O verão 2023 é o mais esperado dos últimos anos. A pandemia de Covid-19 mudou os planos de muita gente e mexeu com o comportamento humano. Agora, que existe maior segurança em sair para curtir uma praia com a família, ou um barzinho à noite com os amigos, as pessoas querem retomar o tempo perdido.
Com isso, vem a vontade de se arrumar, de usar looks que estavam há tempo no armário ou testar as últimas novidades de moda. Portanto, a tendência desse ano é ‘mais é mais’. Isso mesmo que você leu. Mais cor, mais contrastes, mais acessórios, mais informação de moda.
Mesmo que os incontáveis dias em casa tenham consolidado em boa parte da população a opção por roupas mais confortáveis, não é por isso que os looks vão estar mais desajeitados neste ano. As marcas perceberam esse sentimento e apostam em volumes, tecidos e cortes inovadores para atualizar o look comfy. Assim também acontece com o eyewear. O que está aparecendo muito nas revistas e desfiles por aí é a proposta de um novo olhar, ou seja, óculos com formato mais anguloso, cheios de estilo e charme com cores incríveis.
Principais tendências de moda primavera verão 2023
Colaborando com a tendência ‘mais é mais’, os metalizados vêm com tudo esse ano. Seja em roupas ou acessórios. Por enquanto, as bolsas são as queridinhas desse movimento, mas o eyewear não foge dessa trend. Armações de acetato com efeito cintilante e lentes espelhadas combinam demais com os looks que voltaram diretamente dos anos 2000. Mini saias são uma aposta certeira para completar a arrumação. Elas também estão de volta com novas modelagens. Tem coisa mais a cara da moda de verão do que saia e óculos de sol?
Se você adora a tendência do color block, vai ficar feliz de saber que um look total pink é a grande aposta das fashionistas para esse ano. Para não pesar na aparência, os óculos de escolha para esse modelito podem ser de haste metalizada e a lente rosada ou alaranjada. Mas, nada impede de você apostar no estilo ‘mais é mais’ e optar por óculos de acetato rosa cheios de personalidade.
E falando em cores, o laranja, queridinho do último verão nas lentes coloridas, agora está também nas armações. O nome da cor que tem tudo para dominar os amantes de moda é o laranja ginger. Ele faz parte da trend de lentes solares cosméticas (ou coloridas). Essas lentes translúcidas com um toque de cor estão em alta e você pode escolher a que melhor combina com o seu guarda-roupa – ou o seu mood.
Pensou que não ia ter estampa? A tortoise-shell, ou a estampa tartaruga segue na tendência para a primavera-verão em 2023. É ela que garante o glam para essa temporada. A estampa em animal print foi tão aclamada nos últimos anos que até calçados e peças de roupas têm apostado nela para o verão atual. O que muda esse ano é que os contornos estão mais demarcados, deixando a estampa um pouco mais miúda, menos diluída como vimos em armações no ano passado. Se essa é a sua favorita, pode seguir apostando nela.
Outra tendência que tem tudo a ver com o processo comportamental pós-pandemia é a volta das cores gradientes. Afinal, após tanto tempo de privação, é necessário um respiro. As pessoas querem experiências coletivas onde possam explorar uma estética mais livre, com diversidade e contrastes. Se nos cabelos o ombré pode voltar com tudo, para os óculos a tendência são lentes em cores contrastantes.
Novo olhar para os formatos: óculos da primavera são pura diversão
Você deve lembrar que há alguns anos os óculos queridinhos das fashionistas foram aqueles de armação quadrada, na cor preta e arabescos nas hastes, certo? Pois bem, a diversão continua em 2023. Mas claro, agora em outros formatos. O novo olhar da moda eyewear nos sugere abusar de hastes largas, armações robustas com acetato mais carregado. Nesses casos, a lente fica um pouco mais comedida, sem variar muito entre os clássicos preto, marrom e verde, para dar espaço para o design da armação.
Formas geométricas, como os já queridinhos sextavados, se mantêm, mas vão além da armação de metal.
Agora, óculos com formato de coração, flores e até os retangulares que brincam com o translúcido dão um aspecto 3D para a peça. A diversão veio mesmo para ficar entre os óculos de primavera e verão. E como não pode faltar um clássico revisitado em qualquer tendência de moda que se preze, o formato gatinho se mantém, mas agora com o acetato mais carregado, com pontas bem destacadas e linhas mais retas, diferente do arredondado que costumava tomar conta das vitrines.
Óculos para verão e para sempre
Estamos falando de tendências para a primavera verão 2023, mas isso não quer dizer que apenas a proteção solar importa, tampouco apenas nesse período. As tendências são sugestões do mercado da moda para você atualizar sua forma de vestir de acordo com sua personalidade, poder aquisitivo e seus valores. E essas características você mantém consigo sempre, não é mesmo? Com os óculos é a mesma coisa. É preciso cuidar da saúde dos olhos o ano todo.
Óculos de grau com armação irresistível é tudo de bom, mas as lentes também devem atender às exigências de qualidade. Isso vale para óculos solares que também podem ter grau nas lentes. Inclusive, já falamos aqui no blog da Vízia Óptica sobre a importância de manter o uso dos óculos o ano inteiro. Na ocasião, comentamos o quanto os olhos são sensíveis e estão constantemente expostos às intempéries, raios UV, poluição e acidentes.
Isso também vale para as crianças. Sabia que eles também precisam de proteção solar? As tendências de moda também chegam para os pequenos. A cada temporada novos personagens, histórias, games ou acessórios despertam o interesse do público infantil. E o melhor: escolher óculos para eles pode ser um momento muito divertido. Como? A gente conta em um artigo especial sobre o assunto, aqui. (inserir link da matéria de óculos solares para crianças).
Mas afinal, como as tendências são ditadas?
Não faz muito tempo que o movimento natural do surgimento de uma tendência era conduzido pelos desfiles de moda. A partir disso as lojas adquiriam as peças e eram as vitrines que orientavam o que seria consumido nas ruas. Atualmente o jogo virou. A inspiração principal para estilistas e profissionais vem da observação das ruas. E assim, nascem novas tendências, com suas cores e modelagens.
Por isso, é importante lembrar que tendência não é apenas o que o mercado dita. No verão, por exemplo, é natural que as pessoas apostem em mais cores em seus looks, ou em acessórios mais descolados para contrastar com roupas mais leves. Portanto, não dá para esquecer do color block, tendência que foi a queridinha há alguns anos, mas que ganhou adeptas fiéis para sempre. Não à toa o estilo permanece entre as tendências, já que é o comportamento dos usuários que sugerem o que vai vingar na moda.
A tendência comportamental deixada pela pandemia também mudou. O mercado se deu conta que as pessoas querem – e precisam – se reafirmar socialmente. O longo período de isolamento nos fez perder as trocas sociais e agora é hora de mostrar quem somos, do que gostamos, qual a nossa essência. Muita gente até se redescobriu, resgatou valores e agora quer contar para o mundo sobre sua nova fase de autodescobertas. É aqui que entra a moda: como uma ferramenta de expressão, de posicionamento. A gente já falou aqui no blog sobre os olhos serem o primeiro ponto de contato entre as pessoas. Não à toa os óculos têm causado frisson na moda primavera verão 2023.
Durante a Paris Fashion Week desse ano, que é uma das principais semanas de moda do mundo, a proteção solar foi um dos itens quase unânimes entre as fashionistas que estiveram nos desfiles. E nas passarelas, é claro, também foi possível notar a variedade de modelos de óculos. Se anos atrás só havia espaço para óculos grandes, ou pequenos, ou de gatinho, um de cada vez em cada estação, agora, todos são bem-vindos. Solares redondos e quadrados caminhavam lado a lado pelos locais de desfile, assim como os clássicos gatinhos e até mesmo os polêmicos espelhados. A verdade é que a verdadeira tendência em eyewear para 2023 é a criatividade.
Muito dessa miscelânea de modelos tem a ver com o ciclo de 20 anos da moda, um rito super respeitado no mundo fashion e do design. Isso quer dizer que, a cada 20 anos, são revisitadas tendências de décadas anteriores atualizando os conceitos para a realidade atual. Lembra da polêmica calça de cintura baixa? Ela voltou diretamente dos anos 2000, assim como peças metálicas, óculos espelhados e retangulares.
E quem esqueceu dos vestidos e saias cheios de pontas, das peças assimétricas e com formatos inusitados? Eles também voltaram. Para as peças atuais estes mosaicos foram traduzidos para os recortes nos ombros ou no abdômen, deixando a barriga parcialmente aparente. Na moda eyewear é o formato dos óculos que ganhou um novo olhar, como explicamos há pouco.
Como adaptar tendências ao estilo pessoal
Nessa mistura de estilos pode parecer difícil encontrar o que faz sentido para você, não é mesmo? O primeiro passo é lembrar uma regra básica: não é porque você acha uma peça bonita que ela se encaixa no seu perfil. E como saber qual é seu estilo? Sabendo o que você quer comunicar, com o que você se sente confortável e bonita. Simples assim.
A gente sabe que ainda existem muitos padrões estéticos se impondo por aí, mas experimente exercitar o seu olhar sobre você mesma. Os óculos que você tem aí na gaveta, que você comprou há anos, antes da pandemia, ainda fazem sentido para você? Experimente, vá até o espelho, misture com suas peças de roupa favoritas e dê uma espiadinha nas tendências, que estão super democráticas. Se chegou a hora de comprar novos óculos, siga lendo esse post que ainda vamos falar muito sobre as novidades em eyewear e como escolher o ideal para você!
Não dê ouvidos para quem diz que quem consome tendências não tem personalidade. Claro que ter o seu estilo único e incomparável é legal. Mas as tendências estão aí para nos mostrar em que momento da história estamos em relação às tecnologias de moda, de comportamento, de consumo e até, de saúde – viu como a pandemia impactou também o mundo da moda? Portanto, as tendências reúnem esses conhecimentos e os transformam em soluções para o seu dia a dia. Quem vai definir como isso se encaixa no seu estilo pessoal é você.
Estratégias para combinar os óculos com o look
Vamos então para as dicas práticas de estilo. Uma estratégia que fica super estilosa e demonstra o quanto você entende de montagem de looks é conectar a peça superior com a inferior. Por exemplo: óculos de armação de acetato branca, com uma pegada mais street, combina super bem com um tênis branco na mesma proposta. O restante do look pode até ter peças de alfaiataria em outra cor, como preto ou nude. Assim, você garante uma urbanizada no look e deixa a aparência harmonizada. Gostou da dica?
Isso vale também para uma armação de óculos mais clássica, como as de metal com lentes mais discretas. Nesse caso, nos pés você pode investir em um scarpin do mesmo tom da lente. Um nude, por exemplo. O resto do look pode vir com camiseta branca e calça jeans. Assim, você deu um toque de elegância, mais ajeitadinho para um look urban. Entendeu a proposta?
A ideia aqui é se divertir com as composições, já que as tendências para esse ano estão super democráticas. Quer ver outra ideia? Um vestido midi, casual ou de passeio, mais sóbrio, com óculos máscara (aqueles enormes e lentes gradiente) e um calçado mais pesado, como um tamanco – que voltou com tudo nessa estação. Assim, você imprime um ar atualizado para um look formal. Não é divertido? O segredo é misturar e correr para frente do espelho. Se você se sentir confortável com as escolhas, o próximo passo é sair para curtir a vida.
Wellness: a principal tendência é a saúde
Começamos esse artigo falando sobre o impacto da pandemia no comportamento e como a moda tem sido um escape importante. Esse movimento que busca o bem-estar físico, mental e social tem sido chamado de wellness. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a saúde e o bem-estar como direitos da população e descreve o que garante esse estado de conforto e felicidade em todas as áreas da vida. Não à toa tornou-se uma tendência que logo foi abraçada pelo mercado. Por isso, os itens de moda hoje são uma resposta a essas necessidades. O skin care é o queridinho desse movimento, mas ele não está sozinho. Está na cara que a moda eyewear não ficaria de fora dessa tendência.
Começando pela necessidade de, ao menos uma vez por ano, consultar um oftalmologista. Por isso, a moda eyewear se mantém sempre tão relevante e atualizada. A moda em óculos de sol e grau é uma das que mais respondem à contemporaneidade, já que usar óculos é essencial para a saúde de boa parte da população.
Não à toa tem gente aderindo ao uso de óculos mesmo sem necessidade de usar lentes de grau. Os óculos, nesses casos, funcionam como uma assinatura de estilo, um sinal de que você está por dentro das tendências e sabe como inseri-las no seu estilo e cotidiano. Uma das tendências que comentamos que ditou a moda para o próximo ano é a desert. Os tons terrosos, as cores leves e fluidas trazem essa sensação de bem-estar. Se nas roupas o linho e tecidos naturais ganham espaço, no eyewear são as lentes alaranjadas e marrons que garantem o conforto para o olhar. Aqui valem também armações de bambu ou que imitam madeira ou pedrarias mais rústicas em tons nude.
Sustentabilidade não sai de moda
Como você viu, as tendências em eyewear para a primavera verão 2023 tem opções para todos os estilos. Se você está pensando em resgatar seus óculos de alguns verões passados, essa é uma ótima ideia de reciclagem de peças. Cada vez mais marcas e produtos têm se voltado para a importância de tornar o mercado da moda mais sustentável.
É claro que grandes mudanças estruturais no mundo da moda precisam acontecer, mas você também pode fazer a sua parte renovando um item queridinho.
Você sabia que na Vízia Óptica é possível fazer pequenos ajustes nas hastes, por exemplo, sem custo? Mas, caso alguma parte dos seus óculos esteja quebrada, você pode contar com a assistência técnica da loja. Basta levar o item e solicitar um orçamento. Essa opção pode ser uma ótima saída para quem quer aderir às tendências, mas tem orçamento limitado para isso.
Ah, lembra que falamos sobre as lentes coloridas, degradê e espelhadas? Você também pode adicionar esses modelos na sua armação usada. Claro que antes de tudo é preciso fazer uma avaliação da estrutura dos óculos e os tipos de lente que eles comportam. Mas essa é outra dica que tem tudo a ver com a tendência mais comentada nos últimos anos: a sustentabilidade. Gostou da ideia? Então basta visitar uma das lojas da Vízia Óptica espalhadas pela Serra Gaúcha e soltar a criatividade com auxílio do nosso time de especialistas.
Deixe um Comentário