Lentes fotossensíveis: saiba tudo sobre a evolução das lentes Transitions

Lentes fotossensíveis: saiba tudo sobre a evolução das lentes Transitions

As tendências de moda estão cada vez mais conectadas com o conforto e a versatilidade. No eyewear não é diferente. Armações e lentes de óculos com materiais tecnológicos e modernos vem conquistando fashionistas pela estética descolada e pelas inúmeras possibilidades de criar looks incríveis com o acessório. Uma marca que representa muito bem a evolução fashion de um produto é a das lentes Transitions. Se no passado o aspecto e a funcionalidade deixaram a desejar, agora, as lentes fotossensíveis são as queridinhas quando o assunto é eyewear. Elas proporcionam conforto visual, emprestam autenticidade e inovação ao look e ainda demonstram que, quem usa, é super familiarizado com inovação e tendências tecnológicas. Gostou de saber disso? Nesse artigo trazemos dicas para ajudar na escolha das suas lentes Transitions.

Também conhecidas como lentes fotocromáticas, as lentes fotossensíveis têm a capacidade de escurecer ou clarear automaticamente de acordo com a quantidade de luz que recebem. Quando expostas à luz solar direta, as lentes se escurecem para proteger os olhos contra os raios ultravioleta (UV), que são prejudiciais. Quando a luz diminui, elas voltam ao seu estado original, mais claras.

É importante ressaltar que as lentes fotossensíveis não substituem os óculos de sol. Em exposições com alta intensidade de luz, como na praia ou na neve, ou até mesmo quando houver longa permanência em ambiente ensolarado, é preferencial usar óculos solares com filtro UVA e UVB de boa qualidade. Mas isso não impede que você use suas lentes Transitions no dia a dia, para sair do shopping e entrar no carro, sair do escritório para almoçar fora, ir na padaria, dar um passeio com seu pet ou uma caminhada. Ou seja, nos momentos que você mais precisa de agilidade e conforto visual. Para essas e outras ocasiões, as lentes fotossensíveis oferecem boa proteção solar diária, além de poupar tempo entre a troca de óculos e evitar o transtorno de carregar estojos diferentes o tempo todo.

Como funcionam as lentes fotossensíveis

Muita gente fica intrigada sobre como as lentes podem escurecer ou clarear tão rápido. Que as cores mudam de acordo com a luz, já sabemos. Mas, afinal, o que faz com que as lentes reajam ao ambiente? Acabou o mistério: isso acontece por um processo químico que ocorre dentro da própria lente: ela contém moléculas especiais (chamadas de fitocromos) que reagem à luz UV. Quando expostas aos raios UV, essas moléculas sofrem uma reação química que faz com que elas escureçam e, consequentemente, as lentes mudam de cor.

Quando a lente é removida da incidência de luz UV, as moléculas retornam ao seu estado original e as lentes voltam à cor inicial. Com o avanço da tecnologia, as lentes fotossensíveis foram aprimoradas e novos materiais foram desenvolvidos para produzir lentes mais eficazes e convenientes. Isso quer dizer o que todo mundo gostaria de ouvir sobre as lentes Transitions: elas mudam de cor rapidamente e as tonalidades das lentes foram aperfeiçoadas.

Quer ver outra inovação das lentes fotossensíveis? A capacidade de produzir lentes que mudam de cor em diferentes intensidades de luz. Por exemplo, algumas lentes fotossensíveis podem escurecer mais em condições de luz intensa e menos em condições de luz moderada. Isso é ótimo para fornecer a proteção ideal em todas as situações.

Além disso, a tecnologia de lentes fotossensíveis agora oferece uma ampla gama de cores além das tradicionais lentes cinzas e marrons. Isso permite que você personalize seus óculos de acordo com suas preferências pessoais de estilo.

Vantagens das lentes fotossensíveis

Vamos revisar os pontos fortes desse upgrade das lentes Transitions? Além da personalização e da proteção para todos os momentos, elas têm muita versatilidade a oferecer. Confira as principais vantagens das lentes fotossensíveis:

Proteção UV: As lentes fotossensíveis ajudam a proteger os olhos contra os raios UV prejudiciais, que podem causar danos permanentes à visão. Essa proteção é especialmente importante para pessoas que passam muito tempo ao ar livre. Já falamos aqui no blog sobre como os raios UV se acumulam no organismo e, a longo prazo, podem trazer problemas graves para a visão.

Conforto visual: Lentes inteligentes, como as Transitions, ajustam automaticamente a quantidade de luz que entra nos olhos, o que proporciona maior conforto visual em diferentes condições de iluminação. Pessoas com fotossensibilidade decorrente de condições como o astigmatismo, por exemplo, podem se beneficiar com as lentes fotossensíveis.

Praticidade: para quem usa óculos, um dos tormentos é precisar ficar trocando as lentes para diferentes atividades, como caminhar ou andar de bicicleta. Com apenas um óculos, você se adapta a todas as ocasiões sem se preocupar, já que as lentes oferecem a melhor visão em todas as situações.

Estilo: As lentes fotossensíveis estão disponíveis em diversas cores e designs. Ou seja, você nunca mais vai usar lentes Transitions com medo de parecer ultrapassado. Com armações e lentes atentas às tendências, os óculos com lentes fotossensíveis garantem estilo incomparável.

Como você viu, são muitas as novidades sobre as lentes fotossensíveis. Por isso, é preciso um pouco mais de atenção na hora de escolher a que mais atende às suas necessidades.A primeira dica é: sempre antes de comprar óculos e lente, consulte seu oftalmologista. Manter consultas regulares garante a saúde da sua visão e possibilita que você possa experimentar as novidades em eyewear com conforto e segurança.

Escolha a partir do material mais adequado para o seu caso. A depender do seu problema de visão, como miopia, hipermetropia, entre outros, a lente precisa ser de um determinado material. As lentes fotossensíveis estão disponíveis em diferentes materiais, como policarbonato ou plástico, e podem ter diferentes revestimentos para melhorar a clareza visual e proteção contra raios UV. Informe-se com seu oftalmologista e faça também uma consulta com uma consultora na sua ótica de confiança. Isso vai ajudar a elaborar o melhor óculos para seu conforto e comodidade.

Outro ponto importante é a cor da lente. As lentes fotossensíveis estão disponíveis em uma variedade de cores, como cinza, marrom e verde. Cada cor tem suas próprias características de absorção de luz e pode ser mais adequada para determinadas atividades ou condições de iluminação. Aqui, vale também pensar no seu estilo de vida. Esse tipo de lente são ideais para quem passa muito tempo ao ar livre, mas,também são adequadas para uso interno. Considere sua rotina diária e escolha uma lente que se adapte às suas atividades.

Informações como valores e formas de pagamento também devem ser levadas em conta na hora de escolher lentes Transitions. Mas, lembre-se: óticas de qualidade e com tradição oferecem as melhores condições. É o caso da Vízia Óptica, que há décadas oferece os melhores serviços e produtos na Serra Gaúcha. A empresa conta com consultoras altamente capacitadas para auxiliar você na escolha dos seus óculos e para viabilizar a aquisição de forma totalmente transparente. Fale com uma consultora Vízia e experimente a inovação em eyewear.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.