Óculos com lente polarizada: para que serve?

Óculos com lente polarizada: para que serve?

Vem dar uma olhada no conteúdo que preparamos sobre lente polarizada: para que serve? E como eles protegem seus olhos da incidência do sol.

Em óculos, a polarização se trata de uma tecnologia desenvolvida para proteger, ainda mais, os olhos dos raios ultravioletas emitidos pelo sol e muito mais.

Por isso, se você está em busca de novos óculos de sol para aproveitar o verão, vem ler o conteúdo que preparamos sobre os óculos polarizados para entender se essa é uma boa opção para você.

O que é lente polarizada?

Antes de qualquer coisa, que tal voltarmos um pouco aos tempos de escola?

Mais precisamente ao estudo da propagação da luz? Isso vai ser importante para entender como esses óculos funcionam.

Fontes luminosas, como o sol por exemplo, costumam emitir luzes formadas por ondas que vão para várias direções e são conhecidas pelos cientistas como luzes naturais, ou então luzes não polarizadas.

A polarização acontece quando algum elemento faz com que essas ondas de luz que antes iam para várias direções passem a ser emitida em apenas uma.

Ok, talvez você tenha ficado um pouco confuso agora, mas é mais simples do que parece.

Você provavelmente já viu essa imagem aqui circulando pela internet:

Esse desenho representado na capa é uma referência ao prisma de Newton, cientista e matemático que fez o experimento para estudar as cores dos corpos. Para explicar lente polarizada para que serve

Essa imagem se trata da capa de um dos álbuns mais famosos do Pink Floyd, banda britânica formada nos anos 1960, o The Dark Side of the Moon, lançado em 1973.

O desenho representado na capa é uma referência ao prisma de Newton, cientista e matemático que fez o experimento para estudar as cores dos corpos.

A experiência não está diretamente relacionada ao estudo da polarização, mas vai ser útil para entender o fenômeno que queremos te explicar.

Pense que a polarização acontece quase como o inverso do prisma do álbum, onde a luz branca passa a refletir vários feixes de luz colorida.

Na polarização, o que acontece é que vários feixes de luz, que antes eram direcionados para vários ângulos, ao encontrar um objeto na natureza passam a ser refletidos em apenas um feixe de luz. Emitido em apenas uma direção.

Como os óculos polarizados funcionam?

Tudo bem, agora que você compreendeu o princípio básico da polarização, vamos entender como o fenômeno foi adaptado para os óculos de sol.

Como explicamos, ao encontrar um objeto polarizador, os raios solares passam a ser emitidos em apenas uma direção, a horizontal.

Então, visando proteger os olhos desses raios solares, as lentes polarizadas foram desenvolvidas com uma proteção vertical.

Ou seja, protege dos raios solares refletidos por esses elementos polarizadores e permite que apenas ondas de luz verticais cheguem até os seus olhos.

Portanto, além de proteger seus olhos da incidência dos raios UVA e UVB, lentes com essa tecnologia também permitem que você enxergue com mais nitidez e conforto.

Tendo em vista que protegem sua visão dos reflexos emitidos por esses objetos quando atingidos pela luz solar.

Para que isso seja possível, óculos polarizados têm lentes desenvolvidas com uma técnica chamada popularmente de sanduíche.

Na qual, o filtro polarizador é instalado entre duas camadas de resina, material da lente convencional.

Sendo assim, a tecnologia fica protegida de acidentes que podem danificá-la.

Qual a diferença de lente polarizada e a não polarizada?

Ambas as lentes solares protegem os olhos dos raios UVA e UVB emitidos pelo sol e extremamente prejudiciais para a saúde da sua visão.

No entanto, óculos polarizados têm uma maior capacidade de bloquear o ofuscamento causado nos olhos quando a incidência da luz é muito forte.

Nesse caso, lentes com essa tecnologia proporcionam um maior conforto visual ao diminuir a intensidade do brilho e da luz emitidas em dias ensolarados.

Proporcionando uma maior nitidez da visão e a diminuição do embaçamento, aumentando a percepção de cores.

3 Benefícios dos óculos polarizados

Provavelmente a esta altura do texto já deu para perceber que existem vários motivos para optar pela compra de óculos polarizados ao invés de óculos de sol de lente comum.

Além de saber sobre lente polarizada para que serve você tem a garantia de estar levando um produto benéfico para a sua saúde.

Mas, para garantir que você tenha mais informações a respeito da tecnologia, antes de fazer sua escolha, separamos 3 benefícios dos óculos polarizados.

1 – Saúde e conforto

Como já falamos por aqui, óculos polarizados têm lentes com proteção contra raios UVA e UVB.

Assim como os óculos de sol comuns, mas além de proteger os seus olhos contra esses raios prejudiciais à saúde, esses óculos bloqueiam de forma efetiva a incidência do brilho refletido pela luz solar.

Algo que os óculos tradicionais não conseguem fazer.

Por conta dessa proteção redobrada, cientistas da área inclusive apontam que eles podem diminuir ainda mais o risco de você desenvolver catarata e outras doenças oculares.

Além disso, por serem óculos indicados para algumas práticas esportivas, que vamos comentar em breve, as armações dos óculos polarizados costumam ser produzidas em materiais mais leves.

O que acarreta num maior conforto para quem as utiliza.

2 – Melhor qualidade da visão

Esse item responde a pergunta: lente polarizada para que serve?

Por ter uma tecnologia desenvolvida para proteger seus olhos do brilho irradiado pela luz solar, óculos polarizados permitem um maior contraste da visão, aumentando a nitidez e a percepção das cores.

Além disso, toda a proteção pensada para óculos como esses, evitam que os olhos precisem se esforçar tanto para enxergar os objetos por conta da luz solar.

Ou seja, óculos com lente polarizada também diminuem a fadiga visual.

3 – Ótimo custo-benefício

Você deve estar se pergunto se óculos com lentes polarizadas são mais caros do que os óculos de sol convencionais, e normalmente, sim.

Por conta da tecnologia avançada, óculos como esses têm um valor mais elevado do que o habitual, mas sempre gostamos de reforçar a importância de você analisar o custo-benefício.

Com certeza óculos polarizados serão um investimento na saúde dos seus olhos, então, mesmo sendo mais caros, a qualidade da sua visão acaba compensando, não concorda?

Sem contar que, pelo desenvolvimento em “sanduíche”, como comentamos anteriormente, o filtro polarizador fica protegido por outras duas camadas de lente, o que faz com que seja mais difícil que ele quebre ou sofra algum arranhão ao longo do uso.

Ou seja, sim, o valor é mais alto, mas os benefícios e a durabilidade dos óculos polarizados acabam compensando.

Para quais atividades os óculos polarizados são indicados?

Então, agora que você viu mais alguns dos benefícios desses óculos, vamos comentar um pouco sobre quais atividades são recomendadas fazendo o seu uso.

Óculos polarizados são indicados para a prática de atividades ao ar livre em geral, mas, como comentamos agora a pouco, eles também são muito recomendados para a prática de esportes em ambiente externo.

Modalidades muito comuns são, por exemplo, os esportes aquáticos ou na neve, afinal esses são dois elementos que têm efeito polarizador muito grande, o que acaba dificultando a visão de quem está por perto.

Outro esporte muito comum para o qual os óculos polarizados são indicados é o ciclismo, que também é praticado ao ar livre e pode passar por ambientes em que o efeito polarizador ao seu redor também é grande.

Sem contar que a atenção ao trânsito é um fator essencial para quem pratica a atividade, o que em dias ensolarados fica mais fácil ao usar óculos com essa tecnologia.

Além disso, óculos polarizados costumam ser bastante indicados para os amantes da pesca, tendo inclusive marcas especializadas na produção de armações para uso nessa finalidade.

Casos em que os óculos polarizados não são indicados

Como qualquer outra tecnologia, óculos polarizados são recomendados para algumas atividades e desencorajados para outras, então é bem importante que você tenha isso em mente também antes de fazer a sua compra.

Uma dessas atividades é, por exemplo, dirigir à noite, afinal esses óculos são pensados para a utilização em dias ensolarados, ou seja, sua confecção não é feita para a utilização em ambientes com pouca luz, o que pode dificultar, e muito, na condução noturna.

Outra situação em que óculos polarizados não são recomendados é quando for necessário olhar para telas.

Como as de celulares, computadores e até mesmo GPS’s.

Isso se deve ao fato de que lentes polarizadas costumam reduzir muito a visibilidade em telas de cristal líquido, conhecidas como LCD, material utilizado na maioria das telas eletrônicas.

O ideal é que você analise bem o seu estilo de vida e encontre profissionais do ramo óptico que possam te ajudar a fazer a melhor escolha.

Mas, também sempre existe a possibilidade de comprar mais de uma armação, afinal nada melhor do que presentear a si mesmo de vez em quando, não é mesmo?

Como identificar se os óculos são polarizados?

Talvez já tenha algum tempo que você comprou seus óculos de sol e, agora, está se perguntando: “será que meus óculos são polarizados e eu não sei?”.

Bem, se isso está passando pela sua cabeça, vamos te ajudar agora mesmo.

Existem várias formas de perceber se seus óculos são polarizados ou não, como por exemplo testar na prática, usando-o em um dia bem ensolarado.

Ou então, tendo como referência outros óculos que você saiba que têm essa tecnologia.

Mas, o que vamos te ensinar hoje é uma técnica muito simples e que pode ser feita inclusive agora, enquanto você está lendo esse artigo. Vamos lá?

Então, pegue seus óculos de sol, segure-os em suas mãos, posicionando bem em frente a tela do seu computador.

Lembra do que falamos sobre os óculos com essa tecnologia não serem indicados para o uso em frente a telas? Pois é, vamos aproveitar exatamente essa não recomendação para testar se os seus óculos são polarizados ou não.

Agora que você já os posicionou, vire-os verticalmente, como na imagem que colocamos aqui embaixo para te ajudar.

Se ao girá-los dessa forma a lente ficou completamente preta, ou pelo menos escureceu, isso demonstra que os seus óculos são polarizados.

Caso contrário, tratam-se de óculos com lente solar comum, como no segundo exemplo.

óculos de lente não polarizada
lente de óculos polarizada

Quais as melhores marcas de óculos polarizados?

Está interessado em comprar óculos polarizados para chamar de seus?

Então dá uma olhada nessas marcas que indicamos para você.

Oakley

Essa é uma das melhores marcas de óculos polarizados do mercado.

A Oakley é uma ótima opção se você quer investir em óculos de sol que possam ter o seu grau aplicado nas lentes.

Ray-Ban

A marca queridinha de muitos dos nossos clientes não podia ficar de fora dessa tecnologia.

Alguns modelos de óculos de sol da Ray-Ban são polarizados e ideais para quem quer aliar a proteção dos olhos com o estilo dos modelos clássicos da marca.

Mormaii

A marca já é bem conhecida dos atletas, mas também por quem gosta de praticar algum esporte apenas por lazer.

Então, ela também desenvolveu alguns óculos de sol da sua marca com a tecnologia de polarização.

Agora que você já viu a lente polarizada para que serve e os benefícios dos óculos polarizados e a indicação de algumas marcas que têm a tecnologia, que tal escolher o seu modelo na nossa loja virtual?

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.