Óculos de sol unissex que não saem de moda: conheça cinco modelos clássicos

Óculos de sol unissex que não saem de moda: conheça cinco modelos clássicos

Um dos principais tópicos que vêm sendo debatidos na moda nos últimos anos é a neutralidade de gênero. Nesse contexto, termos como unissex, genderless e não binariedade entram na estreira de discussões sobre o assunto. O eyewear, ou seja, a moda no segmento de óculos, não fica de fora dessas novidades, inclusive é pioneira em itens para todos os estilos. Alguns modelos de óculos unissex já até se tornaram clássicos. Confira neste artigos alguns dos modelos de óculos de sol unissex que nunca saem de moda e saiba mais sobre o estilo para todos.

Antes de conhecermos os modelos atemporais de óculos unissex, é importante entender o conceito que define o que é um clássico. No campo artístico (afinal, moda é arte), um item recebe essa denominação pela qualidade e popularidade e, consequentemente, torna-se referência e passa a ser replicado por outros artistas, designers, marcas, etc. Portanto, no eyewear, óculos clássicos são aqueles imediatamente reconhecidos e desejados, que não saem de moda nunca e a cada temporada ganham releituras por seu design consagrado.

Talvez, o óculos de sol clássico mais lembrado seja o Clubmaster. O modelo tem armação superior grossa, geralmente de acetato, e borda inferior fina, onde as lentes são fixadas por linhas de metal. Uma mistura de vintage com moderno. E qual a principal característica do modelo? Ele é unissex. Não há quem resista a esse modelo, seja para ocasiões despojadas ou formais. Mas, afinal, do que se trata a moda unissex? Confira a seguir neste artigo especial!

Óculos de sol: todo dia é dia

Óculos de sol é um item de primeira importância para a saúde dos olhos, independentemente de o dia estar ensolarado ou nublado, ou de ser verão ou inverno. É preciso usar óculos de sol o ano todo. E sabe o que garante que esse hábito seja constante? Lentes de grau solares. Isso mesmo. Seja em lentes multifocais/progressivas ou visão simples, é possível graduar seus óculos e ainda escolher a cor que mais se adapta à sua visão e à sua armação favorita. Com o avanço de doenças oculares no Brasil, como a miopia, é importante manter o uso de lentes de grau na maior parte do tempo.

Segundo os especialistas na área, usar óculos de sol diariamente ajuda a reduzir e prevenir danos aos olhos de curto e longo prazo, e justamente por nossos olhos serem os órgãos mais sensíveis do corpo, eles pedem por proteção durante o ano inteiro. Isso porque a exposição aos raios solares pode danificar a superfície do olho, o cristalino e a retina, causando pterígio, catarata ou a chamada degeneração macular. Além disso, os raios UV também podem afetar a pele ao redor dos olhos, gerando rugas, queimaduras, alteração de cor, câncer de pele e outros problemas.

E sim, é verdade que as taxas de radiação UV são mais elevadas durante o verão, mas não devemos esquecer que o sol está presente em nossas vidas o ano todo. Assim, ao longo dos dias do ano, o sol emite raios de luz benéficos ou prejudiciais. A chave é aproveitar os benefícios e nos proteger contra possíveis problemas. E esta é a função do óculos de sol.

Os óculos de sol com grau podem ser aliados em muitos momentos. Um deles é na direção. Pegar trânsito com os reflexos do sol nos retrovisores pode causar acidentes. Nesse momento os óculos solares com lente são grandes aliados da segurança e responsabilidade no trânsito. Seja no happy hour com os colegas de trabalho ou em um casamento no campo, os óculos de sol com lente de grau estarão ao seu lado para garantir conforto e segurança. Al

Além da saúde, os óculos solares são uma assinatura de estilo, um item que dá acabamento ao look e traduz a mensagem que você quer passar a moda. Os olhos são o primeiro ponto de contato entre duas pessoas, por isso, os óculos tornaram-se esse grande cartão de visitas, algo que nos define, que transmite nossa essência.

Moda unissex: como o eyewear se apresenta nesse universo

Os padrões que por séculos delimitam itens masculinos e femininos tem se diluído. A moda tem produzido cada vez mais opções unissex, ou seja, peças que podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres. No caso dos óculos, manter linhas distintas está mais ligado às diferenças de medidas entre os rostos. Nos homens, a face tende a ser mais larga, com maxilares mais marcados, assim como as têmporas. Já nas mulheres o rosto tende a ser mais equilibrado, um pouco mais comprido e fino.

Com as mudanças de hábitos culturais e sociais, homens e mulheres passaram a se interessar por itens do guarda roupa um do outro. Isso porque a moda, enquanto arte, trata-se de uma forma de expressão, não de regras invariáveis que engessam o estilo de cada pessoa. Por isso, a moda passou a produzir itens que sejam usáveis por homens e mulheres indiscriminadamente. Quando o assunto é óculos de sol, então, o unissex ganha ainda mais peso. Óculos solares são itens de desejo de dez entre dez fashionistas. O cinema, a música, a cultura pop em geral popularizou esse item como uma das maiores assinaturas de estilo. Todos os personagens icônicos da história têm seus óculos como aliados de estilo. Filmes como Rambo, Matrix, Top Gun, Bonequinha de Luxo, entre outros, usam o acessório como um uma extensão da sua personalidade. E foi assim que os óculos de sol ganharam o coração do público, as vitrines, e passaram a ser referência para gerações.

Eternos: cinco modelos clássicos que óculos de sol unissex

Wayfarer
Enquanto o Ray-Ban Aviator, por mais apaixonante que fosse, ainda era um acessório utilitário, foi o Wayfarer que transformou os óculos de sol em itens de estilo. Mais do que um aliado para proteção dos olhos, esse óculos foi um marco nos anos 1950 reunindo o que havia de mais inovador na época. Inspirado nos carros rabo de peixe, o Wayfarer misturava o frisson do auge da indústria automobilística americana com a inovação do plástico moldável. Repare bem, a armação toda em acetato, tem uma inclinação, deixando as lentes mais próximas da maçã do rosto na parte inferior. Assim, as hastes superiores ficam mais proeminentes, fazendo referência aos pontudos acabamentos dos carros da época. A fórmula do sucesso permanece até hoje e é amado por homens e mulheres que buscam nesse modelo uma assinatura de estilo.

Clubmaster
O clubmaster é um modelo bem semelhante ao Wayfarer, mas com o estilo browline – quando a armação tem uma marcação intensa na parte superior, acompanhando a sobrancelha, e é ‘vazado’, na parte inferior. Nesse caso, a sustentação da lente na parte de baixo se dá por uma linha de metal, enquanto o acetato da parte de cima traz a grande informação de moda para o item. O modelo foi criado na década de 1950, mas ganhou popularidade mesmo em 1980 com ninguém mais que Ferris Bueller (Matthew Broderick) no no filme “Curtindo a Vida Adoidado”.

Aviator
Criado originalmente em 1937, para a Força Aérea Americana como uma proteção extra para os pilotos, o óculos aviador virou febre a partir do filme Top Gun. O galã Tom Cruise foi o ícone que catapultou o Aviator para o mundo, mas nos Estates esse óculos já era um grande item de desejo, já que os americanos têm nas forças armadas um grande motivo de orgulho. O modelo, apesar de ter dimensões maiores, atraiu todos os públicos, homens e mulheres que queriam expressar o nacionalismo e, ao mesmo tempo, o pertencimento, algo que o entretenimento faz até hoje, lançando tendências.

Moscot Zolman
O óculos com maior potencial intelectual que você vai conhecer. De Johnny Depp a Woody Allen, passando por Kirsten Stewart e Glenn Close, esse modelo de óculos de acetato totalmente redondo e minúsculo é o favorito das celebridades ‘cabeça’. Mari Kalil, uma das mais importantes jornalistas de moda do país, define a marca: “É curioso como uma marca tão tradicional de óculos consegue manter-se há tantas décadas à margem da popularidade. E é louvável que isso aconteça, pois, assim, a nova-iorquina Moscot cultiva seu ar low profile, flutuando muito acima de modas e modismos. Ela é mais do que uma grife de óculos. Ela simboliza um jeito de ser, pensar e viver de quem escolhe ter um Moscot para chamar de seu – e não é qualquer celebridade instantânea que entende e veste Moscot, mas cabeças do mais alto calibre. Ou seja, a marca é um item alternativo, mas nada mais clássico do que ser low profile (menos para o Johnny Depp) em um ambiente tão exagerado como Hollywood, não é mesmo?

Óculos Harry Potter
E por falar em tendências da cultura pop, o que dizer do óculos do Harry Potter que mal conhecemos mas consideramos pacas? Há quem ame o filme do bruxinho e há quem ache bizarro os livros serem considerados clássicos da literatura mundial. A verdade é que tudo que envolve o universo de Harry Potter marcou uma geração que hoje é adulta e tem poder de consumo. E o que essa galera faz quando precisam do primeiro óculos para trabalhar: procura, pelo modelo que já é um clássico: armação redonda de metal. Aqui, não vamos falar de marcas, mas do modelo em si, que é copiado por diversas marcas para não ficar de fora desse universo.

Moda unissex ou sem gênero: qual a diferença?

O stylist Ronaldo Paixão definiu a diferença de conceitos da seguinte forma: “As roupas unissex seguem o sistema. Para existir o unissex, precisa existir o homem e a mulher pré-definidos e unir o gosto dos dois. Já a neutralidade [de gênero] parte do princípio que todo mundo, independente do gênero, pode usar o que quiser”. E acrescenta: “Quando a gente fala de neutralidade de gênero, a gente permite que homens, mulheres e não-binários possam usar tudo e toda moda para se comunicar, se expressar e mostrar quem é”.

Nesse sentido, é cada vez mais frequente coleções de roupas e acessórios que não se limitam aos estereótipos rígidos entre feminilidade e masculinidade. De forma alguma se identificar com um ou outro gênero é um equívoco, ou signifique que a pessoa esteja presa aos padrões. Nada disso. O que a moda sem gênero propõe é justamente a liberdade para todos, que as pessoas não binárias, ou seja, que não se identificam com um ou outro gênero, tenham a possibilidade de também se expressar pela moda.

Questões de gênero na moda falam também de espaços de expressão. A consultora de moda Thaís Farage aborda como a ‘roupa de trabalho’ é uma questão para mulheres, mas não para os homens. Ou seja, quando as mulheres começaram a disputar espaços de poderes com homens nos anos 1980, tiveram que utilizar códigos tradicionalmente masculinos, como blazer e camisa, para conseguirem ocupar tais espaços. E problematiza: por que a roupa feminina, como saia e blusa, ou seja lá o que a mulher goste de vestir, não têm o mesmo valor, a mesma credibilidade que peças tradicionalmente masculinas?

É nesse ínterim que o eyewear ganha espaço, seja com modelos de óculos unissex ou democratizando o uso com armações cada vez mais ‘limpas’, com traços minimalistas, sem abandonar a qualidade de materiais e de valorizar o design dos produtos. Itens assim chamam a atenção de todos os estilos e identidades, reforçam a personalidade de quem quer que seja através do que há de mais singular e essencial na moda: a arte.

Como o eyewear tornou-se uma das vozes da moda unissex

A moda é uma das formas de expressão mais acessíveis e uma das formas mais efetivas de reivindicação de algo. O caso mais recente de subversão na moda vem do prestigiado MET Gala, que, em 2023, homenageou Karl Lagerfeld, designer alemão que esteve à frente da Chanel até 2019, quando faleceu. Falas preconceituosas a respeito de racismo a respeito dos corpos das modelos renderam críticas ao estilista e à escolha do seu nome para uma homenagem. Mas, nomes como Viola Davis, atriz negra ganhadora de cinco Oscars, não deixou de ir ao badalado evento. Em forma de protesto, usou um vestido rosa pink, cor odiada por Karl.

Em diferentes escalas, todos os dias, ao escolhermos o que vamos vestir, temos a oportunidade de expressar nossos valores através do que usamos. Afinal, andar vestido é uma obrigatoriedade na sociedade. Por isso, nosso estilo é um veículo ininterrupto e potente de transformações sociais. Mas, afinal, o que os óculos unisex têm a ver com isso? Bom, ao optar por modelos unissex, você está passando uma mensagem. Ou mais que uma. Primeiro, está sinalizando à indústria que os modelos estereotipados não agradam, por isso, quer algo mais. Além disso, demonstra que não tem medo de sair da zona de conforto e usar um item fora dos padrões. Ou, apenas quer dizer que prefere aquele modelo e nada mais importa.

Ainda assim, cada uma dessas opções refletem o que você pensa, o que você é, e como se comporta. E é incrível pensar que um mesmo modelo de óculos possa ser tão democratico e possibilitar tantas formas de expressão. Ser legitimado por uma marca como Ray Ban, por exemplo, é muito importante para quem busca se afirmar, seja pelo seu gênero ou por seus valores. E é isso que o óculos de sol unissex faz por você. Além, é claro, de conferir proteção UVA e UVB para os seus olhos.

O que um item precisa ter para nunca sair de moda

Há pouco você leu sobre como um clássico se eterniza. Mas não basta cair no gosto geral. É preciso se reinventar. Isso não quer dizer alterar o que já está funcionando, mas otimizar, evoluir para conquistar novos públicos. Isso inclui atualizar materiais e cores, se conectar com personalidades e causas atuais, ou seja, manter-se relevante.

E sabe qual clássico fez isso com toda maestria? O Wayfarer. O óculos de sol unissex mais descolado é a base para o desejado Ray Ban Stories. Trata-se de uma iniciativa da Rayban junto com o Facebook para criar óculos inteligentes que reúnem todas as funcionalidades que se espera para o futuro do eyewear: óculos com câmera e microfone de alta precisão e, claro, um player de música. As empresas se uniram para criar um dispositivo que pudesse compartilhar conteúdos diretamente nas redes sociais do usuário. O gadget funciona com câmeras duplas de 5 MP inseridas na parte frontal dos óculos, muito próximo ao sinal metalizado que já é um clássico da Ray Ban. São essas câmeras que permitem tirar fotos e gravar vídeos de até 30 segundos com o botão de captura ou, através de comandos de voz da Assistente do Facebook. Sem usar as mãos você eterniza momentos e em segundos pode compartilhar com seus contatos.

Se você quer ter uma experiência única de vídeo chamada, é com o Ray Ban Stories que você vai vivenciar, já que os óculos contam com a tecnologia Beamforming, além de um algoritmo de supressão de ruído de fundo. E tem mais: os alto-falantes integrados têm três microfones, o que garante uma transmissão de voz e som otimizadas para chamadas e vídeos. Na última atualização, anunciada em julho de 2022, o Ray Ban Stories passou a ter integração também com o Whatsapp, tudo para que o gadget se torne a principal referência em weareables (tecnologia vestível). Atualmente, o Ray-Ban Stories está disponível somente nos mercados dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, Reino Unido, Espanha, Áustria, Bélgica e França.

Mas, aqui no Brasil, o mercado de eyewear não deixa a desejar. Redes de lojas como a da Vízia Óptica, por exemplo, trabalham com as principais marcas e grifes de óculos de sol, com materiais da melhor qualidade (já que óculos de sol precisam de tratamentos de lente de ponta) e com equipes altamente capacitadas para entender e atender as necessidades dos clientes. A Vízia tem dezenas de lojas espalhadas pela Serra Gaúcha e ainda conta com uma loja virtual, com promoções e modelos de óculos de sol unissex exclusivos. E claro, a Vízia Óptica trabalha com a linha Ray Ban, marca que lidera com modelos de óculos clássicos.

Onde encontrar óculos de sol unissex

Na Vízia Óptica você encontra uma grande variedade de óculos de grau e solares, de diversos modelos e estilos. E claro, óculos unissex de grandes marcas, com materiais tecnológicos, com garantia de qualidade e atendimento diferenciado também estão sempre disponíveis na Vízia. Conheça a Vízia Óptica mais perto de você e encontre o óculos de sol que mais se encaixa no seu estilo e que fará companhia nas suas melhores escolhas.

Inclusive, só na Vízia Óptica você encontra modelos únicos de Ray-Ban. A iniciativa de venda exclusiva de produtos Ray-Ban é a pioneira no Brasil. No mundo todo, apenas outras cinco ópticas têm a mesma estratégia ligada à marca. Então, se você quer unir estilo e qualidade às suas produções, já sabe onde encontrar seu Ray-Ban único. Os modelos exclusivos são o Ray-Ban Jack e o Ray-Ban David. Ambos têm armação em metal e revisitam modelos clássicos, que agora ganham traços contemporâneos para acompanhar as principais tendências de moda.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.