Estimulação visual na infância: benefícios e como fazer

Estimulação visual na infância: benefícios e como fazer

Quando criança aprendemos mais rápido. Isso é um fato comprovado pela ciência e por diversos estudos. Afinal, a nossa mente e nosso corpo estão em transição e em desenvolvimento, o que faz com que o nosso cérebro absorva mais informações. Também não somos bombardeados de estresse, preocupações e problemas de adulto que tiram o nosso foco e fazem com que o aprendizado seja mais lento e gradual.

O mesmo acontece quando falamos de estímulos, como o estímulo físico para um exercício, o estímulo da memória para ajudar no aprendizado escolar e o estímulo visual para auxiliar a percepção de espaço, cores, tamanhos e coordenação visomotora.

A estimulação visual na infância tem milhares de benefícios e, no texto de hoje, vamos explicar alguns métodos simples para você fazer em casa com o seu filho.

Confira abaixo.

O que é estimulação visual?

Você sabia que fazemos uma estimulação visual instintivamente com as crianças ao nosso redor? Quando lhe oferecemos objetos coloridos e de formatos diferentes e perguntamos “qual a cor” ou “o que é aquela figura ou objeto”, estamos estimulando a criança a visualizar e enviar para seu cérebro informações que, com o passar dos dias, ela vai reconhecê-los facilmente.

Ou seja, a estimulação visual na infância nada mais é que treinar o olhar da criança para que ela tenha noções básicas que são entendidas ao primeiro olhar, como cores, formas, espaço, longe e perto, grande e pequeno, tudo isso é percebido pela visão.

Quais benefícios da estimulação visual?

A visão é um dos principais sentidos responsáveis pelo desenvolvimento psicomotor das crianças, afinal, ao olhar ao redor, os pequenos começam a se interessar pelas cores, formas e figuras. A ausência de estímulo visual pode gerar problemas futuros  comprometendo o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

A estimulação visual possui diversos benefícios como melhorar a coordenação visomotora, aprimorar a percepção de posição no espaço e de relações espaciais, ajudar no foco e no desenvolvimento de funções correlacionadas.

Como estimular os pequenos em casa

Para estimular a visão do seu filho, opte por jogos e brincadeira que sejam lúdicas. Pintar, desenhar, montar peças e até mesmo brincadeiras com noções espaciais como amarelinha, corda, bola e montar objetos.

Jogos de encaixe são boas opções para estudar o desenvolvimento neuropsicomotor dos pequenos. Montar castelos, carros, casas, e quebra-cabeças podem ajudar a perceber se o seu filho diferencia o tamanho das peças, encaixa bem nos locais e, até mesmo, se tem noção do espaço entre as peças para que elas se unam.

Jogos com luzes, lanternas e diferentes cores são ótimas opções também. Fique sempre atento a recomendação de idade dos jogos para ajudar a entender a fase de desenvolvimento do seu filho.

Quando procurar ajuda especializada

É necessário ficar atento quando você estiver interagindo com ele. Se seu filho ou filha não se interessar pelos objetos, tiver dificuldade para fixar a visão ou, até mesmo, não perceber bem a noção de espaço ao seu redor, pode ser que sua visão tenha questões como astigmatismo, miopia ou estrabismo.

Para que a estimulação visual seja feita da forma correta e que traga ainda mais benefícios para o seu filho ou sua filha, a primeira instrução é levá-lo a um oftalmologista, para que você tenha uma avaliação inicial. Converse com o seu pediatra para que ele ajude a entender qual o momento certo para procurar um profissional especializado na visão.

Muitas vezes, apenas lentes de correção, ou seja, óculos de grau podem ajudar o problema que seu filho está passando. Em outros momentos, pode ser necessário buscar um especialista e pensar em uma reabilitação visual.

A vízia pode te ajudar nessa missão com os pequenos. Conheça e experimente um atendimento diferenciado de quem cuida da visão das crianças. São 45 anos tendo o privilégio de cuidar da saúde ocular dos gaúchos, e é graças a uma visão de futuro que, hoje, a Vízia se orgulha em ser uma ótica de referência na Serra Gaúcha. 
Busque o melhor para os seus pequenos. Eles merecem todo o cuidado que a Vízia oferece.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.