Sentir a “vista cansada” pode ser um sinal que preciso trocar de óculos?

Sentir a “vista cansada” pode ser um sinal que preciso trocar de óculos?

Mais um dia vai chegando ao fim, momento de se desligar das tarefas do trabalho, relaxar a mente, cozinhar um jantarzinho e aproveitar o tempo fazendo o que gosta para recarregar as energias para o próximo dia que virá. Mas, ao invés de descansar parece que seus olhos estão pesados, ardentes, por vezes até com vermelhidão e acompanhados de uma dor de cabeça que parece não te abandonar.

Ok, isso não é um bom sinal, parece que você está sofrendo do famoso problema conhecido popularmente como “vista cansada”.

Sintomas como esses têm sido cada vez mais comuns e indicam que chegou o momento de fazer uma visita ao oftalmologista para verificar se você tem algum problema de visão. Porém, se você tem sentido esses sintomas mesmo já usando óculos, temos uma notícia para você: talvez tenha chegado o momento de trocá-los.

Apesar de usar óculos para ajustar possíveis problemas de visão, os olhos continuam se desenvolvendo e, mesmo que você use seus óculos corretamente, seu grau pode aumentar causando além da vista cansada outros sintomas que atrapalharão o seu dia. Mas como ter certeza se esse momento realmente chegou? Preparamos o conteúdo de hoje para te ajudar.

Vista cansada e outros sintomas

Bom, para começar, como o próprio nome já indica o principal sintoma é que você sente seus olhos cansados, pesados e as vezes nem os fechar alivia essa sensação. Outro sintoma muito comum neste caso é o famoso ato de aproximar ou afastar objetos com o braço para conseguir ler o que está escrito neles. Além disso, a vermelhidão, a dor no fundo dos olhos, a coceira, a ardência e o lacrimejamento são mais alguns sintomas de “vista cansada”.

Sintomas como esses costumam surgir principalmente em situações que exigem um esforço maior dos olhos, como por exemplo ao assistir televisão, ao mexer no computador ou no celular, assim como ao dirigir ou ao ler um livro.

Além deles, outros sintomas comuns podem indicar que está no momento de você fazer uma consulta para descobrir se seu grau aumentou e está na hora de trocar seus óculos, como:

  • Dores de cabeça – principalmente na área da testa;
  • Sensibilidade à luz – que faz com que você pisque em excesso, ou então que sinta um desconforto nos olhos ao estar em ambientes muito iluminados, que você enxergue nublado, ou então que veja pequenos halos de luz;
  • Dificuldades para enxergar à noite – que acaba exigindo um esforço maior para a percepção de movimento, ou então uma sensibilidade à luz de faróis e de sinais de trânsito, por exemplo.

Procure um oftalmologista

Como sempre recomendamos por aqui, a qualquer sinal de que algo não anda muito bem com a sua visão: procure um oftalmologista. Somente este médico especialista terá as ferramentas para descobrir qual é o seu caso e, por meio dos devidos exames, receitar o tratamento mais indicado.

Além disso, é importante que você mantenha consultas regulares se já usar óculos, afinal é por meio delas que seu oftalmologista poderá perceber se seu grau aumentou ou se você desenvolveu alguma outra doença ocular que necessite de tratamento.

O mais recomendado é que você mantenha consultas a cada 6 meses, ou no máximo a cada 1 ano. Não precisa esperar sentir algum desses sintomas para procurar ajuda médica ok?

3 dicas para aliviar a sensação até sua consulta oftalmológica

Se esses sintomas já estão fazendo parte dos seus dias é importante que você marque, o quanto antes, uma consulta com o seu oftalmologista para fazer os devidos exames de revisão. Mas, até a data da consulta, é importante que você encontre algumas maneiras de aliviar esse cansaço, então aqui vão 3 dicas que podem te ajudar nesse processo.

1 – Faça pausas

Ao longo do dia é muito comum que a rotina nos envolva e faça com que a gente passe mais tempo do que deveria focado na tela do computador ou lendo aquele documento importante do trabalho. Por isso, é importante que você insira pequenas pausas para descansar o corpo, a mente e, claro, os olhos.

Parar a cada 1 hora para caminhar um pouco e trocar uma ideia com algum colega já é o suficiente para tirar o foco da correria e relaxar. Mas, se você puder, tente inserir na rotina a técnica 20-20-20 para repousar melhor sua visão: a cada 20 minutos tire os olhos da tela, ou do que quer que esteja fazendo, e foque em um objeto que esteja a, mais ou menos, 20 metros de você por 20 segundos.

2 – Evite se expor a luz de telas antes de dormir

Se preparar para dormir também é um momento que deve ser encarado como rotina, no qual seguimos alguns hábitos para preparar nosso corpo para o repouso, como tomar um banho, escovar os dentes, colocar o pijama e o que mais fizer parte do seu processo.

Porém, independentemente de qual for o seu ritual, ficar mexendo no celular ou assistindo televisão não deve fazer parte dele. A luz azul emitida por esses aparelhos faz com que o corpo fique em alerta e libere menos melatonina, o “hormônio do sono”. Consequentemente a tendência é que você não descanse o tempo necessário para que seus olhos repousem.

3 – Passe tempo ao ar livre

Além de ser uma dica que combina muito bem com a pausa que indicamos a você, passar certo tempo ao ar livre pode ajudar a regular a humidade natural dos seus olhos. Isso porque em ambientes fechados costumamos deixar sistemas de ar condicionado ligados para esquentar ou refrescar os espaços, que acabam secando o ar e, consequentemente, os olhos.

Caso sair para o ar livre não seja uma opção tão viável, procure deixar uma janela aberta ou então usar umidificadores de ambiente (principalmente no inverno).

E aí? Se identificou com algum dos sintomas que citamos ao longo do texto?

Então procure uma de nossas lojas para fazer um teste de visão gratuito e conversar com a nossa equipe para conhecer nossas melhores opções para os seus novos óculos!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.