Aniseiconia e anisometropia: causas e tratamento

Aniseiconia e anisometropia: causas e tratamento

Aniseiconia e anisometropia são doenças oculares com nomes esquisitos, mas são mais comuns do que se imagina. Ambas se referem a erros refrativos na visão e estão diretamente ligadas à miopia, hipermetropia e ao astigmatismo, condições cada vez mais comuns e já conhecidas dos leitores. Para entender o impacto dessas doenças na visão, preparamos este artigo com os sintomas, causas e tratamentos para você saber como proceder caso suspeite da doença.

O primeiro passo para entender essas condições é diferenciar um problema do outro. Entenda como a aniseiconia e a anisometropia atingem os olhos.

  • Aniseiconia, o que é: a condição ocorre quando as retinas dos dois olhos têm tamanhos diferentes. Assim, as imagens parecem ter tamanhos diferentes entre os dois olhos. Essa falha pode causar visão duplicada ou vertigem, já que a diferença entre os olhos leva ao cérebro a imagem distorcida.

Causas:Pode ser causada por erros oftalmológicos, por exemplo, por indicação de graus de lentes incorretas ou cirurgias mal sucedidas. Também pode ter origem congênita, na formação da estrutura ocular, bem como traumas e doenças (glaucoma, ceratocone e catarata).

  • Anisometropia, o que é: quando os dois olhos de uma pessoa têm diferentes graus de ametropia, ou seja, diferentes graus de erro refrativo. Nesse caso, a diferença de tamanho do globo ocular entre os dois olhos, diferenças na curvatura da córnea podem causar a condição. Dores de cabeça, fadiga ocular e problemas de equilíbrio são alguns dos sintomas de quem carrega o problema. A anisometropia infantil é conhecida como olho preguiçoso. É nesses casos que, quando óculos não dão conta de corrigir a diferença de grau, as crianças precisam usar ‘tampão’ em um dos olhos para estimular o ‘olho preguiçoso’.

Causas: O descolamento da retina e o crescimento desigual dos olhos podem desencadear o problema. O que define a anisometropia é a diferença considerável de grau entre os dois olhos, como quando ocorre miopia em um olho e hipermetropia em outro. É possível que o mesmo olho mantenha as duas condições ao mesmo tempo, mas é a diferença de grau para um e outro olho que indica o diagnóstico da condição

Como compensar aniseiconia e anisometropia

O tratamento para ambas condições, anisometropia e aniseiconia, depende da causa ligada ao problema. Em caso de erros de prescrição oftalmológica ou cirurgias mal sucedidas, os tratamentos envolvem novas intervenções para reverter os erros de visão.

Quando esses problemas são causados por traumas, como impacto, por exemplo, o médico oftalmologista deve observar a extensão da lesão para indicar o uso de óculos ou de cirurgia para a correção das disfunções. No entanto, as causas mais comuns são facilmente contornadas com o uso de óculos de grau ou lentes de contato com grau correto para cada olho.

Para garantir que seus óculos sejam produzidos com o grau correto, com materiais de qualidade e com responsabilidade ética para tratar da sua visão, é preciso contar com óticas de confiança, que atuem com seriedade e tradição na área. A Vízia Óptica tem dezenas de unidades espalhadas pela Serra Gaúcha e conta com equipe altamente treinada, para produzir seus óculos e conferir seu grau de forma ágil e segura. Visite uma de nossas lojas ou consulte as opções de eyewear em nossa loja virtual.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.