A importância de fazer consultas de rotina ao médico é amplamente difundida. Os check-ups anuais são essenciais para diagnosticar de forma precoce possíveis doenças e complicações. Se em todas as especialidades as consultas anuais são recomendadas, porque na oftalmologia seria diferente? E se você descobrisse que, em alguns casos, é preciso visitar o oftalmologista a cada seis ou até quatro meses? Além de garantir a saúde da visão, a revisão oftalmológica ainda pode auxiliar no diagnóstico de outras doenças, como anemia e diabetes. Por isso é tão importante incluir a consulta com o oftalmologista à sua rotina de bem-estar.
A consulta oftalmológica não deve ser exclusividade de quem usa óculos ou lentes de contato. Mesmo quem não tem sintomas ou problemas de visão deve manter as revisões anualmente, já que apenas uma avaliação aprofundada, com exames específicos e acompanhamento qualificado pode diagnosticar problemas a tempo de serem contornados e, assim, prevenir complicações mais graves. Isso porque, muitas doenças sequer apresentam sintomas no início, o que pode levar a um quadro grave e, em muitos casos, irreversível.
Doenças que podem ser diagnosticadas na revisão oftalmológica
- Glaucoma: é uma doença indolor e, por isso, perigosa. A perda da visão se dá de forma gradativa, até que o campo visual seja reduzido a ponto de levar à cegueira. Por isso, exames regulares ajudam a prevenir a condição.
- Miopia: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, é provável que 50% da população mundial desenvolva miopia. A previsão baseia-se nos hábitos adotados, sobretudo depois da pandemia. Ficar por tempo excessivo em frente às telas e em ambientes fechados agravam o problema. Ou seja, é hora de prevenir.
- Hipermetropia: conhecida como a dificuldade de enxergar de perto, a hipermetropia não é grave, mas, sem os cuidados necessários, diminui drasticamente a qualidade de vida e, pela dificuldade de manter o foco, pode levar a acidentes.
- Astigmatismo: distorções e dificuldade de enxergar com luzes incidentes são alguns dos sintomas do astigmatismo. Algumas pessoas têm dificuldade de dirigir à noite ou realizar atividades ao ar livre em função do desconforto ocular. Tratar a condição desde o início inibe a evolução do grau e garante mais qualidade de vida.
- Diabetes e anemia também são doenças que podem ser identificadas na consulta oftalmológica. A primeira gera alterações na retina pelos níveis irregulares de glicemia. A anemia, por sua vez, altera a vascularização dos olhos e os deixa ‘pálidos’. Outra doença identificável no consultório de oftalmologia é a hipertensão, que deixa os olhos constantemente vermelhos. Nesses casos, a visita ao oftalmologista pode precisar se repetir entre quatro e seis meses. Aqui, o diagnóstico dessas doenças só é ‘fechado’ com o acompanhamento de um clínico geral.
Como é uma revisão oftalmológica
Para conhecer o paciente da melhor forma possível, o oftalmologista faz algumas perguntas básicas sobre a saúde geral e a visão. Isso vale também para pacientes em check-up, assim, o médico pode comparar prontuários anteriores e avaliar alterações e sinais de possíveis problemas. Essa entrevista é chamada de anamnese, mas é bem menos complicada que a palavra. Trata-se apenas de uma conversa mais detalhada.
Em seguida, o oftalmologista parte para o exame físico. É nesse momento que ele repara nas condições estruturais dos olhos, como coloração, presença de alterações ou outros sinais. Em seguida, o médico pode solicitar exames mas, em geral, a maioria dos consultórios possui equipamentos na própria clínica. Assim, o médico pode realizar testes de acuidade, pressão, entre outros, e já indicar um tratamento ou prescrever grau para lentes e óculos.
A revisão oftalmológica não acaba quando você sai do consultório do oftalmologista. Sabia que você deve passar por uma avaliação inclusive na ótica? Empresas com credibilidade e segurança oferecem equipes treinadas para tirar as medidas do seu rosto e analisar sua prescrição oftalmológica a fim de oferecer as melhores soluções em lentes e óculos para o seu caso.
Na Vízia Óptica você conta com o melhor atendimento, além de produtos e serviços certificados. Fale com uma consultora Vízia e agende sua consulta. Mas lembre-se: a avaliação não substitui a consulta médica com oftalmologista. Ela é mais uma ferramenta para garantir a qualidade e a adaptação dos seus óculos. Por isso, busque sempre óticas com responsabilidade e ética para cuidar da sua visão.
Deixe um Comentário