Como fazer novos amigos depois dos 40 torna a sua vida mais saudável?

Como fazer novos amigos depois dos 40 torna a sua vida mais saudável?

Ser uma pessoa saudável não tem a ver somente com o tipo de alimentação que você possui ou se pratica atividades físicas, embora esses sejam hábitos bem importantes para um corpo sadio. Ter saúde também envolve a parte mental, ou seja, o bem-estar em relação aos pensamentos e aos sentimentos.

Sobre o corpo, muitos falam, e, com certeza, você já sabe quais os principais requisitos para manter a saúde física em dia. Exercícios, consumo de frutas, verduras, hortaliças, muita água, sono tranquilo, etc. Todos eles são essenciais, porém, correspondem à apenas metade das condições para se ter uma vida saudável. A outra metade está nos hábitos que você cultiva em relação à saúde mental. Meditar, ser grato, fazer terapia, ter pausas na rotina de trabalho e momentos de lazer, além de cultivar e fazer novas amizades são atitudes valiosas para garantir uma mente sã.

Hoje, vamos falar especificamente sobre uma dessas atitudes que fazem tão bem: fazer amigos. Você sabia que encontrar amizades pode tornar a sua vida mais saudável, especialmente na vida adulta? Uma pesquisa coordenada pelo psiquiatra Robert Waldinger, da Universidade de Harvard, concluiu que não é dinheiro, fama, relacionamento amoroso pleno, reconhecimento profissional, entre outros fatores, que geram mais felicidade, e, sim, ter laços fortes de amizade. O estudo aponta que ter amigos pode prolongar a vida em até 10 anos e ainda prevenir uma série de doenças.

Essa é uma boa notícia, mas não para todos. Infelizmente, o trabalho, a vida agitada, as responsabilidades familiares e as multitarefas do dia a dia parecem consumir o tempo, impossibilitando os momentos de lazer e oportunidades para fazer novos amigos. Conforme o tempo passa, esse processo parece ser ainda mais difícil, especialmente depois dos 40 anos de idade, quando comumente as pessoas estão no auge profissional e precisam conciliar a vida familiar e o trabalho. Existe ainda outra explicação científica, que diz que durante a juventude há mais ocitocina no organismo, hormônio que facilitaria a criação de relações mais profundas.

Porém, independentemente das razões, mudar esse ciclo e começar a viver de forma mais saudável é preciso. Não é fácil, mas fazendo algumas escolhas, aprendo a dizer não e reconhecendo que você não é uma pessoa multitarefas é possível. Para lhe incentivar a mudar de cenário, vamos explicar porque fazer novos amigos depois dos 40 torna a sua vida mais saudável!

1. Você fica mais feliz

De acordo com o sociólogo e médico greco-americano, Nicholas A. Christakis, os relacionamentos sociais estão em primeiro lugar na lista dos itens responsáveis pela felicidade humana. Ed Diener e Martin Seligman, dois psicólogos que estudam a felicidade também já reforçaram essa ideia. Em um estudo onde compararam pessoas mais e menos felizes, descobriram que o primeiro grupo tinha uma grande rede social e laços afetivos mais fortes e que isso, realmente, fazia a diferença para o bem-estar das pessoas avaliadas.

Entre os motivos para ficarmos mais felizes quando temos amigos estão o apoio que eles nos oferecem em decisões importantes, a possibilidade de confiar segredos, de dividir angústias e é claro, compartilhar as alegrias e conquistas. Aliás, as pesquisas também apontaram que a felicidade é contagiosa, ou seja, se um amigo está feliz, a nossa felicidade aumenta em 15%.

2. Sua saúde física melhora

Sabe a ocitocina, citada anteriormente? Pois então: esse hormônio estimula as interações entre as pessoas (fator primordial para fazer amigos), agindo no corpo de forma oposta à adrenalina. Enquanto a adrenalina aumenta o nível de estresse, a ocitocina reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Sabe o que isso quer dizer? Que você terá menos probabilidades de ter ataques cardíacos e derrames. Além disso, pesquisas apontam que aqueles que têm amigos demoram mais para apresentar declínios de memória e estão mais protegidos da depressão e do suicídio, em comparação com pessoas mais solitárias.

3. Sua visão sobre os seus problemas muda

Você já percebeu que depois de contar para um amigo uma situação que você julga complicada parece que ela nem é tão grande assim? E os amigos ajudam muito nessa hora, principalmente se eles tiverem visões diferentes das suas. Às vezes, só o fato de desabafar ou olhar o problema com outra perspectiva auxilia a resolver ou até perceber que você estava dando muita importância para algo pequeno.

4. Fazer novos amigos é ainda melhor

Cultivar as grandes amizades é, sem dúvida, muito importante para nossa saúde mental e física. Todavia, estudos sugerem que fazer novas amizades é ainda melhor. Isso porque a famosa ocitocina, que dá o impulso inicial às relações, cede o lugar para o sistema da memória depois de algum tempo. Isso quer dizer que amigos antigos não estimulam a liberação do hormônio. Por isso, a importância de estar sempre em busca de novos “ares” nos ajuda a conhecer pessoas e fazer outros amigos.

No entanto, sabemos que para muitas pessoas é muito difícil interagir socialmente, seja por dificuldades emocionais ou até por falta de tempo. Assim, a dúvida que fica é: o que fazer quando não se tem amigos? O primeiro passo é se conhecer. Pense e observe quais são os motivos que levaram você a estar afastado de outras pessoas ou a não conseguir firmar amizades. Nesse caso, vale investir em uma terapia. Se conhecer é libertador e pode lhe trazer respostas para questionamentos de muito tempo.

Depois disso, retome contatos com velhos amigos, se reaproxime, seja um bom ouvinte, proponha passeios e outros programas e se esforce para continuar mantendo o contato, até que tudo flua naturalmente. Hoje em dia, a tecnologia também pode ser uma aliada. Existem aplicativos de amizade que facilitam a inteiração, como o Patook, Twoo e Palringo. Todos eles te dão a oportunidade para conversar com pessoas com gostos semelhantes aos seus e até participar de eventos que juntam pessoas com preferências semelhantes.

Agora que você sabe como é saudável fazer amigos, coloque em prática essas dicas e seja feliz!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.