Rotina de beleza minimalista: por que é uma tendência de autocuidado?

Rotina de beleza minimalista: por que é uma tendência de autocuidado?

Provavelmente já teve algum momento em que você ouviu o famoso ditado “menos é mais”, ou então que “tudo que for consumido em excesso pode fazer mal”. Pois é, por mais clichê que isso pareça, no conteúdo que vamos abordar hoje você vai perceber que não passa da mais pura verdade. O minimalismo tem ganhado cada vez mais adeptos, que vêm percebendo no estilo de vida uma forma de consumo sem tantos impactos para o planeta, mas você já ouviu falar na rotina de beleza minimalista?

Assim como em outros meios, o minimalismo adentrou este universo propondo um ritual de beleza com menos etapas, indo justamente ao contrário da k-beauty, tendência coreana que ficou muito conhecida há alguns anos por sugerir a inclusão de, pelo menos, dez passos diários de cuidados na rotina de beleza da pele do rosto.

Ao longo do tempo, alguns dermatologistas começaram a levantar o debate de que a utilização de tantos produtos diariamente poderia ter justamente o efeito contrário do desejado, acumulando diversas camadas de produtos na pele que poderiam fechar os poros e causar situações como a acne. O skinminimalism, como tem ficado conhecido, surgiu então propondo o oposto: menos passos, menos produtos e, de preferência, a utilização de cosméticos mais naturais.

Mas por que essa rotina de beleza minimalista tem se tornado uma tendência? Bem, especialistas acreditam que esse crescimento do movimento se deve à pandemia da Covid-19, que obrigou as pessoas a ficarem mais em suas casas e, consequentemente, utilizar menos maquiagem, além de incentivar que, cada vez mais, dedicassem um tempo do seu dia para o autocuidado. Além disso, se pararmos para refletir, com o uso frequente de máscara se tornou ainda mais importante dar uma atenção especial para a pele que passa boa parte do dia abafada.

O que é o minimalismo?

Antes de entendermos sobre a rotina de beleza minimalista é necessário compreender o que é o minimalismo, certo?

O movimento é conhecido como um estilo de vida que tem como ideia central o não acumulo de posses e o consumo consciente, ou seja, adquirir apenas o que for necessário para viver.

Além disso, o minimalismo aponta a importância de uma maior atenção aos impactos que as ações do ser humano têm no planeta, sugerindo que, além de reduzir o consumo, se dê mais atenção a procedência do que se está adquirindo, como por exemplo: menos plástico, menos agrotóxico, produtos que não testem em animais, etc.

Como ele se relaciona com a moda, a beleza e o autocuidado?

Como estilo de vida o minimalismo faz parte de diversos âmbitos, o que não seria diferente com o universo da beleza como um todo. Na moda, por exemplo, o movimento se reverteu na valorização de roupas mais confortáveis e, principalmente, na redução do consumo, muito comum neste meio, com o incentivo a compra de roupas produzidas por empresas e estilistas preocupados com o impacto de suas coleções ao meio ambiente.

Diretamente associado com o movimento slow fashion, o minimalismo também incentivou seus adeptos a dar preferência às compras em brechós, que têm feito cada vez mais sucesso entre os interessados pela moda consciente.

No universo da maquiagem o movimento foi pelo mesmo caminho, incentivando a redução de consumo e apontando a utilização de poucos produtos como uma opção viável. Nesse sentido, nada de pele “rebocada” com bases de alta cobertura, corretivo, contorno, blush, iluminador, sombra, rímel e por aí em diante. A proposta é investir em maquiagens mais leves.

O fato é que a tendência já vinha se popularizando e se relacionando diretamente com outro movimento que ganha cada vez mais força: a valorização de corpos reais e da beleza natural. Por isso, o skinminimalism indica uma aposta no que de fato funciona, com a utilização de poucos produtos e, principalmente, respeitando a particularidade de cada pele, sem tentar esconder suas “imperfeições” e focando em deixá-la saudável mais do que atingir um padrão inalcançável.

Por que aderir a rotina de beleza minimalista?

Uma pesquisa de mercado realizada em 2020, pela Euromonitor International, apontou o Brasil como o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, então imagine o quanto de resíduos não geramos só neste setor em apenas um ano. O skinminalism vem, como já comentamos, para reduzir um pouco deste consumo desenfreado, propondo a utilização de poucos produtos na rotina de beleza.

Mas para além das questões socioambientais como a preocupação com a produção de lixo e a causa animal, a tendência tem chamado a atenção de quem deseja se dedicar à sua rotina de autocuidado sem precisar dispor de horas do dia para isso.

Com poucos passos e o incentivo por adquirir produtos pontuais que possam atender, por vezes, mais de uma necessidade, a tendência pode inclusive ser mais atrativa para o bolso. Além disso, a prática pode ser positiva para a pele tendo em vista que foca em produtos mais naturais, sem a utilização de aditivos e elementos que podem ser prejudiciais à saúde.

Para começar, dê atenção a alguns fatores

Nem todos os passos de uma rotina de beleza estão diretamente relacionados com a prática de skincare, mas têm relação direta com a situação da sua pele e por isso valem sua atenção para além da compra de alguns produtos.

Bem, para começar é importante entender que o autocuidado está muito além do skincare e envolve a prática de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, o consumo de, pelo menos, 1,5 litros de água por dia, um sono adequado, com pelo menos 8 horas de descanso, e o investimento em momentos de lazer, que permitam desligar um pouco a mente da rotina turbulenta do cotidiano. Lembre-se também que tirar um tempo do seu dia para um banho de sol é essencial para repor a vitamina D do seu corpo, importante para sua saúde e para a renovação das células da sua pele.

Outra sugestão dos especialistas é investir na prática de exercícios, que não somente interferirão na saúde da sua pele como também em sua saúde física e mental. Além disso, a prática da Yoga tem sido um recurso utilizado para trabalhar ambos os aspectos em apenas uma atividade, que também se relaciona diretamente com a prática minimalista de reflexão, paciência e atenção ao mundo interior e exterior.

Também é importante lembrar que a questão emocional interfere, e muito, na saúde da sua pele, então vale a pena levar em consideração investir na terapia que, além de melhorar esse aspecto, trará momentos de reflexão e autocuidado para sua rotina, melhorando também sua saúde mental.

Outro aspecto que vale atenção é observar o clima da cidade em que você mora e, principalmente, como sua pele se adapta a ele e às mudanças de temperatura e estação, sempre tentando investir em produtos de acordo com a necessidade da sua pele. Lembrando que, antes de utilizar qualquer cosmético, seu dermatologista deve ser procurado. Nada de sair usando produtos sem a devida recomendação médica.

A interferência da saúde mental na sua pele

Como comentamos, alguns aspectos do seu cotidiano podem até passar desapercebidos, mas tem ligação direta com a sua saúde e autoestima, o que não seria diferente com a saúde da sua pele.

Talvez não seja uma surpresa tão grande assim, mas as vezes preferimos fechar os olhos e fingir que não sabemos o quão importante é dar atenção para nossa saúde mental, principalmente quando pensamos no atual contexto que vivemos, de rotinas agitadas e em sua maioria modificadas pela realidade da pandemia da Covid-19.

O fato é que para além das questões óbvias a correria e as cobranças da vida cotidiana podem aumentar quadros de estresse e ansiedade que, para sua pele, podem resultar em vermelhidão, poros dilatados, aumento de manchas e aumento de oleosidade que, por sua vez, desencadeiam quadros de acne.

Isso se deve a origem biológica do nosso corpo que, segundo especialistas, é resultado de uma ligação entre o sistema nervoso central e a pele. Então, mais uma vez ressaltamos, de nada vai adiantar utilizar os produtos corretos se você não tiver atenção a fatores como sua saúde mental.

Práticas da rotina de beleza minimalista

A rotina de beleza minimalista conta com, basicamente, três passos: limpeza, hidratação e proteção. Simples e fácil de adaptar a qualquer rotina, né?

Como já comentamos é importante que você procure um dermatologista para entender qual é o seu tipo de pele e quais são as necessidades dela antes de começar qualquer tratamento. Mas, como toda rotina de beleza, o que vai interferir de fato é manter a frequência e consistência dos processos. De nada vai adiantar seguir o passo a passo num dia e no outro abandonar a causa.

Dito isso, vamos a algumas sugestões…

Na maquiagem

Como já falamos por aqui, a rotina de beleza minimalista é uma tendência que acompanha o movimento body positive que prega o incentivo a corpos reais, o que na maquiagem se relaciona com produções mais discretas, sem a utilização de tantos produtos, focando sempre em algo mais leve.

Vale lembrar que muitas vezes uma pele bem cuidada é a melhor maquiagem que você pode ter, principalmente quando você está empenhada em seguir a tendência minimalista. Por isso, deixe de lado bases, corretivos, contornos e iluminadores, e foque sua atenção na sua beleza natural, deixando de lado a preocupação com as possíveis “imperfeições”, afinal são elas que fazem de você um ser único.

Outro ponto importante é sempre lembrar de remover bem a maquiagem antes de dormir para evitar que seus poros fiquem fechados a noite inteira. Para isso, vale investir em um bom demaquilante, ou, no caso de uso de maquiagens mais leves, uma boa água micelar.

No skincare

Como falamos anteriormente a rotina de beleza minimalista propõe apenas três passos: limpeza, hidratação e proteção. Algo simples, eficaz e que pode ser incluído até mesmo na rotina mais atribulada.

Relembrando isso, vamos ao passo a passo:

  1. Faça a limpeza utilizando um sabonete líquido ou em barra, de acordo com sua preferência. Em dias nos quais você tenha usado maquiagem vale lembrar que você precisa inserir o processo do demaquilante antes dessa lavagem do rosto;
  2. Na sequência, hidrate sua pele. Dependendo do tipo que ela for, essa etapa pode ser feita com séruns, que têm textura mais leve do que cremes;
  3. Por fim, na rotina da manhã, insira o passo do protetor solar para proteger a pele dos raios UVA e UVB. À noite essa etapa pode ser substituída por produtos voltados para o tratamento de manchas ou acnes, por exemplo.

Nos finais de semana, ou em dias que permitirem uma maior dedicação para sua rotina de beleza, vale a pena incluir mais um pequeno passo: uma boa máscara facial. Mas como o propósito é seguir na prática de uma rotina de beleza minimalista, ao contrário de sair comprando vários produtos para a mesma função, você pode investir um tempo do seu dia para a produção de máscaras caseiras.

Para isso, vale priorizar a utilização de produtos mais naturais e orgânicos nas suas receitas.

A prática da Yoga Facial

Lembra que falamos sobre a importância de dar atenção para outros aspectos da sua vida que acabam interferindo diretamente na sua pele? Pois é, a prática da Yoga pode ser bem utilizada para momentos de relaxamento e introspecção e, por isso, tem sido cada vez mais vista com bons olhos.

A prática da Yoga Facial tem chamado a atenção por ser voltada justamente ao tratamento da pele do rosto, com exercícios simples de relaxamento que prometem a liberação de poros e de pontos de tensão. Além disso, a prática inspirada nos rituais de beleza orientais pode proporcionar mais firmeza à pele e o fortalecimento dos músculos da face.

Com a combinação entre expressões faciais e a automassagem, a Yoga Facial pode ser facilmente incluída na sua rotina de beleza minimalista, pois não depende de massageadores específicos para a sua prática. Basta ter um tempinho a mais para a fase de aplicação do seu hidratante e alguns movimentos com seus dedos para tornar sua pele ainda mais saudável.

Cuidados com os olhos

Além da pele, outra parte do rosto que merece sua atenção diária são seus olhos. Sempre falamos por aqui sobre a importância de um acompanhamento regular com seu oftalmologista de confiança, mas alguns simples cuidados podem ser facilmente inseridos na sua rotina de beleza e, com certeza, fazer a diferença.

O primeiro fator é usar os produtos de skincare com muito cuidado e atenção para a área do rosto indicada para utilização de cada um deles. Alguns cosméticos têm contraindicação para aplicação na área dos olhos e, pode até parecer besteira, mas o melhor que você pode fazer é seguir à risca as indicações do produto. Uma má aplicação pode infeccionar seus olhos e até mesmo trazer prejuízos para sua visão, então acredite, toda atenção e cuidado são válidos para evitar que isso aconteça.

Uma limpeza essencial para essa área dos olhos, por incrível que pareça, é a da armação dos seus óculos, ainda mais neste momento de pandemia que estamos enfrentando. O ideal é que você dedique um tempo para limpar seus óculos pelo menos uma vez ao dia, de preferência com água e sabão neutro, lembrando de lavar não só as lentes, mas também a armação, afinal ela também pode acumular resíduos de poluição e bactérias. Com o enxágue devidamente feito, você pode secar seus óculos com papel toalha.

Quando não for possível dar a devida atenção para a higienização mais profunda, opte sempre por sprays de limpeza indicados para essa função e faça a higienização com pequenas flanelas de microfibra para não acabar riscando a sua lente.

Nesse sentido, caso você faça parte do time que gosta das lentes de contato, também vale investir em lentes de qualidade e sempre seguir os rituais de limpeza das mãos antes da aplicação, para evitar que possíveis bactérias entrem em contato com o seu olho. Além disso, tenha sempre atenção com a limpeza das próprias lentes, utilizando os produtos adequados para esta função e, após o uso, guardando-as no local adequado. Inclusive, nunca é demais lembrar que não se deve dormir com lentes de contato, então no momento da sua rotina de beleza noturna, nunca esqueça desse passo!

Sobrancelha e cílios naturais

Para ressaltar sua beleza e dar ainda mais destaque ao seu olhar, vale a pena dar uma atenção para suas sobrancelhas e cílios. Dando sequência aos pontos chave da rotina de beleza minimalista, o sentido é sempre buscar algo mais natural, valorizando o desenho e as características do seu rosto.

Por isso, nada de buscar a perfeição ou algo super desenhado e destacado, no mesmo sentido da maquiagem que citamos acima, vale investir em produtos que realcem sua beleza de forma mais natural, como substituir as máscaras de cílios pretas, ou até mesmo coloridas, por produtos transparentes, por exemplo.

Para a sobrancelha o segredo está em deixá-la crescer, sem necessariamente deixar de lado a remoção dos excessos com um profissional especializado e da sua confiança. Assim como para os cílios, também vale investir em máscaras transparentes para penteá-las afinal, mesmo sendo um truque de maquiagem, este passo costuma dar um ar mais natural aos pelos.

Depois de tantas dicas vale ressaltar o passo mais importante para adentrar o universo da rotina de beleza minimalista: entender a sua pele e encaixar a rotina da forma que mais funcione para você! Afinal, o foco principal é você se sentir bem consigo mesma e estar em paz com a sua pele.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog para estar sempre por dentro das tendências, dicas de lifestyle e muito mais!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.