostos neste formato têm a testa mais larga e o queixo mais estreito. Além disso, pessoas com esse formato da face também têm as maçãs do rosto mais altas, por isso, a recomendação geral é que na escolha dos seus óculos você evite armações muito grandes e grossas.

A escolha de óculos e acessórios

Assim como rostos ovais, diversas são as opções de óculos que combinam com esse formato de rosto, mas, os mais indicados são aqueles com formas retangulares e ovais, além disso, outro modelo recomendado é o gatinho. Se este for o seu tipo de rosto, armações de meio aro ou até mesmo sem aro podem ser combinações interessantes por conta da sua maçã do rosto. Além disso, armações em metal e acrílico transparente costumam realçar o charme do seu rosto sem escondê-lo.

Quanto aos acessórios, a recomendação é que você invista em brincos que destaquem a parte inferior do seu rosto, por conta da sua estrutura um pouco mais afinada. Nesse sentido, brincos alongados e com curvas são uma boa pedida.

Óculos e acessórios para rosto diamante

Rostos com esse formato não são tão comuns de se encontrar, mas, se este for o seu caso, significa que o seu tipo de rosto apresenta a testa e a linha do maxilar mais estreitas e marcantes em comparação com suas bochechas.

O recomendado para pessoas com este tipo de rosto é focar em armações com curvas mais alongadas ou então em formatos quadrados ou ovais e que, de preferência, tenham aros mais discretos como os das armações em metal.

No quesito de acessórios, indicamos a utilização de brincos em modelos médios e pequenos, como por exemplo as clássicas argolas, ou então que tenham mais volume na parte de baixo. A intenção de utilizar essas peças é que você crie uma visão mais alargada do queixo e suavizada das maçãs do rosto. Também é interessante evitar colares e brincos com formatos muito angulares, afinal, seu rosto já têm estes traços.

Então, em resumo, bons modelos de óculos e acessórios são aqueles que se harmonizam com os ângulos e proporções de cada formato de rosto. O objetivo, por tanto, é encontrar o que mais destaca a sua beleza natural e esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado nessa busca.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das dicas de beleza, moda e lifestyle. Você pode também assinar a nossa newsletter para receber os conteúdos e promoções da Vízia diretamente no seu e-mail.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.