Materiais de armação de óculos: escolher acetato ou metal?

Materiais de armação de óculos: escolher acetato ou metal?


Você que usa óculos ou está à procura de uma armação, já parou para pensar na qualidade do material que está levando ao rosto? Óculos com armação de metal ou de acetato tem propostas estéticas diferentes, e, em geral, esses são os principais fatores levados em consideração na hora da escolha. Mas não é só de design que um óculos é feito. O tipo de material de armação de óculos também diz respeito à saúde, já que alguns podem causar alergias e, em casos de acidentes, agravar ferimentos na face.

Para escolher uma armação de qualidade para seus óculos, seja de sol ou de grau, é importante levar em consideração seu estilo de vida, estilo pessoal, as necessidades apontadas na prescrição do oftalmologista, a durabilidade e, ainda, possíveis sensibilidades alérgicas. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a escolher o melhor material para a armação dos seus óculos.

Armação de acetato ou metal: como escolher óculos resistente

O mercado atual de eyewear concentra-se basicamente em dois materiais para armação de óculos: plástico e metal. Os óculos de design arrojado que você vê por aí, com diferentes cores e aplicações são de acetato, ou armação de policarbonato, que são plásticos mais duráveis e resistentes. Já as armações mais clássicas, com um ar vintage, usam ligas metálicas como, aço inoxidável, níquel, titânio ou carbono, que são mais leves e resistentes a danos. Há ainda armações de madeira, de nylon que são alternativas para óculos mais despojados.

O que vai definir qual é o melhor material para você é a combinação de necessidade, gosto pessoal e saúde. Por isso, conhecer os materiais é tão importante já que alguns tipos de lentes para miopia, por exemplo, tendem a ser mais grossas e, por isso, precisam de armações mais estruturadas que garantam sustentação e conforto no uso. Outro ponto é a finalidade a que se destinam os óculos. Para quem pratica esportes, as lentes e armações devem ser mais resistentes e leves para não impactar na performance do atleta. Já em outros casos, é a saúde que impera na escolha das armações.

Metais como o níquel podem causar alergias em algumas pessoas. Quem tem dermatite atópica (por contato) deve evitar armações que contenham este metal na composição para evitar lesões na pele. O acetato também pode causar alergia em pessoas com predisposição à reações aos químicos presentes no plástico. Por isso, não esqueça: óculos baratos e sem procedência podem ser prejudiciais para a saúde da visão e da sua pele, pois podem causar danos.

Como acertar na escolha da armação

O primeiro passo para escolher o material de armação de óculos é conversar com seu oftalmologista sobre o que é mais indicado para a sua condição. Depois, com a prescrição em mãos, é hora de buscar por uma ótica de confiança, que atue com produtos certificados. É na ótica, com a consultora de vendas que você vai ser orientado sobre os materiais disponíveis e qual deles é mais adequado para o seu perfil. Na Vízia Óptica você encontra uma equipe de consultoras altamente treinada para ajudar você a encontrar os óculos perfeitos para o seu visual. Fale com a loja mais próxima e garanta seus óculos com a qualidade que só uma empresa com décadas de tradição na Serra Gaúcha pode oferecer.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.