Cuidados no uso de maquiagem na região dos olhos

Cuidados no uso de maquiagem na região dos olhos

Muitas opções de sombra, primer, máscara para cílios e lápis de olho aparecem no mercado de cosméticos a todo momento. Novas cores, tutoriais elaborados e, com isso, uma vontade de inovar e criar aquele tão famoso olho gatinho esfumado em degradê. Mas, precisamos ter alguns cuidados no uso de maquiagem na região dos olhos.

Algumas marcas podem causar alergia, ou se não retiradas à noite da maneira correta, com produtos próprios, podem causar irritações nas peles das pálpebras. Outro grande perigo é deixar os resíduos e/ou pincéis atingirem a região interna do seu olho, causando feridas ou, até mesmo, idas ao médico.

Mas fique tranquila, que no texto de hoje vamos falar um pouco sobre o que fazer e o que não fazer na hora dos cuidados no uso da maquiagem nos olhos. Confira abaixo nossas dicas.

Região dos olhos e sua sensibilidade

Antes de falar propriamente da maquiagem, vamos falar um pouco sobre a região dos olhos e a importância do cuidado. Afinal, na hora de se maquiar, além de se preocupar com a pele, você precisa lembrar que os olhos são áreas muito sensíveis. Outro assunto importante é saber se você possui alergia a maquiagem nos olhos.

A cada dez mulheres, duas apresentam problemas oculares pelo uso indevido de maquiagem, segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). Ou seja, a maquiagem que deveria ser sua melhor amiga pode acabar te trazendo complicações sérias.

O rímel em grande quantidade, se não retirado corretamente, pode “entupir” as glândulas do canal lacrimal e, com isso, prejudicar a função de hidratar o seu olho. Assim, ele pode ter outras complicações como coceira, sensação de ressecamento e Síndrome do Olho Seco, vermelhidão, inflamação da pálpebra e córnea e conjuntivite.

Antes de ler todas as dicas abaixo, veja se o seu olho apresenta algum sintoma de irritação ou inflamação e procure um oftalmologista. Para aliviar, não esfregue os olhos e lave a região com água corrente.

Cuidados com a maquiagem na região dos olhos

O uso de maquiagem é quase unanimidade entre as mulheres e a região dos olhos pode ser considerada uma das áreas preferidas para inovar, criar e realçar a beleza feminina. Afinal, a quantidade de cores das paletas de sombra e as inúmeras combinações fazem a nossa mente viajar.

Ainda mais nesse momento, em que usamos máscaras de proteção para os lugares, os olhos marcantes e bem maquiados viraram o queridinho. Mas precisamos ter cuidados básicos para que o momento de beleza não vire um problema.

Dicas importantes

  • 1-  Use sempre marcas conhecidas e que você saiba a procedência. Nada de inovar com marcas testadas por blogueiras sem antes pesquisar muito sobre;
  • 2-  Entenda que a pele precisa descansar e, por isso, às vezes você precisa sair sem maquiagem;
  • 3-  Não utilize maquiagem a prova d’água o todo o tempo, pois os produtos possuem um fixador forte e podem causar irritação ou alergias. O rímel a prova d’agua, por exemplo, é mais difícil de ser retirado e pode acabar se acumulando nos poros;
  • 4-  Olhe a data de validade de cada produto. Cosméticos também têm tempo de vida útil e se passar, nada de querer reaproveitar;
  • 5-  Feche bem os seus cosméticos depois de usar e não o compartilhe com outras pessoas;
  • 6-  Dê preferência a produtos hipoalergênicos, produzidos justamente para evitar possíveis irritações;
  • 7-  Use demaquilantes ou água micelar próprios para retirar a maquiagem e, de maneira nenhuma, esfregue os olhos e cílios com força. Não utilize outros produtos que não sejam para a remoção da maquiagem na região dos olhos, pois podem cair neles e causar irritação;
  • 8-  Higienize os pincéis com frequência, assim como lave as mãos antes de começar a maquiagem;
  • 9-  Evite sombras com glitter, purpurina ou brilhos. Eles podem cair dentro do olho causando irritação e arranhões mais graves;
  • 10-  Em caso de irritação, pare imediatamente o uso do produto. Se você insistir pode piorar o quadro e causar inflamações mais severas.

Gostou do nosso texto e já está preparando os cuidados para a sua próxima maquiagem? Confira no nosso blog outras matérias sobre cuidados com os olhos, tendências da moda e muito mais.

Conheça o projeto Ver Melhor

O Projeto Ver Melhor é mais uma forma de cuidar de você. A missão do projeto é traduzida na saúde e no olhar dos clientes. Nosso trabalho se concretiza pela dedicação dos técnicos que realizam a acuidade visual totalmente gratuita. Assim, pode se identificar possíveis dificuldades visuais e, se necessário orientamos a consulta com o seu oftalmologista.

Saiba mais clicando aqui

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.