Modelos Ray-Ban: óculos icônicos que estão sempre na moda

Modelos Ray-Ban: óculos icônicos que estão sempre na moda

Você já deve ter percebido que a lista de marcas de óculos disponíveis nas lojas só cresce. São opções para todos os gostos. Porém, uma delas tem seu lugar garantido entre as preferidas: Ray-Ban. Com seus modelos icônicos, está sempre na moda.

Neste conteúdo, falamos mais sobre essa lendária marca, trazendo um pouco da sua história, as características dos principais modelos Ray-Ban e ainda novidades sobre eles. Continue lendo para conferir!

A história da Ray-Ban

Em 1937, a Ray-Ban surgia nos Estados Unidos. O seu ponto de partida foi um pedido da Força Aérea Americana para a criação de algum tipo de proteção para os olhos dos pilotos, que sofriam com a forte incidência de luz solar durante os voos, o que prejudicava não apenas sua saúde ocular, mas também sua atuação.

Assim, foi conferida à empresa Bausch & Lomb essa missão, que logo apresentou o modelo Aviator, inspirado nas primeiras máscaras de voo para pilotos. O nome, em português, significa “aviador”, deixando claro quem era seu público-alvo.

As lentes, verdes e feitas de cristal mineral especial, cumpriam seu papel, já que refletiam e bloqueavam grande parte da luz solar, além de ser um “escudo” para raios ultravioleta e infravermelhos. A armação era mais um atrativo, por ser leve e na cor dourada (no começo, chegava a levar um banho de ouro).

Não demorou muito para que se transformasse em um sucesso entre os militares, levando a empresa a batizar a nova marca de óculos com o nome Ray (raio, em português) e Ban (primeiras letras do verbo banish, banir em português), uma vez que o seu principal propósito era bloquear a incidência dos raios solares.

O design logo caiu no gosto de personalidades da época, tornando-se um símbolo de estilo para os homens. No entanto, as mulheres também logo aderiram à marca, quando houve o lançamento do modelo Wayfarer na década de 1950. Com suas aparições em filmes, os óculos Ray-Ban se tornaram verdadeiros objetos de desejo para o público feminino.

Em crescente expansão, novos modelos foram criados, tornando-se igualmente emblemáticos, como é o caso do Clubmaster e do Round. Além disso, com o passar do tempo, armações, lentes e cores novas foram incluídas nas coleções. Hoje, sem dúvida, a Ray-Ban segue sendo referência de estilo, bom-gosto e bem-estar.

Modelos Ray-Ban: estão sempre na moda

No rol de criações da grife, podemos contar com diversos modelos icônicos, sendo quatro deles inconfundivelmente clássicos: Aviador, Wayfarer, Clubmaster e Round. A seguir, falamos mais sobre cada um desses modelos Ray-Ban que estão sempre na moda.

Aviador

Como contamos acima, os óculos Ray-Ban Aviador, mesmo que de uma maneira um tanto inesperada, consolidaram-se como símbolos de estilo. Possui formato triangular, com leve arredondado nas laterais, sendo ideais para rostos ovais ou quadrados.

Além de proteger os olhos do sol, o design do modelo Aviador combina com quem não abre mão de um visual clássico, mas também agrada aos mais modernos por já contar com novas releituras. Mais discreto ou mais vibrante, é sempre um ícone reconhecido por sua atemporalidade.

Embora o modelo clássico caracterizado pelas lentes verde-escuras e armação dourada vá estar sempre no topo da lista, hoje a marca oferece variações do modelo, como Outdoorsman Craft e Blaze Shooter.

Wayfarer

Lançado em 1952, os óculos Ray-Ban Wayfarer são uma criação do designer óptico Raymond Stegeman, tendo seu desenho inspirado nos carros chamados “rabo de peixe”. Logo após seu lançamento, já aparecia nos rostos de celebridades como o cantor Bob Dylan.

É reconhecido como o primeiro Ray-Ban usado por mulheres, tendo sido imortalizado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo”. Assim, o modelo virou um dos favoritos das mulheres também.

O Wayfarer possui a armação quadrada, com as laterais levemente inclinadas. Hoje, é encontrado em diversas cores e tamanhos. A versão mais clássica é a peça inteiramente preta, mas também há opções com lentes polarizadas e degradê, por exemplo.

Fica bem em todos os tipos de rosto, mas em formatos redondos e ovais destaca-se ainda mais por se contrastarem com as formas retas da armação. É uma aposta para “levantar” looks básicos ou realçar ainda mais composições rock and roll.

Clubmaster

Lançada também em meados dos anos 1950, a linha Ray-Ban Clubmaster exprime um design elegante e, ao mesmo tempo, vintage. O modelo possui armação superior grossa e borda inferior fina, onde as lentes são fixadas por linhas de metal. São óculos do tipo browline, onde a parte superior da armação segue o formato das sobrancelhas.

Hoje, o Clubmaster pode ser tanto incluído em ocasiões formais como despojadas. A linha inclui as versões classic, metal, fleck (armações com duas ou mais cores), color mix, aluminum e flash lenses (lentes espelhadas). Tem para todos os gostos!

Round

Mais um modelo icônico, os atemporais óculos de sol Round da Ray-Ban trazem armações em formato redondo, em estilo retrô, feitas de metal e de espessura fina. A combinação clássica são as lentes verde-escuras e a armação dourada.

O Round ficou muito conhecido após o inesquecível integrante dos Beatles, John Lennon, aparecer com eles. Hoje, porém, com novas versões de cores de lentes e armações, agrada a todos os estilos.

Novidades da Ray-Ban

Icônica, mas sempre inovando, a marca não para de surpreender com as novidades em seus óculos. Uma delas surgiu a partir da popularidade e do estilo dos modelos Clubmaster e Round, que deram vida a um novo modelo da marca: o Clubround.

Ele conta com a armação superior mais grossa do primeiro e o formato redondo do segundo. Para quem prefere lentes redondas, mas não quer abrir mão de um ícone da Ray-Ban, é a melhor escolha.

Além disso, são diversas outras peças que possuem traços dos modelos emblemáticos, mas com variações, como os formatos State Street (com armações maiores), octagonal (lente com oito lados) e gatinho.

Se você gostou de saber mais sobre os modelos Ray-Ban que nunca saem de moda, venha escolher o seu na Vízia Óptica, a loja que possui a maior variedade de Ray-Ban na Serra Gaúcha. Em uma de nossas 12 lojas físicas ou aqui na Loja Virtual.

No nosso blog, tem mais conteúdo sobre a Ray-Ban, marca que nunca sai de moda.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.