Praticidade e elegância masculina: como se vestir bem todos os dias de maneira prática

Praticidade e elegância masculina: como se vestir bem todos os dias de maneira prática

Se arrumar, escolher bem a combinação das roupas e acessórios pode ser uma tarefa complicada para muitos homens. O medo de estar fora do estilo ou combinar de forma errada aparece na mente como um fantasma. Mas, como se vestir bem todos os dias de maneira prática e com aquele toque de elegância masculina?

Muitos jovens estão na transição entre o estilo adolescente e o adulto. E então, aparecem diversas dúvidas de estilo e identidade. Afinal, se vestir bem é muito mais que a sua apresentação, é também quem você é, seus gostos e sua história.

Combinar praticidade e elegância masculina pode ser a chave para que você não fique mais horas na frente do guarda-roupa para no final, sair com a mesma calça jeans de sempre, tênis, blusa preta ou branca. Chega! Se vestir bem com roupas simples é fácil e prático.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre estilo, moda, praticidade, elegância e claro, dar alguns exemplos de homens bem vestidos para você se inspirar. Confira abaixo.

Entenda seu estilo

Durante muito tempo, quando somos jovens, deixamos nossos pais influenciar no nosso estilo, e às vezes, achamos que aquilo é o que gostamos. Mas não é bem assim.

Ou pecamos pelo outro lado, vamos para o liso, sempre básico e sem personalidade. O que também não é elegante.

Por isso, a nossa dica é entenda seu estilo. Busque nos filmes, seriados, atores e cantores um estilo que você ache bonito. Entenda que tipo de humor você possui e como você acha que pode ser entendido com suas roupas. Gostar de frases sarcásticas, filmes de terror ou de super-heróis podem ser adaptados a seu estilo sem ficar algo infantil ou adolescente.

Não estamos falando de blusas de personagens, mas quem sabe um casaco estiloso como aquele usado pelo protagonista do seu filme favorito.

O ambiente musical também pode ser traduzido nas roupas, não apenas em frases de músicas ou bandas favoritas, mas no estilo como um todo. Rockeiros com casacos de couro, MPB com looks mais diurnos e sociais e quem sabe um pop com alguns acessórios descontraídos?

Entenda quem você é para que a roupa se adeque ao seu estilo. Isso sim é ser um homem bem vestido. Traduzir a sua personalidade e marca na sua vestimenta.

Veja bem a modelagem das roupas

Na moda existe uma expressão chamada pirâmide do estilo, ou seja, você precisa estar sempre atento a três requisitos: modelagem ou caimento, tecido e estilo. Quando você entender onde se encaixa na pirâmide, comprar roupas vai ser bem menos complexo e mais prazeroso.

Se vestir bem e de maneira elegante e estilosa não é sinônimo de roupas caras ou looks esporte fino, com social e terno. O que realmente determina se você está bem vestido ou não é o caimento da roupa. Ou seja, muitas vezes, somos aconselhados quando jovens a comprar roupas um ou dois tamanhos acima do que usaríamos para não “perder rápido”, mas quando somos adultos isso não acontece com facilidade.

Por isso, saiba bem as suas medidas e peça roupas que tenham o seu caimento. Algumas roupas possuem modelagem slim por exemplo, mais justas ao corpo, outras como as de streetwear costumam ser mais largas. Entenda bem como o caimento daquela roupa fica no seu corpo.

A roupa ajustada às medidas do corpo, com um tecido de qualidade e do tamanho correto, vai te dar uma sensação de se vestir bem em qualquer momento. Além de deixar os seus looks elegantes e práticos.

E lembre-se, qualidade vale mais que preço baixo. Algumas roupas com tecido 100% seja ela de algodão, lã ou outro tecido, ficam muito mais bonitas e estilosas do que peças que são misturas em sua composição. Além disso, são mais resistentes e duram mais.

Pesquise marcas que você curte

Cada marca possui um estilo e uma diretriz. Algumas são mais voltadas para o homem executivo, com sociais, ternos, blazer, carteiras e relógios de couro. Outras para homens esportistas com roupas que protegem do sol e que possuem calças mais confortáveis, tecidos mais leves e um caimento mais jovial.

Por isso, ao entender bem o seu estilo, pesquise lojas e marcas que falem a sua língua. Que ao entrar na loja ou no site você se sinta bem com as roupas e a vontade para experimentar tudo que quiser.

Não tente achar o seu estilo em uma loja que não fala com você, apenas porque é moda ou porque outros homens usam. Lembre-se, o mercado da moda é democrático e sempre vai ter uma loja bacana e na moda que encaixe no seu perfil.

Use a análise cromática pessoal

Vamos começar pelo começo? Análise de coloração pessoal ou análise cromática pessoal é uma técnica que observa a reação da pele do rosto às cores.

Normalmente feita por uma consultora de estilo, é momento em que é feita uma análise das cores pessoais do cliente, de acordo com o sub-tom da pele. Ou seja, são analisados três fatores como a temperatura da pele, podendo ser é quente ou fria, a intensidade, pode ser mais viva e intensa ou mais opaca, e a profundidade, ou seja, se a pele recebe mais ou menos luz.

Sim, a sua pele pode não parecer, mas se difere em muito até mesmo do seu irmão ou parente, por exemplo. Cada um possui uma pigmentação, uma luminosidade e uma temperatura de pele diferente.

Assim como as cores são influenciadas pela luz, ficando mais clara ou mais escura, a nossa pele também reage à luz, e essa reação pode ser positiva ou negativa. Então, a análise de coloração pessoal masculina é ainda mais benéfica, pois homens não usam maquiagem então a cor da roupa pode ajudar você a parecer mais jovem, mais saudável, mais descansado, escondendo linhas de expressão, olheiras, espinhas e rugas, por exemplo

Dica: Sem dinheiro para investir em uma consultora de estilo agora? Vamos ao básico. O primeiro passo é saber se sua pele é fria ou quente.

Por isso, fique em frente a um espelho com luz natural, prenda os cabelos e pegue quatro blusas ou pedaços de tecido em diferentes tons: um laranja (tonalidade quente), um branco, um off-white e um pink (tom frio). Coloque cada peça na sua frente e vá percebendo qual delas realça melhor sua pele, cabelos e olhos e, por outro lado, qual destaca suas olheiras e defeitinhos na pele.

Assim você descobre se a sua pele é quente ou fria. E isso vai te ajudar e muito na escolha de cores das roupas. Por exemplo, uma calça jeans, tênis brancos e uma t-shirt. Qual cor da blusa? Rosa claro, vermelho, verde bandeira, off White ou azul marinho? Entenda o seu tom de pele e busque roupas que realcem sua beleza.

Capriche nos acessórios

Às vezes, uma roupa básica como uma calça jeans escura e uma t-shirt branca podem ficar super estilosas e elegantes se combinada com os acessórios corretos. Relógios e óculos de sol são os mais comuns para os homens bem vestidos.

Por isso, outra dica é investir em bons acessórios.

Óculos de sol e armações na moda

A indústria de óculos traz novos modelos a cada troca de estação, assim como as lojas de roupa e acessórios. Afinal, o seu rosto é a primeira impressão que você deixa e não dá para usar sempre os mesmos óculos e não mudar ou inovar, não é mesmo?

Cada rosto combina melhor com uma armação. Rosto redondo por exemplo, pede óculos quadrado ou reto, até mesmo um hexagonal. Já aqueles mais finos, podem investir em um modelo mais arredondado como o redondo ou o aviador.

Além disso, armações de óculos podem trazer detalhes coloridos, como um azul marinho, vinho, marrom, assim como madeira e metais.

Mas, se você não possui óculos estilosos para chamar de seu. Vamos aos clássicos? Armações de marcas conhecidas, com boas lentes de proteção UV e confortáveis para passar o dia podem dar um up no seu visual. Por isso, opte por um Rayban preto fosco, por exemplo. Simples, charmoso e muito elegante. Um tipo de óculos que vai bem do look social ao churrasco com os amigos.

Se você usa lentes de grau ou se precisa comprar uma, mas ainda não foi a ótica, esse é um bom momento para investir em armações como aviador, redonda, reta ou até mesmo um Wayfarer, por exemplo.

Relógios e pulseiras masculinas

Já os relógios podem ser uma outra opção incrível para você mostrar toda a elegância masculina em um look simples. Ao comprar um relógio, não esqueça de verificar o modelo ideal para o seu pulso para que ele não fique maior ou menor.

Outro acessório masculino bem elegante são as pulseiras de couro e anéis de prata. Muitos homens possuem medo de usar, mas se colocados em detalhes apenas, com roupas mais estilosas e cool, dão um ar elegante.

Cada situação, uma roupa

Assim como as mulheres, cada situação da sua vida merece uma roupa. Muitos homens acham que precisam ter apenas peças básicas que podem ser usadas sempre. Sim, essas roupas são ótimas e vamos falar delas mais adiante, porém, cada situação exige uma roupa adequada.

Um homem bem vestido e elegante sabe escolher a roupa certa para um cinema a tarde, uma ida ao teatro e até mesmo um jantar de encontro ou reunião com os amigos. Por isso, se te convidarem para um local novo, tente entender qual a vibe do local, quem vai estar acompanhando você para assim, entender melhor a roupa e o contexto.

Lembre-se, calças jeans, calças sociais despojadas e blusa social lisa são sempre boas pedidas para lugares mais arrumados. Um bar ou um encontro pode ter uma t-shirt e uma jaqueta ou até mesmo uma bermuda, mas nada de tecido esportivo e tênis. Ou bermudas xadrez com blusas estampadas.

Conheça sua rotina

Outro ponto importante é conhecer sua rotina. Se você é um cara dos esportes e está sempre correndo de um lado para o outro, opte por roupas frescas e sapatos confortáveis. Mas se a sua rotina é dentro de um escritório com ar condicionado e almoços em bons restaurantes para reuniões, tenha sempre um blazer e blusas sociais no guarda roupa.

Tecidos amassam e pode ser difícil conseguir adequá-los no dia a dia. Por isso, roupas com tecidos como linho, por exemplo, devem ser passadas e usadas logo. Se você for malhar antes do trabalho, opte por levá-las em um cabide, afinal, não é elegante um homem de roupa social amassada, acaba com o ar de homem bem vestido.

Tenha peças versáteis

Como falamos anteriormente, algumas peças são versáteis e se encaixam bem no guarda-roupa de um homem bem vestido e elegante. São elas, uma boa calça social, um blazer, uma jaqueta, t-shirts brancas e pretas e claro, a famosa blusa social branca.

Aproveite para usar essas peças naqueles dias que a inspiração demora a vir e que você parece que não sabe muito bem como quer se vestir! Aposte no básico e versátil.

O mesmo serve para sapatos por exemplo, opte pelos confortáveis, mas se você não vai correr a maratona, não opte por tênis de corrida para sair à noite. Diversas marcas nacionais e internacionais criaram modelos confortáveis e elegantes para os homens que querem se vestir bem. São tênis esportivos, porém mais estilosos. Nada de sapatênis. Se for essa a escolha, prefira outros sapatos como um social ou até mesmo uma bota.

Ouse nas combinações, mas não tanto

Homens não precisam usar branco e preto apenas. Camisas xadrez ou com estampas, camisas de botão de linho, camisas sociais listradas, jaquetas de couro, sapatos estilosos ou tênis casuais, são algumas peças que podem deixar qualquer look mais despojado e eclético.

Que tal ao invés de uma calça jeans lisa, uma rasgada ou quem sabe um look all black com uma jaqueta de couro para uma saída à noite? Ousar não quer dizer que precisa sair do seu estilo, mas apenas abrir um pouco a mente e entender que a moda traz muitas inspirações a toda estação e você pode adequá-la ao seu estilo.

Uma outra dica é ficar atento a pantone. Todo ano, ou troca de coleções, a pantone escolhe uma cor marcante e ela aparece desde meias até bonés e casacos, carteiras, pulseiras de relógio e armações de óculos. Entenda se aquela cor se adequa ao seu gosto e sua paleta e então, boa sorte.

Meias diferentes podem ser ousadas

Muitos homens possuem medo de ousar nos looks e por isso, quando precisam de algo diferente, escolhem as meias para uma estampa ou uma cor mais chamativa. Certo sim, mas cuidado. Se você está com um look casual e escolhe uma meia divertida, combinando com camisas na mesma vibe, ok. Mas se você opta por um look mais social ou para algum encontro, evento ou reunião de trabalho, escolha as meias lisas.

Lembre-se a meia precisa dar a impressão de alongamento da perna, então sempre procure o mesmo tom que a calça.

Outra dica é entender o look completo. Para roupas sociais, use meia na mesma cor que a calça, ou o mesmo tom, só que mais escuro. Ainda para o Social, o tamanho da meia é o ideal quando você cruzar as pernas ou sentar e sua canela não aparecer.

Mas se você quer ousar com meias estilosas e divertidas, calça jeans sempre e tênis lisos, preto, marrom ou branco. Deixe a meia ser o diferente e o resto do look, o mais básico e liso possível.

Cada vestimenta tem uma idade

A pior coisa é um homem que não se veste de acordo com sua idade. Ou um jovem que parece que paralisou na adolescência. A escolha das suas roupas precisa falar quem você é, e consequentemente seus gostos e idade. Não adianta se vestir como um senhor executivo com 20 anos na faculdade e sem emprego.

Assim como não é elegante ou charmoso ter um encontro com um homem de 30 anos e ele aparecer de tênis de corrida, bermuda de academia e uma t-shirt qualquer como um adolescente que foi dar um pulo ali no mercado.

Dica extra: Separamos alguns nomes e fotos de homens bem vestidos para você se inspirar

Claro que quando falamos de moda, gostamos de ver alguns looks para nos ajudar a mentalizar e entender melhor cada dica e conceito. Por isso, trouxemos uma lista de homens bem vestidos que dão o que falar em todas as revistas e sites.

David Beckham

http://revista.usereserva.com/2016/08/30/3-passos-para-vestir-se-como-david-beckham/

Precisa falar algo mais. Conhecido por ser menino propaganda de diversas marcas de luxo, David Beckham é o típico homem elegante clássico. Preto e branco, roupas slim para mostrar o físico de atleta e sempre muito alinhadas e com caimento perfeito. O

Não tem como errar. Até mesmo quando opta por estilos mais despojados, Beckham não deixa de lado o bom tecido de linho ou o jeans mais justo com t-shirt branca.

Chris Pratt

Bem americano e confortável, sem perder a classe. Esse é o estilo de Chris Pratt. O ator que interpretou diversos filmes da Marvel e franquias de sucesso é flagrado muitas vezes de calça jeans e t-shirt de banda ou de algum time favorito. Mas nada de camisa de time, bermuda e chinelo. Estamos falando de estilo e elegância com um ar de esporte.

Adepto também de um estilo “bad boy” com uma pegada rock. Suas combinações envolvem muito jeans, t-shirts, camisas xadrez e de flanela, sobrepostas por jaquetas.


Ryan Reynolds

O ator Ryan Reynolds é um ótimo exemplo de looks descontraídos e super elegantes.
A prova disso é que uma das peças mais usadas por ele é a camiseta básica branca, sempre combinadas com óculos, relógios, jaquetas e até mesmo lenços e bonés. Um estilo bem prático e simples de seguir. Blusas xadrez lenhador, jeans estonado, jaquetas trucker e workboots ou tênis muito simples também estão muito presentes no armário do ator.


Kanye West

https://blog.passarela.com.br/inspiracao-de-estilo-31-kanye-west/

Agora, se você é adepto do streetwear e acha roupas sociais muito fora da sua rotina, que tal se inspirar no cantor e produtor Kanye West?

Blusas largas, moleton, calças com caimentos mais confortáveis própria para skatistas. O estilo das ruas ganha cada vez mais as passarelas e desfiles de moda. E Kanye West sempre esteve entre eles. Assinando coleções com marcas como adidas, por exemplo, o cantor sempre mostrou que o streetwear é sim uma moda masculina elegante, se bem usada.

Calças rasgadas, blusas compridas, tênis de cano alto, relógios grandes e óculos oversized são peças importantes para quem é adepto desse estilo.

Gostou do nosso texto sobre Praticidade e elegância masculina: como se vestir bem todos os dias de maneira prática? Então, que tal continuar aqui no nosso blog e acessar outros materiais sobre moda, tendência, novas armações para 2021 e claro, saúde ocular e dicas para se proteger?

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.