5 esportes para praticar durante a pandemia de maneira segura

5 esportes para praticar durante a pandemia de maneira segura

Com a pandemia enfrentada atualmente, vivemos um momento diferente enquanto sociedade. Não só nossa relação com os outros foi modificada, mas também o relacionamento que desenvolvemos com nosso próprio corpo. Dentro desse contexto, o aumento da imunidade voltou a ser assunto.

Por isso, hoje preparamos um conteúdo onde abordamos 5 esportes para praticar durante a pandemia de maneira segura, além de manter sua saúde em dia. Para saber quais são, continue lendo!

A importância da prática de esporte para a imunidade

Sem dúvida, a importância do fortalecimento do sistema imunológico do corpo é um tema relevante neste momento. Sabemos que uma melhor resposta imunológica proporciona uma reação mais eficaz contra infecções e viroses de qualquer tipo.

A melhor forma de alcançar os benefícios dos exercícios é quando realizados de forma moderada. A melhora da defesa está associada ao aumento dos linfócitos, células também chamadas de “natural killers”. Os linfócitos possuem como função a destruição de células tumorais ou infectadas por agentes invasores, como os vírus.

Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física diminuir o estresse. Como nosso corpo funciona a partir da estreita relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, e já foi comprovado que o estresse aumenta a chance de adoecermos, uma rotina que engloba esportes nos leva a um dia a dia mais saudável como um todo.

5 esportes para praticar de maneira segura durante a pandemia

Embora devamos sair menos de casa, a prática de exercícios individuais ao ar livre pode ser feita. Por isso, separamos diversos esportes que podem ser realizados desta forma. Confira:

Tênis

Um dos esportes que mais cresceu durante a pandemia foi o tênis. Sem precisar de contato físico, surgiu como alternativa para quem quer praticar exercício físico sem deixar de lado os cuidados.

Uma quadra de tênis tem mais de 20 metros de comprimento, o que por si só garante um distanciamento adequado entre os jogadores. A prática também não exige contato físico.

Pedalar

A opção pela bike, que já vinha crescendo por conta da preocupação com o meio-ambiente, ganhou ainda mais adeptos com essa nova realidade. Ao mesmo tempo em que andar de bicicleta fornece um distanciamento físico, contribui para manter o mínimo de atividade física diária recomendado.

Além da máscara, é importante higienizar os equipamentos e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Caminhada

Caminhar é uma das formas mais comuns e democráticas de atividade física, além de ser praticada por pessoas de todas as idades.

Além da máscara de proteção, é importante manter distância das outras pessoas. Durante a prática de exercícios, é recomendado pelo menos 20 metros, uma vez que quanto mais intensa é a respiração, maior a velocidade e a distância que as gotículas percorrem no ambiente.

Corrida

Além de fazer bem para o corpo, a corrida também pode ser uma excelente terapia, devido aos seus benefícios também à mente, já que requer foco e disciplina.

Algumas dicas são escolher bem o percurso, tentar correr em um horário alternativo, proteger o rosto, manter a distância segura e ter sempre o essencial consigo (celular, garrafa de água e algum dinheiro/cartão).

Natação

Quanto à utilização de piscinas, já foi dito que se trata de um dos locais mais seguros que se pode estar para a prática de exercícios físicos. Isso porque a água contém altas doses de cloro, o que a torna um ambiente inóspito para qualquer tipo de bactéria e vírus.

Agora, é com você escolher qual dos esportes citados acima combinam mais o seu estilo de vida. Desejamos uma boa prática, segura e saudável!

No blog da Vízia, é possível conferir outros conteúdos, como dicas para aliar home office e produtividade, o tamanho ideal de relógios masculinos e ainda a importância de visitar um oftalmologista com frequência.

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