Concentração: 5 formas de melhorar a sua

Concentração: 5 formas de melhorar a sua

Trabalho, estudo, vida pessoal e uma série de coisas para resolver em cada uma dessas áreas, acertamos? Bem, isso não nos surpreende nem um pouco, afinal, cada vez mais coisas acontecem ao mesmo tempo e demandam nossa atenção integral.

Mas como manter a concentração nisso tudo? Ainda mais adicionando as notificações de mensagem, redes sociais e notícias à equação? Parece impossível, sabemos bem, mas é justamente por isso que preparamos 5 dicas para te ajudar a melhorar a sua concentração.

1 – Treine seu cérebro e seu corpo

Praticar atividade física é essencial para manter a saúde em dia, mas também para ajudar a melhorar a sua concentração, afinal, nada pior para reter a atenção do que um corpo preguiçoso. A prática da atividade física faz com que seu sangue circule melhor, além de liberar endorfina para o cérebro, responsável pela sensação de prazer e felicidade, o que consequentemente melhora a motivação e a concentração.

Inclusive, já existem estudos que apontam que conseguimos reter melhor algumas informações se o corpo estiver em movimento, então use isso a seu favor.

Mas, lembre-se de exercitar seu cérebro também, afinal, ele é um músculo como qualquer outro do seu corpo e precisa ser incentivado para continuar conseguindo se concentrar e desenvolver as atividades necessárias. Para isso, utilize jogos de estimulação como quebra-cabeças, jogos da memória ou xadrez.

2 – Medite

Esta também é uma boa técnica para exercitar a mente, ao mesmo tempo em que relaxa e acalma seus pensamentos para focar no que é essencial naquele momento. Apesar da técnica milenar ter origem em tradições religiosas como o cristianismo, o budismo e diversas outras, a psicologia a vem utilizando para melhorar a concentração.

A meditação também tem sido bastante incentivada pelos pesquisadores para pessoas ansiosas por trabalhar a respiração e ajudar a focar no momento presente. Então, se esse é o seu caso, invista na atividade.

3 – Concentração também envolve pausas

Às vezes temos a tendência de associar produtividade com o tempo que ficamos centrados em apenas uma atividade, mas isso não é necessariamente verdade. O cérebro humano está longe de ser uma máquina, ele precisa de momentos de descanso para renovar as energias.

Então, descubra qual é o seu limite de tempo concentrado em determinada tarefa e respeite-o. Para isso, você pode usar técnicas como o conhecido método Pomodoro.

Vale lembrar que essas pausas também são essenciais para que você repouse seus olhos, então outra sugestão é utilizar o método 20-20-20: a cada 20 minutos pare o que estiver fazendo e foque seu olhar em um objeto que esteja a, aproximadamente, 20 metros de você, por 20 segundos.

4 – Ouça música

Por incrível que pareça essa técnica não será uma distração, bem pelo contrário, te ajudará a manter o foco no que estiver fazendo. Mas, para que isso aconteça, é importante que você use músicas mais calmas, nada de colocar uma playlist que te faça querer sair dançando pela casa, ok?

Além disso, a técnica também é útil quando você precisa se concentrar em ambientes públicos porque dificilmente alguém vai te interromper se você estiver usando seus fones de ouvido.

5 – Tente dormir bem

Lembra do que falamos antes sobre o seu cérebro precisar de um descanso para recuperar as energias e, assim, conseguir se concentrar em algo? Então, dormir bem também faz parte desse processo.

O ideal para um adulto é dormir 8 horas por noite para ter um descanso efetivo, mas, se isso for uma tarefa muito difícil para você, recomendamos que comece aos poucos. Entrar numa nova rotina não é nada fácil, então não se cobre tanto, vá mudando seus hábitos aos poucos até conseguir completar uma noite de sono com o tempo indicado pelos especialistas.

Falando em rotina, para te ajudar nessa missão você pode estabelecer algumas práticas a serem feitas antes de se deitar, mantendo a ordem ao longo dos dias. Por exemplo: desativar as notificações do celular, tomar um chá, escovar os dentes, colocar o pijama, ler um livro, enfim, ações que, praticadas regularmente, farão com que o seu cérebro entenda que está chegando a hora de dormir.

Gostou das nossas dicas? Então aproveita esse pico de concentração para continuar lendo os artigos do nosso blog!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.