O que é DNP e por que ela é uma medida importante para escolher a sua armação?

O que é DNP e por que ela é uma medida importante para escolher a sua armação?

Comprar óculos de grau na ótica pode ser fácil e simples, afinal, no local você possui uma equipe para te auxiliar com os tipos de armação, cores, modelos e, claro, ajustes técnicos necessários. Mas, e quando compramos óculos pela internet, ou armações online para colocar as lentes na ótica?

Como saber se aquele formato de óculos vai ser o ideal para o seu dia a dia? No texto de hoje, vamos falar sobre uma sigla que poucos conhecem, a DNP. Vamos explicar o que é DNP e por que ela é uma medida importante para escolher a sua armação. Confira abaixo.

O que é DNP?

A sigla é a abreviação de distância naso-pupilar, ou seja, é a medida em milímetros da distância da pupila em relação ao centro do nariz. Mas porque essa medida é tão importante quando falamos de óculos de grau especificamente? A DNP é utilizada pelas óticas para que o grau dos óculos seja centralizado na região certa e, dessa forma, corrigir a necessidade de cada cliente.

A DNP é usada quando falamos em grau e correções oculares, como miopia, astigmatismo e outras questões.

Outra medida importante para os seus óculos é a DP, chamada distância pupilar, também em milímetros. Diferentemente da DNP, a DP corresponde à distância entre as duas pupilas.

Mas como saber a minha DNP?

Muitos oftalmologistas realizam essa medição durante o exame convencional para saber o grau e a correção que deve ser feita. É importante saber que essa medida pode estar na receita médica, olhe com atenção assim que recebê-la do seu oftalmologista.

Vale a dica de pedir para que ele lhe indique onde está o número na receita, desse modo ao fazer uma compra online na qual o número será requisitado, você já possui em mãos.  

Caso você não se atente a isso durante a consulta com um oftalmo, ao chegar na ótica peça para que seja feita a medição, pois algumas receitas podem vir com o indicativo “Medir DNP” ou “DNP a medir”.

Lembrando que não existe uma DNP padrão, pois varia de pessoa para pessoa, então é muito importante medi-la sempre por um profissional qualificado.

A importância da medida certa

Medidas mal feitas podem prejudicar seus olhos a longo prazo, pois elas descentralizam a lente do centro do seu olho. Ou seja, você acaba sendo obrigado a forçar a visão. A armação pode ficar caindo do rosto e gerando ainda mais incômodo.

Portanto, antes de adquirir a armação dos seus óculos de grau certifique-se de ter a medida correta de sua DNP e todas as outras necessárias.

Agora que você já sabe o que é uma DNP e está mais atento a esse número, que tal navegar no nosso blog e conferir outros textos sobre curiosidades, dicas, informações para sua saúde ocular e claro, modelos de óculos de grau e de sol para seu estilo de vida?

Conheça o projeto Ver Melhor

O Projeto Ver Melhor é mais uma forma de cuidar de você. A missão do projeto é traduzida na saúde e no olhar dos clientes. Nosso trabalho se concretiza pela dedicação dos técnicos que realizam a acuidade visual totalmente gratuita. Assim, pode se identificar possíveis dificuldades visuais e, se necessário orientamos a consulta com o seu oftalmologista.

Saiba mais clicando aqui

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.