RayBan Stories: saiba tudo sobre os óculos inteligentes que se conectam às redes sociais

RayBan Stories: saiba tudo sobre os óculos inteligentes que se conectam às redes sociais

Quando se fala em tecnologia em eyewear, logo vem à mente os tratamentos utilizados nas lentes, seja de grau ou solares e a resistência dos materiais das armações. Tipos de filtro UV, proteção antirrisco, hastes flexíveis, entre outras novidades que não param de chegar são decisivas na escolha dos óculos. Mas nada causou mais frisson que o RayBan Stories. Não é para menos: imagine fotografar um show incrível e postar sem precisar usar as mãos? Os óculos inteligentes, capazes de fazer fotos, vídeos e chamadas ainda não chegaram ao Brasil, mas já são o objeto de desejo que uniu fashionistas e geeks (fãs de tecnologia e eletrônicos). 

Existem vários modelos e marcas de óculos inteligentes. No entanto, o RayBan Stories já é um clássico entre eles. A marca RayBan certamente pesa sobre essa preferência, mas os diferenciais do produto e a qualidade do dispositivo distanciam os concorrentes. Isso porque esses óculos reúnem todas as funcionalidades que se espera para o futuro do eyewear: óculos com câmera e microfone de alta precisão e, claro, um player de música. 

Imagine poder curtir um passeio a céu aberto com seus óculos de sol super estilosos que garantem total proteção, aproveitar toda diversão possível e ainda registrar esses momentos sem precisar procurar o celular, desbloquear e abrir a câmera. Nesse tempo você pode ter perdido situações únicas que seriam facilmente capturadas em segundos pelos óculos. Afinal, eles já estão mirando seus melhores momentos em tempo real.

Como funciona o Ray Ban Stories, o óculos que grava vídeo

O RayBan Stories é um óculos inteligente desenvolvido em parceria com a Meta, empresa detentora do Facebook e do Instagram. As empresas se uniram para criar um dispositivo que pudesse compartilhar conteúdos diretamente nas redes sociais do usuário. O gadget funciona com câmeras duplas de 5 MP inseridas na parte frontal dos óculos, muito próximo ao sinal metalizado que já é um clássico da RayBan. São essas câmeras que permitem tirar fotos e gravar vídeos de até 30 segundos com o botão de captura ou, através de comandos de voz da Assistente do Facebook. Sem usar as mãos você eterniza momentos e em segundos pode compartilhar com seus contatos.

Divulgação RAYBAN

Se você quer ter uma experiência única de vídeo chamada, é com o RayBan Stories que você vai vivenciar, já que os óculos contam com a tecnologia Beamforming, além de um algoritmo de supressão de ruído de fundo. E tem mais: os alto-falantes integrados têm três microfones, o que garante uma transmissão de voz e som otimizadas para chamadas e vídeos. Na última atualização, anunciada em julho de 2022, o RayBan Stories passou a ter integração também com o Whatsapp, tudo para que o gadget se torne a principal referência em weareables (tecnologia vestível).

Toda essa funcionalidade precisa de uma super bateria. E os óculos inteligentes da RayBan contam com uma bateria sólida que dura cerca de três horas. E o mais legal: o carregamento é feito no próprio estojo dos óculos – tecnologia similar a dos fones de ouvido – que tem autonomia de até três dias. Para recarregar o estojo, basta usar um cabo USB-C. Se você está se perguntando sobre a segurança na utilização dos óculos, pode ficar tranquilo. Ao iniciar uma filmagem ou acionar a câmera para fotografar, uma luz é acionada na haste e sinaliza que os óculos estão em uso.

Como compartilhar os conteúdos captados com o RayBan Stories

O Ray-Ban Stories usa o emparelhamento do aplicativo Facebook View, disponível para Android e iOS. Assim, você pode importar, editar e compartilhar o que registrou com os óculos direto para as redes sociais. Além disso, o dispositivo oferece a opção de salvar conteúdos no rolo da câmera do celular.

A conexão do celular com os óculos pode ser por bluetooth ou wi-fi. Ambos rodam bem no gadget, que também conta com processador Snapdragon otimizado. O software foi desenvolvido especialmente para o produto para otimizar o funcionamento dos recursos.

Quanto à segurança, não há por que se preocupar. O Ray-Ban Stories permite emparelhar apenas uma conta do Facebook View de cada vez. Então, em caso de perda do par de óculos, todo o conteúdo deixado nos óculos será automaticamente excluído para que outro usuário que possa conectar no dispositivo não tenha acesso aos seus dados e conteúdos.

Quando o RayBan stories chega no Brasil

Infelizmente o produto continua sem previsão de chegar ao país. O preço médio do RayBan Stories no exterior é de US$ 299 no exterior, o equivalente a R$ 1.610. Mas não desanime! Fique ligado nos canais da Vízia Óptica para estar sempre por dentro das novidades da moda eyewear.

Atualmente, o Ray-Ban Stories está disponível somente nos mercados dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, Reino Unido, Espanha, Áustria, Bélgica e França. Por enquanto, podemos ficar sonhando com os modelos disponíveis. O clássico Wayfarer é só uma das versões do Ray-Ban Stories. Para quem prefere modelos arredondados, o queridinho Round ou o contemporâneo Meteor também são ótimas opções. As versões do dispositivo contam com opções de lentes solares e transparentes com mais de 20 combinações de cores.

Wearables e o futuro dos óculos inteligentes

Os óculos inteligentes são da mesma família dos smartwatches, das pulseiras, fones de ouvido, óculos de realidade aumentada e outros weareables, ou tecnologias vestíveis. A maioria delas, incluindo peças de roupa inteligentes, têm finalidades mais voltadas à saúde, com apps de monitoramento cardíaco, de contagem de passos e temperatura corporal que podem ser conectados com consultórios, hospitais e outros serviços de saúde para intervir imediatamente caso o gadget aponte alterações significativas na rotina do usuário.

Já o RayBan Stories é voltado para quem precisa facilitar o dia a dia. Reunir tantas funcionalidades em um único dispositivo torna tudo mais prático e rápido. O futuro dos óculos de sol passa por esse modelo que surpreende pelo poder tecnológico sem perder qualidade estética. O que é muito importante para o sucesso comercial de itens inovadores, sobretudo os ligados à moda.

Os avanços constantes dessas tecnologias apontam para uma ampliação exponencial de gadgets utilitários. Em um futuro breve, poderemos ver o lançamento de aparelhos auditivos para otimizar a experiência em games, anéis que rastreiam sinais vitais, roupa de yoga que orienta o aluno, entre outras novidades. Quem acompanha o blog da Vízia Óptica sabe que, por aqui, as novidades sempre chegam fresquinhas.


Deixe um Comentário

Your email address will not be published.