Tomada de medidas digital: entenda a importância para confecção dos seus óculos de grau

Tomada de medidas digital: entenda a importância para confecção dos seus óculos de grau

Diversos são os detalhes a se estar atento no momento de comprar novos óculos: grau, material da armação, estilo, cor, tipo de lente, etc. Fazer essas escolhas pode até não ser uma tarefa fácil, mas com as orientações dos profissionais adequados o processo pode se tornar muito mais simples. Por isso, no conteúdo de hoje vamos falar sobre a tomada de medidas digital e porque ela deve ser um aspecto observado por você no momento de escolher uma óptica.

Medidas tomadas para a confecção dos seus óculos

Recentemente demos algumas dicas por aqui de como você pode ler sua receita de óculos, certo? Naquele conteúdo, abordamos alguns termos importantes que costumam aparecer nas receitas oftalmológicas e explicamos seus significados. Por exemplo, você lembra dos termos Distância Pupilar (DP) e Distância Naso-Pupilar (DNP)? Pois é, junto com a Altura Pupilar (ANP) elas são as 3 principais medidas a serem tomadas no momento de fazer seus óculos de grau.

Mas, vamos relembrar um pouco o que cada um desses termos significa. Distância Pupilar, a DP, é o espaço que existe entre a pupila do seu olho esquerdo e a pupila do seu olho direito, ela é uma medida importante para que as suas pupilas estejam alinhadas ao centro óptico das lentes. A Distância Naso-Pupilar (DNP), por sua vez, indica a distância que existe entre as pupilas dos seus olhos e o seu nariz, essencial para que o técnico que instalará suas lentes na armação escolhida saiba qual o deslocamento que precisará ser feito em sua lente para que o meio dela fique alinhado ao centro do seu olho.

Apesar de terem nomes parecidos, essas medidas são diferentes uma da outra, então não confunda. Já a Altura Pupilar, ALT, é a distância que existirá do centro da sua pupila até a base inferior da lente, fundamental para a distribuição do seu campo de visão nos óculos.

Método “analógico”

Antigamente, com a falta de tecnologias avançadas, a medida desses indicadores era feita por meio de uma régua simples, específica para procedimentos como esse, mas ainda assim realizada de forma manual pelos técnicos dos estabelecimentos.

Com ela era possível calcular as medidas necessárias para a confecção dos seus óculos, observando alguns critérios como:

  • A distância horizontal entre as bordas internas das lentes;
  • A distância vertical entre as bordas;
  • A distância da ponte dos óculos, parte que fica no seu nariz, observando a distância entre a borda da lente esquerda e a da lente direita;
  • A altura do centro ocular, ou seja, a distância da borda inferior da lente até o centro da sua pupila;
  • E a medida diagonal das lentes.

Como você pode perceber são muitos detalhes a serem observados e as medidas costumam ter pequenas diferenças entre si, questão de poucos milímetros, mas que, se mal calculados podem fazer toda diferença.

Além disso, outra técnica utilizada para a tomada de medidas no momento de confecção dos óculos de grau era o pupilômetro, usado para fazer a medição das distâncias pupilares e naso-pupilares. O aparelho funcionava como uma espécie de binóculos, na qual de um lado ficava o técnico da óptica, observando os olhos de seu cliente, posicionado do lado oposto do aparelho.

Acontece que, por mais que estejamos falando de métodos analógicos e pouco precisos, muitas ópticas ainda utilizam essas técnicas para a tomada de medidas de seus clientes. Porém, o procedimento não é o mais indicado pelos especialistas, porque apesar dos treinamentos que costumam ser realizados com os técnicos para diminuir as chances de erro, a falha humana ainda é uma possibilidade.

Uma má tomada de medidas pode causar desconforto ao paciente e problemas de adaptação com os óculos, ocasionando dores de cabeça, dificuldades para enxergar bem em todos os pontos da lente, além de poder prejudicar ainda mais a visão a longo prazo.

A tomada de medidas digital

Hoje, contamos com tecnologias avançadas que permitem a tomada de medidas de forma digital. O aparelho mais conhecido do mercado nesse sentido é o Visioffice, uma máquina que proporciona uma maior precisão na tomada de medidas das lentes, com mais rapidez e segurança.

De acordo com alguns especialistas, o Visioffice é de certa forma uma evolução do pupilômetro, afinal as medidas tomadas para a confecção de óculos de grau continuam sendo as mesmas. A diferença é que, agora, a tecnologia é utilizada a favor dos profissionais das ópticas, facilitando a tomada de medidas e diminuindo consideravelmente as chances de erro.

Por meio do aparelho, o paciente é convidado a colocar em seu rosto a armação escolhida junto de uma espécie de sensor posicionado pelo técnico da loja em questão. Em seguida, o paciente é direcionado para a frente do Visioffice, que conta com um espelho para que ele se observe e é justamente dentro deste espelho que está o grande segredo da máquina.

No momento em que o paciente estiver posicionado o Visioffice emitirá uma luz na direção de sua retina e, por meio de seu software, detectará os pontos do sensor instalado em sua armação. Com essa captação o aparelho conseguirá as medidas da DP, DNP e ANP que comentamos, além de obter informações mais precisas pela análise dos hábitos do paciente, como o ângulo de sua visão, o chamado coeficiente cabeça/olhos que permite a adaptação das lentes ao comportamento do paciente, e muitos outros fatores.

Com a tomada de medidas digital, em questão de poucos minutos, você terá um documento completo com todas as informações necessárias para que a sua armação esteja adequada com as suas necessidades e comportamentos.

Na Vízia Óptica todas as unidades contam com seu próprio Visioffice para tomada de medidas digital. Por meio do software do aparelho, nossos atendentes conseguem gerar dados completos da armação no rosto dos pacientes em, no máximo, 5 minutos, proporcionando uma maior qualidade e segurança dos óculos de grau para cada cliente.

Ficou interessado em fazer seus novos óculos na Vízia Óptica? Procure a loja mais próxima de você para contar com a nossa tecnologia na tomada de medidas.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.