Saúde do homem: quais as consequências de não ir ao oftalmologista regularmente

Saúde do homem: quais as consequências de não ir ao oftalmologista regularmente

Você sabia que algumas doenças podem ser mais comuns em homens? Tanto é que existe até um mês só para falar sobre isso: o Novembro Azul, recém explorado. A famosa campanha do laço azul, tão importante na sociedade, busca aumentar a conscientização do homem para com os cuidados da sua saúde. E a saúde ocular masculina não pode ficar de fora.

Não ir ao oftalmologista regularmente para buscar soluções e cuidados para a saúde dos olhos pode acarretar em sérios riscos futuros. O homem, por exemplo, tende a negligenciar da sua saúde em prol de outras atividades, que juntas à cultura da sociedade que vivemos, fazem com que “ir ao médico” seja um dos últimos casos quando muito necessário.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre saúde do homem e quais as consequências de não ir ao oftalmologista regularmente. Confira as nossas dicas abaixo e marque o quanto antes a sua ida ao médico.


Importância dos exames periódicos

Como falamos, os homens não são os mais preocupados com a saúde. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Connecticut em 2016 evidenciou a “baixa procura dos homens pelos serviços de saúde”. A pesquisa foi feita com 491 pessoas, entre homens e mulheres, e constatou que os homens são os que mais deixam de procurar ajuda médica especializada.

Porém, algumas doenças começam a surgir a partir da puberdade e podem estar relacionadas a fatores biológicos, às diferenças hormonais ou até mesmo aos aspectos socioculturais. E por isso, a ida ao especialista para um check up anual, além de atenção pessoal aos pequenos sintomas, podem salvar a visão masculina.

Doenças oculares e a saúde masculina

Você sabia que daltonismo, por exemplo, é uma doença comum em homens? O daltonismo não apresenta cura ou tratamento específico, porém um diagnóstico precoce pode ajudar a amenizar as limitações causadas na saúde ocular masculina.

Além do daltonismo, outras doenças como glaucoma e catarata também são recorrentes. Porém, a falta de acompanhamento médico e a demora na realização do tratamento pode fazer com que essas doenças se agravem, aumentando assim o risco de cegueira, por exemplo.

Diversas doenças oculares podem ser diagnosticadas com uma simples visita ao oftalmologista. Com sintomas como ressecamento dos olhos, vista embaçada, cansaço e muitas dores de cabeça, os homens precisam ficar atentos e buscar um especialista.


Tipos de trabalho e o “deixa para amanhã”

A genética e o tipo de trabalho realizado durante a vida estão entre os fatores que podem ocasionar problemas na visão. Homens que passam o dia na frente de computadores, operando máquinas ou usando produtos químicos podem ter a visão mais prejudicada.

Mesmo assim, alguns hábitos simples podem ajudar a manter os olhos saudáveis, como alimentação equilibrada, cortar o cigarro e diminuir o consumo de álcool. Outras dicas simples para o dia a dia são fazer pausas periódicas da frente do computador e usar óculos com proteção UV e lentes de qualidade. Afinal, a lente dos seus óculos precisa ser adequada a sua rotina e ajudar a sua vida.

Gostou do nosso texto sobre saúde ocular masculina? Que tal conferir no nosso site outras matérias sobre saúde ocular e dicas para comprar os óculos ideais para você?

Conheça o projeto Ver Melhor

O Projeto Ver Melhor é mais uma forma de cuidar de você. A missão do projeto é traduzida na saúde e no olhar dos clientes. Nosso trabalho se concretiza pela dedicação dos técnicos que realizam a acuidade visual totalmente gratuita. Assim, pode se identificar possíveis dificuldades visuais e, se necessário orientamos a consulta com o seu oftalmologista.

Saiba mais clicando aqui

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.