4 dicas para atrasar a progressão da miopia infantil

4 dicas para atrasar a progressão da miopia infantil

Você sabia que o número de crianças com miopia vem crescendo em todo o mundo? A situação é tão preocupante que, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), até o ano de 2050 metade da população será míope.

Por isso é tão importante atrasar a progressão da miopia infantil, evitando um agravamento do problema. Pensando nisso, selecionamos 4 dicas que podem lhe ajudar nessa missão, confira no artigo a seguir!

O que é a miopia infantil?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é a miopia infantil. Essa condição ocorre quando o globo ocular apresenta um crescimento anormal, que o torna mais “longo”. Com isso, o olho sofre com um erro de refração, que foca as imagens antes da retina e não sobre ela – o que seria o processo normal.

Esse erro faz com que a criança veja bem os objetos que estão próximos, mas perde nitidez quando tenta ver ao longe.

Principais causas

Sabendo quão grave é o problema da miopia, nada mais natural do que querer descobrir as suas principais causas. Infelizmente, a origem da condição não é totalmente compreendida pelos cientistas, mas a hereditariedade é um fator de destaque. Crianças cujos pais são míopes apresentam um maior risco de sofrerem com o problema.

Além disso, o uso excessivo de computadores e celulares, pouca exposição à luz natural, permanecer muito tempo em ambientes fechados e o esforço para manter a visão focada podem ser agravantes para a miopia infantil.

Como a miopia afeta a rotina das crianças?

A miopia afeta (e muito) a rotina das crianças, trazendo transtornos para o convívio social e rendimento escolar. Um grande exemplo disso é a falta de concentração e a timidez.

Crianças com miopia não tratada, evitam algumas brincadeiras por não enxergarem bem e, além disso, não conseguem prestar atenção nas aulas por não verem o quadro com nitidez. Dessa forma, podem se tornar mais retraídas e fechadas, e isso nenhum pai quer, correto? Por isso é tão importante ficar atento aos sintomas e apostar no diagnóstico precoce da miopia infantil.

Identifique a miopia infantil a partir dos sintomas

Os sintomas da miopia infantil podem ser facilmente confundidos com outros transtornos, como o TDA (Transtorno do Déficit de Atenção), por exemplo. Isso torna ainda mais importante a busca de ajuda profissional e uma análise ampla da vida da criança (os sintomas não podem ser avaliados de forma isolada).

Você pode identificar o problema a partir de sintomas como os citados a seguir.

Piora no rendimento escolar: por não conseguir enxergar ao longe, o pequeno não consegue acompanhar as lições e perde a concentração, o que pode afetar o aprendizado.

Dificuldade nas brincadeiras: esportes coletivos, atividades que envolvam elementos gráficos e até jogos simples com bola são brincadeiras que se tornam muito difíceis para a criança, que acaba evitando-as e se torna mais isolada.

Irritação ocular: coçar muito os olhos ao ver televisão ou ler é um forte indício de que a criança sofre com miopia. Isso acontece porque a visão do míope tende a ser mais embaçada, levando ao impulso de coçar os olhos.

Dor de cabeça frequente: o primeiro ímpeto de uma criança com miopia é forçar a visão para tentar enxergar com nitidez. Esse esforço causa a fadiga ocular, que resulta em dores de cabeça.

A importância do oftalmologista no diagnóstico

Ao perceber algum dos sintomas que citamos, leve a criança ao oftalmologista, pois somente ele pode realizar o diagnóstico correto. Esse cuidado é de suma importância para garantir a qualidade de vida dos pequenos.

E pode ficar despreocupado: a consulta é supertranquila e os exames são rápidos e eficientes. Com esses meios, o médico oftalmologista pode diagnosticar a miopia infantil e indicar o melhor tratamento e o tempo adequado para atualização dos óculos, entre outros cuidados.

Dicas para atrasar a progressão da miopia infantil

Agora que você já sabe tudo sobre a miopia infantil, vamos ao ponto central do nosso artigo: as dicas para atrasar a progressão da condição!

1 – Se expor à luz natural

Se expor à luz solar (não necessariamente direto ao sol) estimula a produção de um neurotransmissor chamado dopamina. A substância está ligada aos estímulos de recompensa e ajuda a promover o crescimento saudável dos olhos, evitando que eles se tornem muito alongados.

2 – Fazer atividades ao ar livre

Ficar muito tempo em ambientes fechados faz com que não seja preciso alternar o foco do olho, que só visualiza objetos de perto. Isso pode prejudicar o desenvolvimento ocular, por isso, é importante intercalar os períodos em ambientes fechados e abertos, para estimular os olhos a focarem ao longe.

Exemplo da efetividade desse cuidado é um estudo feito em Taiwan pela American Academy of Ophtalmology. Ele mostrou que, com apenas 3 horas diárias de atividades ao ar livre, já é possível reduzir os riscos da miopia infantil.

3 – Diminuir o uso de telas

Ainda que não seja possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre o uso frequente de telas e o aumento dos casos de miopia infantil, estudos mostram que elas podem, sim, ter relação.

Uma análise publicada na revista científica “The Lancet”, mostra que o uso prolongado de telas pode agravar a miopia. Ou seja, reduzir o uso de celulares e computadores ajuda a desacelerar a miopia e ainda pode trazer benefícios para a socialização das crianças.

4 – Corrigir a miopia com tratamento adequado

Ainda que a miopia não tenha cura, ela é tratável. O método mais adequado é prescrito por um oftalmologista, que analisa o estilo de vida da criança, o grau necessário para correção da visão, entre outros aspectos.

Em geral, o tratamento mais indicado é a utilização de óculos. Eles podem ser usados durante todo o dia ou apenas em momentos mais críticos (como durante as aulas, leitura e para assistir TV) – lembrando que esse uso deve ser feito conforme a orientação médica.

Também é preciso lembrar de atualizar as lentes dos óculos com frequência, pois a miopia é uma condição que tende a piorar ao longo dos anos.

Mas, se você deseja que a miopia infantil desacelere, pode apostar em novas tecnologias, como as lentes Stellest. Elas fazem com que a criança enxergue bem, pois corrigem a miopia e, ao mesmo tempo, desaceleram o alongamento dos olhos em até 67%. Para saber mais sobre essa solução, você pode clicar aqui e conferir um artigo especial que fizemos sobre ela!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.