Como higienizar os seus óculos corretamente?

Como higienizar os seus óculos corretamente?

Para muitos o óculos de sol, ou de grau, é um objeto essencial para o dia a dia. Impossível sair de casa sem eles. E ao longo da rotina, saindo na rua, passando a mão na armação e, até mesmo, tirando e colocando o objeto do rosto, percebemos pequenas impurezas e sujeiras nas lentes.

Às vezes, a preguiça nos faz usar eles assim mesmo, e aos poucos, vamos forçando a visão para enxergar com lentes que estão embaçadas e sujas. Ou seja, higienizar os seus óculos corretamente é um passo muito importane para a saúde da sua visão e o seu conforto, afinal, porque ter dor de cabeça e vista cansada se podemos resolver o problema em alguns minutos?

No texto de hoje, preparamos algumas dicas simples do que fazer e de como limpar seu óculos. Vamos falar também sobre o que fazer para não riscar as suas lentes e danificar o antirreflexo, mantendo a qualidade das suas lentes. Confira abaixo!

Higienizar sempre que possível

Como falamos acima, não deixe para lavar suas lentes apenas quando a visão estiver prejudicada. Tire um tempinho antes de começar a trabalhar para lavar e higienizar seu óculos para que você não precise parar no meio do expediente para isso.

Crie uma rotina no seu dia a dia, pela manhã ou a noite antes de tirar os óculos para dormir, para limpar e higienizá-los corretamente.

Lave bem as mãos antes de limpar os óculos

E então você deve estar se perguntando, mas como limpar a lente do óculos?

Bom, o primeiro passo para isso é lavar bem as suas mãos, afinal, nossos dedos possuem uma gordura normal de transpiração e suor. Pegamos em objetos ao longo do dia e não adianta lavar algo com as mãos sujas, não é mesmo?

Por isso, lave e esfregue bem os dedos e seque a mão após para não deixar marcas dos seus dedos nas lentes.

Lave as lentes em água corrente

Usar água corrente é o certo a se fazer, por isso, abra a torneira da pia do banheiro e deixe a água cair sobre as lentes. Lembrando que a dica é água na temperatura natural ou fria, nada de água quente. A água garante a remoção de resíduos que possam se acumular na superfície, ou seja, auxilia a não arranhar as lentes.

Caso você não esteja em um local perto de água corrente, a opção é usar um spray especializado para limpar seus óculos. Eles são vendidos em óticas e são embalagens pequenas que podem ser carregadas na bolsa ou no bolso da sua calça ou blazer. Mas lembre-se, que melhor do que limpar as lentes com tecido e spay é lavá-los.

Use sabão neutro líquido para lavar os óculos

Mas só a água não resolve algumas impurezas que podem grudar nas lentes. Então, use um sabão neutro líquido para lavar seus óculos. Sim, neutro sempre! Outros produtos químicos que contenham perfume como shampoo, sabonete líquido com cheiro e cor, podem conter álcool em sua composição, ou seja, esses produtos podem prejudicar o tratamento das suas lentes, diminuir a durabilidade do antirreflexo e a proteção UV presente nelas.

Em resumo, não utilize álcool líquido ou em gel, ou qualquer outro produto, apenas sabonete neutro.

Esfregue devagar e seque com cuidado

As lentes são objetos delicados, por isso, na hora de lavar, esfregue lentamente e com bastante cuidado cada uma delas. Não esqueça de passar o sabão também no aro, na armação e nos locais que ficam em contato com a pele, como o apoio do nariz, que retém muita oleosidade da pele.

Na hora da lavagem das lentes é importante esfregar o sabão gentilmente em toda a superfície dos seu óculos. Procure fazer movimentos circulares com bastante cuidado.

Enxague bem para não deixar resquícios de sabão que podem cair posteriormente no seu olho. Seque os óculos com um tecido limpo, como um papel macio ou com o pano que vem junto com seu óculos na caixa.

O que não fazer

Um dos maiores problemas quando falamos de higienizar os óculos vem de uma mania que muitos possuem de limpar as lentes na camiseta, ou em algum tecido de algodão próximo. O problema não está no tecido em si, mas sim na possibilidade dele ter sujeiras que podem provocar riscos na lente. E com o tempo, esses riscos acabam prejudicando a sua visão.

Uma outra mania é assoprar ou gerar ar quente nas lentes, para que elas embacem e com um pano você possa limpar. Erro grave! Da mesma maneira que a camisa, as lentes dos óculos precisar ser lavadas da maneira certa para não perder suas propriedades e funcionalidades, por isso, nada de assoprar ou embaçar as lentes.

Guarde os óculos da forma correta

A nossa dica extra é sempre guardar o óculos da maneira correta, na caixa própria dele. Parece uma dica simples, mas muitos usuários colocam o óculos escuros para sair de manhã e levam os óculos de grau na caixa na bolsa, mas na hora de trocar os óculos usa a caixa de um para guardar o outro. Isso pode causar danos as suas lentes, já que as armações dos óculos de sol tendem a ser maiores e mais robustas e as de grau menores, modificando assim o tamanho da caixa dos óculos.

Lembrando que junto a caixa, os óculos trazem um pano macio para limpeza. Use ele nos casos que falamos acima, ou seja, quando você estiver em locais sem água corrente e sabonete neutro, mas lembre-se de lavar sempre esse pano e mantê-lo o mais limpo e sem poeira possível.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.