Perigos dos óculos de sol falsificados: entenda por que eles não são uma boa opção

Perigos dos óculos de sol falsificados: entenda por que eles não são uma boa opção

Com o início da primavera e o verão cada vez mais próximo, os dias vão ficando mais ensolarados e os novos lançamentos da moda aumentam nossa vontade por novos óculos de sol, não é mesmo? A regra é: quanto mais, melhor. Mas, não basta ter várias armações estilosas e deixar a preocupação com a saúde dos seus olhos de lado, afinal, antes de qualquer coisa, é para isso que os óculos de sol existem: para proteger sua visão dos raios ultravioletas.

Acontece que, como bons consumidores que somos, temos o desejo de comprar várias armações que possam ser combinadas com diversos looks diferentes e, claro, acompanhando o mood do dia. Com isso, costuma surgir aquele desejo de adquirir óculos mais baratos para poder ter vários modelos a disposição.

Porém, comprar óculos de sol sem a devida procedência pode ser um risco à sua saúde, por isso preparamos esse conteúdo para você entender os perigos dos óculos de sol falsificados.

Os perigos dos óculos de sol falsificados

Antes de qualquer coisa você precisa entender que as lentes dos óculos de sol são desenvolvidas com tecnologias que fazem com que a lente escura bloqueie os raios UVA e UVB emitidos pelo sol. Isso é necessário porque o olho humano se adapta de acordo com a iluminação, fechando ou dilatando a pupila de acordo com maior ou menor iluminação, respectivamente.

Nesse sentido, quando expomos nossos olhos ao sol sem portar óculos a pupila se retrai para que toda a iluminação emitida por ele não prejudique nossa visão. Quando usamos óculos de sol, então, por contar com a proteção das lentes escuras, nossos olhos entendem que estão seguros da intensidade da luz solar e a pupila se dilata para que mais luz possa entrar em nossa retina e possamos enxergar o mundo a nossa volta com a devida nitidez.

No caso dos óculos falsificados as lentes instaladas nas armações não contam com essa tecnologia especializada que protege nossos olhos da radiação solar, tratam-se apenas de lentes mais escuras que dão uma falsa sensação de proteção. Essa suposta segurança faz com que a pupila se dilate, para que, como explicamos, mais luz entre em nossa retina e, pelos óculos não contarem com a devida proteção, a luz solar agride nosso olho e pode trazer diversos prejuízos para a saúde ocular.

Em resumo, antes do que usar óculos de sol falsificados é mais seguro para os seus olhos não usar óculos algum.

Prejuízos à visão

Existem diversos problemas de saúde que podem ser causados pela utilização de óculos de sol falsos, dentre as menos graves estão as dores de cabeça, o cansaço e o desconforto da visão.

Já em casos mais graves o uso de óculos falsificados pode ocasionar problemas como a queimadura da córnea, o pterígio (doença que causa o crescimento de um tecido conjuntival sobre a córnea – popularmente conhecido como “carne no olho”), tumores de pálpebra e de conjuntiva, além de casos precoces de catarata e degeneração macular (doença que consiste na perca da visão central).

Um falso investimento

Você deve se lembrar que recentemente falamos por aqui sobre a importância de entender que, às vezes, o barato pode sair caro e que o importante é fazer um balanço entre o custo e o benefício de uma determinada compra. No caso dos óculos de sol, a lógica é a mesma.

Por mais que o preço dos óculos de sol falsificados pareçam mais atrativos, os riscos para sua saúde são enormes e acabam tirando qualquer possível benefício que pudesse existir nesta compra. Pense com a gente, do que vai adiantar economizar na compra dos seus óculos de sol se, além de prejudicar sua visão, você terá que gastar ainda mais em consultas oftalmológicas, exames e afins por conta da utilização de óculos falsos? Não faz sentido, né?

Como escolher bons óculos de sol?

Ok, agora você pode estar se perguntando: “se eu não devo comprar óculos falsos, como escolho meus óculos de sol?”. Bom, o primeiro passo é estar com sua consulta oftalmológica de rotina em dia, afinal, se você precisa de algum grau para enxergar melhor isso também poderá ser instalado na sua lente solar e fará toda a diferença na sua rotina. Além disso, consultas oftalmológicas regulares podem prevenir uma série de doenças mais graves.

Tendo isso em vista, também é importante que você procure ópticas de confiança para fazer suas compras. Lojas que vendem óculos de grau e de sol precisam ter a licença da Vigilância Sanitária em dia para atuação, além de contarem com, pelo menos, um técnico óptico no estabelecimento. Então, procure se informar sobre a procedência do local antes de fazer sua compra.

Além disso, certifique-se de que os seus óculos sejam entregues a você com o devido selo de autenticação, afinal, infelizmente, mesmo óculos originais podem ter lentes falsas instaladas.

Outros cuidados importantes

Além dos cuidados no momento da compra dos seus óculos de sol é importante ter em mente que a conservação dos seus óculos também será fundamental para que eles durem por mais tempo e mantenham a proteção da sua visão. Algumas ações como: guardar os óculos no estojo e fazer a higienização de forma regular, com água e sabão neutro, podem fazer toda a diferença na durabilidade dos seus óculos.

Além disso, por incrível que pareça, a proteção UV instalada nas lentes tem um prazo de validade indicado pelo fabricante. Geralmente a sugestão é que você troque as lentes solares, em média, a cada 2 anos para assegurar o nível de proteção dos seus óculos de sol.

Ficou interessado em comprar seus óculos de sol numa óptica de confiança e com ótimos modelos para você proteger seus olhos e ainda arrasar com os looks na nova estação? Então confira a nossa loja virtual para fazer a sua escolha.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.