Lo-fi hip hop: por que este gênero musical virou referência de concentração e relaxamento?

Lo-fi hip hop: por que este gênero musical virou referência de concentração e relaxamento?

Que a correria do cotidiano pode causar prejuízos à saúde já não é novidade há um bom tempo, né? Estresse, ansiedade, dificuldade de concentração e até mesmo casos mais graves de depressão tem se tornado, infelizmente, cada vez mais comuns, mas o que tem chamado a atenção são as novas formas de lidar com essas situações e extravasar as tensões. Uma delas é o gênero musical lo-fi hip hop, que tem ganhado espaço nos corações daqueles que vêm enfrentando dificuldades para se concentrar nas tarefas do dia a dia.

Partindo do início: o que é o estilo lo-fi?

O lo-fi deriva do termo em inglês low fidelity que, em tradução literal, significa baixa fidelidade, um contraponto ao termo hi-fi – high fidelity – que, na indústria musical, representa materiais produzidos em alta definição. Ou seja, o lo-fi é um gênero que está diretamente relacionado a artistas que não têm grandes produtoras por trás de seus lançamentos e adaptam objetos da sua realidade para produzir música.

O termo foi popularizado pelo DJ William Berger, nos anos 1980, que reproduzia em sua rádio apenas músicas feitas com poucos recursos e, em sua maioria, gravadas em estúdios improvisados dentro da casa dos próprios artistas. O estilo foi se popularizando e ganhando cada vez mais adeptos com seus ritmos lentos, em sua maioria apenas instrumentais e com elementos muitas vezes descartados por serem considerados ruídos como, por exemplo, o som de agulhas de toca discos e chiados de fitas de videocassete.

Hoje, artistas do ramo dependem apenas de um computador, softwares adequados e ambientes mais silenciosos para produzir suas composições e compartilhá-las pela rede. Fator que possibilita uma infinita liberdade criativa.

Lo-fi hip hop: o gênero musical derivado do estilo lo-fi

O gênero musical hip hop já é um velho conhecido dos apreciadores de música, com melodias construídas com uma base rítmica que dá suporte a rimas declamadas em grande velocidade, o estilo vai além da arte e é reconhecido como movimento que luta pelos direitos dos jovens, a inclusão social, o fim da desigualdade racial e outros temas importantes.

O estilo lo-fi bebe da água do hip-hop mais melódico, com batidas – os chamados beats – mais suaves e não tão velozes, em sua maioria sem a utilização de vocais. As produções nesse gênero têm a mesma premissa lo-fi: músicas construídas em estúdios simples, sem a preocupação de uma alta qualidade e inserindo elementos julgados como ruído para complementar a melodia.

Por que o estilo se tornou referência de concentração e relaxamento?

Se você acompanha a movimentação das redes sociais – principalmente o Twitter – provavelmente viu circulando por lá a ilustração de uma menina estudando enquanto ouvia músicas em seu fone de ouvido. A ilustração foi feita por Dimitri, criador do canal do YouTube Chilled Cow, que foi punido pela plataforma por utilizar o GIF de um anime, Sussurros do Coração, do Studio Ghibli, para ilustrar uma live de lo-fi hip hop sem ter os devidos direitos autorais para isso.

Crédito – Sussurros do Coração, Studio Ghibli

O canal voltou ao ar quando Dimitri fez uma adaptação da personagem Shizuku ouvindo música, criando sua própria ilustração de uma adolescente estudando enquanto ouvia lo-fi hip hop, claro. A nova versão bombou nas redes e circulou por vários perfis com ilustradores fazendo suas versões do desenho de acordo com seu país, cidade ou estado.

Crédito – Dimitri, Chilled Cow

A imagem é um retrato claro da utilização da música lo-fi hip hop: auxiliar na concentração ou no relaxamento de quem a escuta. Com elementos que nos fazem lembrar os famosos ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano), como sons da natureza, sussurros e ruídos, assim como a falta de vocais e os ritmos mais lentos, proporcionam um relaxamento aos ouvintes, e por conta disso uma maior capacidade de concentração no momento em que é necessário manter o foco.

Os apreciadores do lo-fi hip hop recomendam que as músicas desse estilo sejam escutadas em fones de ouvido, para que o ouvinte possa apreciar todos os detalhes dessas produções. Além disso, o som mais direto pode permitir uma exclusão dos barulhos à sua volta, o que pode ajudar, e muito, na hora da concentração.

Para os que estão entrando nesse universo, recomendamos as famosas rádios lo-fi hip hop, que reproduzem músicas do gênero por várias horas seguidas no YouTube, além de acompanhar os lançamentos do estilo em plataformas como o Spotify e o SoundCloud.

Se você gostou desse conteúdo, coloca uma boa playlist lo-fi hip hop e vem ler os outros que preparamos no nosso blog para você.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.