Receita de óculos tem validade?

Receita de óculos tem validade?

Quando temos algum problema, precisamos tomar um remédio para uma dor ou, até mesmo, realizar um exame, procuramos um profissional qualificado. Saímos do consultório com dicas do que fazer, prescrições médicas e remédios. O mesmo acontece com a nossa visão.

Se vamos ao oftalmologista com dores de cabeça, ardência nos olhos e precisamos de uma lente de grau, saímos com uma receita de óculos em mãos. E você já se perguntou se a receita de óculos tem validade? A resposta é sim, como toda prescrição médica, seja para um exame ou um medicamento, ela possui validade. Afinal, com o dia a dia os sintomas de vista cansada podem aumentar e o grau das lentes mudar.

Mas como saber a hora certa de procurar o oftalmologista e se o óculos está vencido? Afinal, por quanto tempo vale uma receita de óculos? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a validade de receita de óculos para você não errar mais. Confira abaixo.

Quanto tempo dura uma lente de grau?

Um dos fatores que podem influenciar na validade da sua receita e, consequentemente, da sua lente de grau, é o seu dia a dia e o que você precisa corrigir com a lente. Se você usa óculos todo dia, na frente do computador, lendo em movimento, ou com uma baixa iluminação, seus olhos tendem a fazer mais esforço e com isso, o grau para corrigir a visão — nos casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, a vista cansada, podem aumentar e mudar mais rapidamente.

Nesse caso, a duração da receita vai depender desses fatores, os quais devem ser avaliados pelo oftalmologista, e passa a ter a validade média de seis meses a um ano, contando do dia da sua consulta.

Porém, se você procura sempre ler em ambientes iluminados, limpa suas lentes da maneira certa, descansa os olhos a noite, usa colírios para lubrificar a visão e protege ao máximo sua vista dos raios UV, a duração da receita pode ser um pouco maior. Ou seja, nesse caso, a validade pode durar de um ano a um ano e meio, contando do dia da sua consulta.

Como saber que os óculos estão vencidos?

Olhos ardendo, dores de cabeça constantes, cansaço na vista e, no pior dos casos, embaçamento e dificuldade de focar. Esses são alguns sintomas clássicos que mostram que aquela lente já não serve mais para corrigir a sua visão.

Com isso, seus olhos se esforçam mais para enxergar e se cansam, como qualquer músculo do corpo. Ou seja, se você passar o tempo de voltar ao oftalmologista ou não ir pelo menos uma vez ao ano ao consultório para realizar os exames, pode ser prejudicial para a sua visão.

Muitas vezes, na correria do dia a dia não percebemos a necessidade de trocar os óculos de grau e só entendemos depois dos sintomas começam a aparecer. Mas os sintomas já mostram que estamos atrasados e que o corpo está pedindo ajuda.

Frequentar o oftalmologista é de extrema necessidade e importância, não só para a escolha do grau das suas lentes e a correção de miopias, hipermetropias e outros fatores, como também para entender a melhor lente para o seu dia a dia, às vezes, um colírio para ajudar os dias de maior exposição à luz dos computadores e, até mesmo, exercícios para a musculatura que podem ajudar na sua rotina.

E então, o que achou do post? Tirou todas as suas dúvidas sobre a validade da receita de óculos? Que tal ficar por dentro de outras novidades? Nós cuidamos dos seus olhos com a melhor tecnologia em óculos de grau e de sol, além de acessórios ideias para higienização e manutenção de suas lentes. 
Acompanhe o nosso blog para mais dicas de saúde ocular, tendências do mercado e looks para arrasar com seus óculos de grau e sol.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.