Meu primeiro óculos de grau: o que eu preciso saber

Meu primeiro óculos de grau: o que eu preciso saber

Tudo que fazemos pela primeira vez gera dúvidas, perguntas e questionamentos. Quando compramos algo que é importante para a nossa saúde, mais ainda. Afinal, queremos garantir uma boa compra e saber que estamos pensando em nosso futuro fazendo o investimento certo. Por isso, é normal ter dúvidas no momento de comprar e usar seus primeiros óculos de grau.

Dores de cabeça, vista cansada e até mesmo tontura podem ser sinais de alerta para que você procure um oftalmologista e saia da consulta com uma receita médica para usar os seus primeiros óculos de grau. Mas isso não deve te assustar, afinal, usar óculos é algo comum e, com a tecnologia atual, eles são leves, maleáveis, com antirreflexo, podem ser de sol e de grau ao mesmo tempo e vão garantir uma melhora de vida considerável.

Por isso, se você está se perguntando “o que eu preciso saber?”, nós vamos te ajudar. Confira abaixo algumas dicas para sua primeira compra de óculos de grau.

Os primeiros sinais

Antes de sair comprando seus primeiros óculos de grau você precisa entender se realmente precisa deles, certo? Bem, se você vem sentindo dores de cabeça, dores nos olhos, ardência, sensibilidade à luz ou dificuldades para ler fique atento, esses são alguns dos indícios de que chegou o momento de procurar um oftalmologista. O mais interessante é que você procure fazer consultas regulares, de preferência uma vez ao ano para checar se sua saúde ocular está em dia.

Isso porque nessas consultas, o especialista fará alguns exames de rotina para verificar se, além de precisar da aplicação de grau para que você consiga enxergar melhor, você apresenta algum indício de outras doenças como catarata, glaucoma ou outras doenças mais graves. Por isso elas são tão importantes, afinal é por meio delas que doenças podem ser diagnosticadas precocemente, aumentando as possibilidades de tratamento.

Mas, caso perceba algum dos sinais que comentamos, procure um oftalmologista o mais rápido possível. Lembre-se que quanto antes você procurar um médico, antes descobrirá o motivo desses sintomas e conseguirá fazer o devido tratamento. Solucionando o problema em questão e tendo uma visão mais confortável.

Preciso comprar meus primeiros óculos de grau, e agora?

Fez sua consulta e descobriu que vai precisar comprar seus primeiros óculos de grau? Não se preocupe, preparamos um artigo completo do que você precisa levar em consideração no momento da sua escolha.

O mais importante é que o primeiro passo já foi dado, você sabe o que tem e como pode resolver. Agora vamos apenas te dar algumas dicas para que você acerte na compra dos seus primeiros óculos de grau. O conselho de ouro nesse momento é compreender que os óculos de grau são fundamentais para sua saúde ocular, é um investimento na saúde dos seus olhos, então lembre-se sempre de levar isso em consideração.

Entenda sua receita

Caso o oftalmologista note que você precisa de óculos de grau para corrigir sua visão, ele lhe entregará uma receita, indicando algumas informações importantes para a confecção dos seus primeiros óculos de grau. Neste momento, muitas pessoas não compreendem o que está escrito na receita e ficam com dúvidas sobre qual é seu problema de visão.

Antes de sair da consulta, procure conversar com seu oftalmologista para que ele te explique qual é a sua condição e, principalmente, o que significa a sua receita. Assim você pode saber melhor o que pedir na hora de conversar com a sua óptica.

Por exemplo, é importante que você saiba que tipo de correção deve ser feita nas suas lentes, ou seja, elas são para miopia, astigmatismo ou hipermetropia? Você precisará utilizar seus óculos diariamente ou apenas em momentos específicos como durante a leitura, ao mexer no computador ou ao dirigir? Existe a necessidade de algum tipo específico de lente ou você pode seguir a indicação dos atendentes da óptica? Tudo isso e muito mais você pode esclarecer com seu oftalmologista logo após a consulta.

Mas, separamos aqui algumas informações básicas para você entender o essencial da sua receita. Por exemplo, OE e OD são as siglas que representam seu Olho Esquerdo e seu Olho Direito, respectivamente. Para cada olho você encontrará outras informações, como:

Esférico: que corresponde à problemas de visão como hipermetropia e miopia;

Cilíndrico: corresponde ao problema de visão chamado astigmatismo;

Eixo: acompanha a informação dada no campo “cilíndrico”, apontando qual é a localização do astigmatismo no seu olho;

DP: Distância Pupilar;

DNP: Distância Naso-Pupilar.

Para entender melhor o que cada uma dessas informações representa, leia nosso artigo completo para ler sua receita de óculos e descobrir qual o seu grau.

Procure uma óptica de confiança

Com a sua receita em mãos e compreendendo qual é o seu problema de visão, chegou o momento de efetivamente fazer a compra dos seus primeiros óculos de grau. Neste momento é importante que você procure por uma óptica de confiança para fazer sua compra. Isso porque é essencial que você confie nos profissionais que, de alguma forma, serão responsáveis por cuidar da sua saúde ocular.

Além disso, você precisa ter certeza que está fazendo sua compra em uma óptica séria, que sabe o papel importante que representa na vida de seus clientes e que oferecerá os melhores produtos e, claro, o melhor atendimento. Ópticas de confiança te ajudam a compreender sua receita, caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, oferecerão certificados de autenticidade das lentes, assim como atestados de garantia, para que você possa trocar seus óculos caso tenha algum problema (fundamentais para quem está comprando seus primeiros óculos de grau, não é mesmo?).

Na Vízia Óptica, por exemplo, contamos com lojas na região da serra Gaúcha, equipadas com excelentes materiais, como o Visioffice, e profissionais capacitados para te atender.

Explique sua rotina ao consultor da óptica

Depois de encontrar a melhor óptica para fazer sua compra, lembre-se de conversar bastante sobre a sua rotina com o consultor que lhe atender. Afinal, diferente de uma roupa, que pode ser facilmente trocada de acordo com a ocasião, suas lentes de grau serão suas melhores amigas e, por isso, precisam ser as melhores possíveis. Lembre-se, óculos de grau devem ser um investimento na sua vida para garantir que você enxergará da melhor forma possível ao utilizá-los.

Nos primeiros dias é normal sentir um pouco de dor de cabeça ou ardência, afinal, esses são seus primeiros óculos de grau e você está se acostumando com a correção das lentes. Mas isso irá passar rapidamente.

Responda ao consultor perguntas simples como: quanto tempo você passa em frente a celulares e computadores? Como é a iluminação do seu ambiente de estudo ou trabalho? Enfim, tudo o que ele lhe apontar como necessário para compreender sua rotina e em que momentos utilizará seus primeiros óculos de grau.

Com essas informações, ele poderá indicar, por exemplo, se sua lente pode ser antirreflexo ou transitions. Se precisa contar com uma proteção azul, para ajudar com a luz dos eletrônicos e, até mesmo, se pode ser uma lente antiembaçante, caso você goste de passar um tempo na cozinha ou fazendo algum esporte.

Algumas dicas para comprar seus primeiros óculos de grau online

Algumas regras para a compra online seguem a mesma linha de raciocínio de ir até uma loja física adquirir seus primeiros óculos de grau, porém alguns cuidados precisam ser redobrados. Antes de qualquer coisa, procure escolher uma óptica de confiança para fazer sua compra, para garantir que você terá a sua disposição produtos de qualidade e com certificação de autenticidade.

Em seguida, fique atento à alguns indícios de segurança do site, para ter certeza de que seus dados estarão protegidos. Você pode, por exemplo, verificar se o site tem o desenho de um cadeado antes da URL, e se apresenta os selos de segurança às informações cedidas na opção de pagamento. Além disso, todo site deve apresentar a você sua Política de Privacidade, apontando quais cookies utiliza para melhorar sua experiência na plataforma, além de como e afim de que utilizará as informações que você listar ali.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de privacidade e segurança online Surfshark, de janeiro a novembro de 2021 mais de 24 milhões de perfis de brasileiros tiveram suas informações pessoais expostas na internet, por ataques ou até mesmo brechas nos sistemas. A partir desses números, o país passou a ocupar a 6ª posição no ranking de países com mais vazamento de dados no mundo. Por isso, todo cuidado é pouco.

Recentemente fizemos um artigo com mais algumas dicas que você deve ficar atento ao optar por fazer a compra dos seus primeiros óculos de grau online. Vem ler!

Entenda as opções de lente

Como falamos antes, é importante que você converse com seu oftalmologista para entender melhor a receita dos seus primeiros óculos de grau. Além de conversar com o consultor da óptica escolhida para tirar dúvidas e, principalmente, falar sobre os seus hábitos diários para que ele entenda sua rotina e indique quais são as lentes mais indicadas para o seu caso.

Hoje o mercado oftalmológico conta com uma série de opções em lentes de grau que variam de funcionalidade, tipo de adaptação e, claro, faixa de preço. De modo geral, as lentes podem ser categorizadas em dois grandes grupos: mono ou multifocais.

  • Monofocais: mais indicadas para pessoas com problemas de visão como miopia ou hipermetropia, essas lentes também são conhecidas como de visão simples por oferecerem um tratamento apenas a um campo de visão. As doenças apontadas significam que a pessoa não consegue enxergar muito bem os objetos que estão perto de seu campo de visão, ou então longe. Ou seja, possuem dificuldade de visibilidade em apenas um campo de visão;
  • Multifocais: já as lentes multifocais são indicadas para pessoas que apresentam mais de um tipo de dificuldade de visão, como por exemplo a presbiopia, ou popularmente conhecida por “vista cansada”. Pessoas com esse problema de visão têm dificuldade de enxergar objetos em ambos os focos, perto e longe. Por isso, precisam de lentes que “se adaptem” de acordo com a necessidade. Lentes com tecnologia multifocal, então, contam com três pontos de distância: visão de perto, visão intermediária e visão de longe, fazendo a mudança de grau nos diferentes pontos de forma gradual e suave.

Dentro de cada um desses grupos existem diversos outros tratamentos que podem deixar suas lentes ainda melhores, como por exemplo:

  • Antirreflexo: bloqueiam reflexos indesejados que podem atrapalhar a visão, como por exemplo a das luzes dos faróis de carros vindo na sua direção enquanto dirige;
  • Blue Filter: indicadas principalmente para quem passa boa parte do dia em frente à tela do computador, lentes com tratamento blue filter bloqueiam a luz azul emitida por esse e outros tipos de tela, evitando que seus olhos sofram lesões decorrentes da exposição prolongada a esse tipo de luz;
  • Transitions: também conhecidas por fotossensíveis, lentes com esse tratamento são feitas com moléculas que reagem à mudança de luz. Sendo assim, ao estarem expostas ao sol, fazem com que as lentes escureçam, e no momento em que você entrar em um ambiente com iluminação mais fraca, voltam a ficar transparentes.

Lembrando que as lentes dos seus primeiros óculos de grau podem contar com mais de um dos tratamentos que apontamos aqui, ok? Por isso a importância de você compreender bem qual é o seu caso, conversando com seu oftalmologista e também com a óptica que vai confeccionar seus óculos.

Qual sua marca pessoal?

Além de comprar seus primeiros óculos com o devido cuidado ao tipo de correção necessária e aos tratamentos disponíveis para suas lentes, outro ponto importante que você deve prestar atenção é em relação à armação. Você sabe quais informações quer passar ao mundo por meio da sua aparência? Que mensagem você quer transmitir? Qual é a sua personalidade? Tudo isso faz parte da sua marca pessoal.

Assim como grandes marcas como a Nike, a Gucci e a Sephora são reconhecidas pelo público por suas cores e identidade visual, traçadas por meio de estratégias de marketing e publicidade, você também pode usar de alguns recursos visuais para comunicar ao mundo o que você deseja. Essa é a essência da marca pessoal, transparecer sobre quem você é, do que gosta, quais são seus valores, objetivos e prioridades, por meio das atitudes que tem e das peças que usa.

Seus primeiros óculos de grau podem contribuir, e muito, neste processo. Isso porque, na parte visual, sua marca pessoal será muitas vezes responsável pela primeira impressão que as pessoas terão de você. Então é importante que você escolha seus óculos pensando bem em que mensagem você quer transmitir com eles. Pelo que você quer ser lembrado? Qual personalidade você quer transmitir? Que objetivos você quer alcançar?

Para te ajudar a entender melhor esse processo, elaboramos um e-book completo com o que você precisa saber sobre marca pessoal e como desenvolver a sua. Vem conferir.

Conheça seu tipo de rosto

Outro elemento fundamental para escolher seus primeiros óculos de grau, e também fazer sua compra pensando na marca pessoal que quer desenvolver, é saber qual é o seu tipo de rosto. Cada pessoa tem traços físicos diferentes e isso se reflete também em seus rostos.

Apesar dessa escolha depender única e exclusivamente de seus gostos pessoais, é interessante que você tenha alguns cuidados na hora de escolher sua armação, e um deles é descobrir qual é o seu tipo de rosto para escolher os óculos que melhor realçarão sua beleza natural.

Para te ajudar nesse processo, recomendamos que se cerque de bons profissionais. Visagistas, por exemplo, são os mais indicados para identificar qual é o seu tipo de rosto. Por meio de técnicas como a análise do seu perfil, estilo e gostos pessoais, ele pode perceber quais peças valorizam sua beleza natural de acordo com o formato do seu rosto, tom da sua pele e outras características.

Lembre-se do seu estilo

Neste processo de escolha dos seus primeiros óculos de grau, é importante que você mantenha sua convicção e demonstre qual é o seu estilo, de que peças gosta ou não, até que ponto está disposto a ceder, enfim, pontos essenciais para aliar os estudos visagistas com o seu próprio estilo, por exemplo.

Se o seu caso pede que você use óculos de grau diariamente, você pode começar com armações mais leves e neutras que poderão te auxiliar a se acostumar com seus primeiros óculos de grau. Agora, se você já quiser inovar logo de cara, pode apostar em armações com estampa tartaruga ou coloridas.

Em relação ao modelo da armação, não se apresse e tenha certeza de experimentar os modelos que achar estilosos. Redondos, quadrados, aviadores, gatinho, diversas são as opções. O interessante é que você tente alinhar seu estilo com a marca pessoal que deseja desenvolver e, claro, observando as tendências da moda.

Tenha paciência durante a adaptação

Por fim, é importante que você esteja ciente de que passará por uma fase de adaptação, afinal esses são seus primeiros óculos de grau. É normal que você sinta alguns sintomas nos primeiros dias, como dores de cabeça, tontura e/ou ânsia.

Tenha em mente que, até então, seus olhos estavam acostumados com um campo de visão e um tipo de imagem que agora já não são mais os mesmos. Até que eles se acostumem a enxergar com o devido foco, é comum que você sinta esses sintomas de adaptação da visão.

De acordo com especialistas, essa fase dura em torno de 15 a 30 dias, então tenha paciência. A cada dia que você utilizar seus primeiros óculos de grau, seus olhos ficarão mais acostumados.

Mas claro, fique atento. Se os sintomas forem muito intensos ou persistirem por muitos dias, volte ao seu oftalmologista para verificar se está tudo certo com seus olhos e até mesmo se seus óculos foram confeccionados como deveriam.

Se você gostou das nossas dicas para a compra dos seus primeiros óculos de grau, que tal acompanhar o nosso blog? Aqui sempre atualizamos os nossos leitores e clientes sobre tendências, histórias das armações e estilos, dicas de saúde ocular e dúvidas mais frequentes.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.