Miopia: descubra o que é, quais os sintomas e se a condição tem cura

Miopia: descubra o que é, quais os sintomas e se a condição tem cura

É bem possível que você já tenha ouvido falar que estamos passando por uma epidemia mundial de miopia. Isso é perceptível ao seu redor, basta observar: quantas pessoas você conhece que precisam de óculos ou lentes de contato? Ou que, talvez, reclamam de não conseguir enxergar bem os objetos ao longe?

O problema é tão grave, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que metade da população mundial se torne míope até 2050. Falando sobre o Brasil, é provável que, até 2040, tenhamos um número de 12,2 milhões de pessoas com miopia. E como nós, da Vízia Óptica, estamos sempre atentos à sua saúde visual, preparamos um artigo especial, explicando o que é, quais os sintomas e se a miopia tem cura. Confira a seguir!

O que é miopia?

Vamos começar do princípio, explicando o que caracteriza a miopia. O seu principal sintoma é a dificuldade de ver com nitidez os objetos que estão longe. Em pessoas com a visão normal, os raios de luz passam primeiro pela córnea (a primeira lente do olho) e, em seguida, chegam à retina (a segunda lente ocular), formando as imagens que vemos.

Em contrapartida, em quem é míope, o olho tem uma má formação, na qual o globo ocular é mais “longo”. Com isso, a imagem é formada antes da retina, sem passar pela córnea e, por isso, quem tem miopia acaba enxergando mal ao longe.

Fatores de risco

Como citamos, a miopia é causada pelo alongamento do globo ocular, mas será que existem fatores de risco para essa malformação? Sim! Os principais são:

  • Hereditariedade (pais ou avós com miopia);
  • Uso prolongado de telas, como smartphones, computadores e televisão;
  • Pouca exposição à luz natural e ambientes externos;
  • Consumo exagerado de açúcar (a insulina interfere no crescimento dos olhos);
  • Falta de acompanhamento e tratamento correto com um oftalmologista.

Esses fatores aumentam tanto as chances de desenvolver a miopia quanto de acelerar a sua progressão.

Sintomas

O principal sintoma apresentado por uma pessoa com miopia é a dificuldade de enxergar ao longe. O problema costuma se manifestar entre o início da infância e a adolescência, fases em que o corpo está se desenvolvendo e o crescimento ocular pode ser afetado.

A visão embaçada ao focar em objetos distantes tende a desencadear sintomas secundários, portanto fique atento a sinais como:

  • Dor de cabeça persistente;
  • Tontura;
  • Visão cansada;
  • Necessidade de “apertar” os olhos para ver bem;
  • Olhos que coçam muito.

Em crianças e adolescentes, a miopia pode ser indicada por sintomas como:

  • Dificuldade de concentração na escola;
  • Queda nas notas;
  • Introspecção repentina;
  • Precisar sentar-se entre as primeiras fileiras na sala de aula;
  • Estudar com o rosto muito próximo a livros e cadernos.

Qual a diferença entre miopia, astigmatismo e hipermetropia?

Os três problemas oculares mais comuns são a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Mas qual a diferença entre eles?

De forma resumida, essas condições mudam a forma como se enxerga:

  • A miopia define-se pela dificuldade de ver objetos distantes.
  • O astigmatismo faz com que os objetos percam nitidez, tanto de longe quanto de perto.
  • Já na hipermetropia, é mais difícil enxergar objetos que estão próximos.

A miopia pode diminuir?

Depois que a miopia se instala, a tendência é que a condição avance com o passar dos anos, sempre acompanhando o crescimento ocular. Por isso, ela tende a se estabilizar entre os 21 e 24 anos, e em casos mais raros, esse período se estende até os 40 anos.

Mas, e antes disso, é possível diminuir a miopia?

Sem cirurgia, ainda não é possível reduzir os graus de miopia, mas existem alguns cuidados que podem desacelerar o avanço da condição. Confira algumas dicas a seguir.

Quanto mais exposição à luz natural, melhor

Segundo o especialista em Oftalmologia da Clínica da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), Alfredo García Layana, praticar atividades ao ar livre e se expor à luz natural, são fatores que exercem um fator protetor aos olhos. Com essas práticas, nos acostumamos a focar em objetos ao longe, fazendo com que a progressão da miopia ocorra mais devagar.

Mas lembre-se: nunca olhe diretamente para o sol, pois isso pode causar danos aos olhos.

Pratique bons hábitos

Assim como qualquer outro órgão, os olhos são afetados pelos nossos hábitos e alimentação. Por isso, prefira consumir alimentos ricos em vitaminas, evitando aqueles que possuírem muito açúcar – uma dieta rica em açúcar faz com que o corpo produza muita insulina, substância que interfere no crescimento ocular.

Além disso, reduza ao máximo o uso de eletrônicos, especialmente os pequenos, como celulares. Sempre leia em ambientes bem iluminados e nunca force demais a visão. Esses hábitos evitam a fadiga ocular, fator de risco para o desenvolvimento e/ou piora da miopia.

Diagnóstico precoce

Quanto antes a miopia é diagnosticada, mais efetivos são os cuidados para frear o seu avanço. Ou seja, acompanhe regularmente a sua saúde visual com um oftalmologista, pois somente ele pode prescrever o melhor tratamento para cada caso.

Além disso, caso conviva com crianças, lembre-se que a incidência de miopia entre elas tem aumentado. Por isso, observe sintomas e leve-as ao médico oftalmologista semestralmente até os dois anos e anualmente até os 10 anos (essa é a frequência recomendada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica).

Exercícios visuais

Os exercícios visuais não têm o poder de reverter a miopia, mas podem reduzir problemas causados por ela, como estrabismo, a insuficiência de convergência e a visão cansada. Eles atuam como uma espécie de “fisioterapia ocular”, melhorando casos leves e fortalecendo os olhos. A regularidade e forma correta de fazer esses exercícios deve ser prescrita pelo seu médico oftalmologista.

Miopia tem cura? Como tratá-la?

Atualmente, a única cura conhecida para a miopia é a cirurgia refrativa. Mas a condição precisa se estabilizar antes de o paciente poder passar por ela. Ou seja, enquanto a miopia seguir aumentando, é preciso usar óculos ou lentes de contato.

Então, se você tem miopia, precisará passar por algum dos seguintes tratamentos corretivos:

  • Óculos: corrigem a visão, fazendo com que os objetos ao longe se tornem nítidos.
  • Lentes de contato: assim como os óculos, corrigem a visão e são indicadas principalmente para quem pratica esportes. Mas, por estarem em contato direto com os olhos, precisam de cuidados minuciosos com higiene e a adaptação precisa ser feita com o acompanhamento próximo de um oftalmologista.
  • Cirurgia refrativa: essa opção de tratamento só pode ser feita por pacientes com miopia estabilizada há pelo menos um ano e com grau não muito elevado. Além disso, o olho precisa ter a córnea com espessura suficiente para resistir bem ao procedimento.

Lembrando que, somente o seu médico oftalmologista pode indicar o melhor método para o seu caso, portanto, realize consultas regulares com seu profissional de confiança.

E, claro, se você procura por óculos de qualidade, pode confiar na Vízia Óptica! São 45 anos cuidando da sua visão, com soluções das melhores marcas e com as tecnologias mais avançadas do mercado!

Visite uma de nossas lojas e encontre os óculos perfeitos para você!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.