5 passos para escolher os óculos de leitura feminino ideais

5 passos para escolher os óculos de leitura feminino ideais

Escolha seus óculos de leitura feminino com as dicas para encontrar o modelo ideal e ter mais qualidade nas tarefas diárias.

Começou a esticar o braço para conseguir ler um livro? Ou então vem percebendo que dores de cabeça têm se tornado mais frequentes ao longo dos dias?

Sente que ao parar de ler uma revista seus olhos têm ficado mais secos e até mesmo ardentes?

Então temos uma notícia para você.

Esses podem ser sinais de que chegou o momento de investir em óculos de leitura.

Para te ajudar nessa busca, criamos esse conteúdo com 5 dicas que, com certeza, vão te auxiliar na missão de escolher os óculos de leitura feminino ideais.

O que são óculos de leitura?

Apesar dos óculos de leitura serem acessórios bem comuns, principalmente a partir de certa idade, ainda tem muitas pessoas que não sabem do que eles se tratam.

Se este é o seu caso, vamos partir do básico: óculos para leitura de perto, como o próprio nome sugere, são indicados para pessoas que começam a apresentar dificuldade em momentos de leitura, ou então olhos cansados após ficarem concentrados por muito tempo em apenas um texto.

mulher segurando livro, no rosto está usando óculos de leitura feminino

Antigamente era muito comum ver óculos de leitura com grau apenas na parte inferior da lente.

Eles eram conhecidos como meia-taça ou meia-lua e muito associados à imagem de pessoas mais idosas, que utilizam óculos posicionados na ponta do nariz.

Mas, se isso é o que vem em sua mente quando falamos sobre óculos de leitura, você está muito enganada.

Hoje a confecção de óculos como esse já não é mais incentivada.

Então, a lente utilizada é a conhecida por armação inteira, na qual a integridade da lente é confeccionada de acordo com o grau de quem vai utilizar os óculos.

Para quem são indicados esse tipo de óculos?

Vamos conhecer melhor o público para quem eles são indicados?

Os óculos de grau para leitura não são exclusividade de pessoas mais velhas, apesar de serem mais comuns em pessoas com idades mais avançadas.

Esse tipo de óculos pode ser indicado para pessoas de qualquer idade, dependendo dos sintomas que ela apresentar.

Geralmente, são recomendados quando a visão passa a se alterar e é comum desenvolver a presbiopia, ou vista cansada, como é popularmente conhecida.

Quando fazemos o recorte desses dados para o público feminino, o problema de visão é comumente identificado no período da menopausa.

mulher loira de blusa preta com cabelo amarrado segurando óculos de leitura feminino de grau na mão direita

Um dos problemas oculares mais frequentes em mulheres nesta fase da vida é o da síndrome do olho seco.

Mas, além dele, problemas como catarata, glaucoma e a própria presbiopia são mais comuns ao final do período fértil feminino.

Outro ponto importante é que os óculos para leitura não estão diretamente relacionados ao uso em frente a computadores, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

Este é um fator facilmente confundido entre os iniciantes no universo dos óculos.

Mas, apesar dos óculos para uso em frente às telas ser algo diferente dos óculos de leitura, o segundo pode ser utilizado em ambos os casos, desde que seja confeccionado com a devida proteção contra luz azul.

Como saber se preciso usar óculos para leitura? Quais os sintomas?

Confira alguns dos sintomas que você precisa estar atenta para identificar se a necessidade de uso de óculos de leitura se aproxima:

  • Vista cansada ou embaçada após um período de leitura
  • Dores de cabeça frequentes
  • Sensibilidade à luz
  • Ardência nos olhos
  • Olhos secos durante a leitura

5 passos para acertar na escolha

Se você se identificou com um ou mais dos sintomas que acabamos de descrever, provavelmente você está precisando ir em busca dos seus óculos de leitura feminino.

Para te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas fundamentais. Dá uma olhada!

1. Consulte seu oftalmologista

O mais importante de tudo nesse momento é se cercar de profissionais que entendam do assunto.

Então, marque o quanto antes sua consulta com o oftalmologista.

Nela, você fará os exames necessários para averiguar o que está acontecendo com a sua visão e poderá conversar abertamente sobre as dificuldades que vêm enfrentando em relação a isso.

mulher está em frente a um aparelho de verificação de acuidade visual durante uma consulta no oftalmologista para saber se precisa de óculos de leitura feminino

Outro aspecto crucial desta visita ao consultório médico especializado está justamente na descoberta de possíveis outros problemas de visão, que só poderão ser encontrados na consulta.

Não basta fazer a primeira consulta e depois não retornar para os exames de rotina, ok?

A recomendação é que você visite o seu oftalmologista, pelo menos, uma vez ao ano.

2. Descubra o modelo de armação de óculos para leitura indicado para o seu tipo de rosto

Começar a usar óculos é um grande passo, afinal, além de adaptar seus olhos ao novo acessório, será necessário se acostumar com o objeto como parte do seu visual.

Por isso, é importante que você escolha um modelo que combine com o seu estilo, mas também com o próprio formato do seu rosto.

Leia mais sobre o assunto no texto Acessórios e óculos indicados para cada tipo de rosto.

Em ópticas especializadas geralmente você pode contar com atendentes que entendem do assunto e podem te ajudar, como é o caso da Vízia.

Caso queira investir um pouco mais nesse processo, você pode contar com um visagista.

Esses profissionais farão um estudo das suas características físicas para indicar os melhores modelos de óculos para leitura, indo do formato da armação, material e cores.

Tudo isso buscando os óculos que mais combinarão com o seu perfil.

É importante que para além da questão estética, seus óculos de leitura feminino se encaixem perfeitamente ao seu rosto e sejam confortáveis.

Existem armações mais indicadas para cada perfil de pessoa e somente um profissional especializado poderá interpretar suas necessidades para indicar quais são os melhores óculos de leitura para você.

3. Encontre óculos de leitura feminino no seu estilo

É interessante que você tenha em mente que, além de ser um objeto importante para sua saúde ocular, eles também são um ótimo acessório que podem dar o toque final a um look e até mesmo demonstrar sua personalidade.

Os óculos de leitura podem ser a primeira coisa que alguém vai reparar ao te conhecer. Mesmo sendo utilizados com menos frequência do que os tradicionais óculos de grau.

Em casos como esse, a primeira impressão pode ditar tudo o que virá a seguir, certo?

Então, invista em modelos que deixem claro quem é você, ou então quem você quer ser.

Óculos de leitura feminino podem ser o primeiro passo para você desenvolver sua marca pessoal, basta que você escolha armações que mostrem ao mundo a sua personalidade.

Para isso, você pode investir em armações mais diferentonas, feitas em material colorido ou então combinando com outra tendência de moda.

O importante é deixar sua marca por onde passar.

Confira nosso e-book com essas e outras dicas que podem te ajudar a construir sua marca pessoal.

4. Invista em lentes de qualidade

Apesar dos óculos serem indicados para momentos de leitura, isso não significa necessariamente que você precisa começar com óculos de lentes mais básicas.

Os óculos de grau para leitura são produzidos em armações inteiras. Porém, isso não significa que você não possa investir em diversos outros tratamentos de lente que trarão mais praticidade para a sua rotina.

Você pode optar por acrescentar proteção contra luz azul, por exemplo. Já que os óculos de leitura não são necessariamente indicados para uso em frente a computadores.

Além disso, opções com proteção contra raios UVA e UVB também são boas pedidas.

A tecnologia Transitions é uma ótima alternativa também , na qual, as lentes são transparentes em locais com baixa iluminação, e lentes escuras quando expostas a ambientes mais iluminados.

As lentes com tecnologia antirreflexo são uma outra opção mais simples de lentes, mas que também podem ser interessantes para óculos de grau para leitura.

Contudo, elas vão reduzir a luz refletida na superfície da lente e tornarão o uso dos óculos mais confortável.

Enfim, diversas são as opções que você pode inserir nas suas lentes para que seus óculos de leitura feminino sejam completos, basta escolher a tecnologia que melhor se encaixe com o seu perfil e as suas necessidades.

5. Adquira os óculos em uma óptica de confiança

Os óculos de leitura são peças fundamentais para a saúde e conforto dos seus olhos.

Mesmo sendo seus primeiros óculos é fundamental procurar profissionais especializados no assunto.

Após passar pela consulta com um oftalmologista de confiança e opte por armações de ópticas especializadas e de confiança.

Óculos de farmácia são confiáveis?

Você provavelmente já ouviu falar nos populares óculos de farmácia, certo?

Esses modelos estão prontos e disponíveis em algumas farmácias, variando o grau das lentes. Bastando apenas indicar os sintomas de dificuldade de leitura para o farmacêutico.

No entanto, apesar de ser uma prática comum, ela é altamente contraindicada.

Os farmacêuticos não são especialistas em saúde ocular, mesmo com a devida formação em sua área.

Entretanto, não possuem os aparatos técnicos para examinar seus olhos e confirmar se o que você precisa realmente são óculos de leitura.

Na Vízia também temos modelos como esse em casos de clientes que queiram começar por um investimento menor.

Faça sua consulta com um oftalmologista para verificar se a necessidade de grau é a mesma no seu olho esquerdo e direito.

Visite uma das lojas da Vízia Óptica e conheça o Visioffice

O Visioffice é uma ferramenta que desenvolve óculos de acordo com a sua necessidade.

É um aparelho de medidas digitais que auxilia a equipe a tomar as medidas das lentes e desenvolver óculos padronizados, adaptados especificamente para o seu rosto e suas necessidades.

Comprar seus óculos em uma óptica de confiança fará toda a diferença para que você tenha um produto de qualidade e que garantirá a saúde da sua visão.

Na Vízia, contamos com 12 lojas espalhadas pela região da serra Gaúcha, mas você também pode contar com a nossa expertise em nosso e-commerce.

Nossa equipe está preparada para te ajudar a encontrar os óculos de leitura feminino ideais. Venha nos visitar!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.