Alimentação, exercícios e trabalho: como ser realmente produtivo no home office

Alimentação, exercícios e trabalho: como ser realmente produtivo no home office

A nossa vida mudou muito com os efeitos da pandemia em nível mundial. A COVID-19 chegou em todos os países e com isso nossa rotina foi alterada. Um desses efeitos foi a permanência em casa, e por conta do isolamento social passamos a nos proteger mais, comer melhor para aumentar a imunidade e claro, levamos o trabalho para casa. Mas como organizar uma rotina produtiva no home office, já que esse formato se tornou habitual após a pandemia?

Alimentação, exercícios e trabalho são as três funções que mais exercemos dentro de casa nos dias úteis. Nossos horários mudaram. Afinal, não perdemos horas no trânsito e em deslocamentos. Podemos comer melhor, pois estamos em casa com nossa cozinha e nossas compras à disposição. E muito tempo sentados na cadeira nos faz querer movimentar o corpo uma vez ou outra. 

Por isso, o texto de hoje traz algumas dicas de como ser realmente produtivo e manter uma rotina saudável no formato home office. Listamos algumas boas práticas, o que evitar e, principalmente, queremos lembrar que, embora haja muitos benefícios, trabalhar em casa exige uma certa dose de disciplina para que todas as áreas da vida estejam equilibradas. 

Alimentação 

fresh vegetable salad on wooden.

Vamos começar pelo começo. Afinal, quando acordamos e pensamos em tomar o café da manhã antes do dia começar, é o primeiro ponto que precisamos olhar com atenção. Como trabalhar de home office e resistir a tentação de comer em frente ao computador? Sim, nos dias de correria de entregas de trabalho, calls, reuniões de equipe e mil coisas para fazer, um lanche rápido, como um sanduíche, pode parecer a solução. Qual o problema de comer “rapidinho” ali na mesa do home office mesmo? 

Nossa dica é: estabeleça um horário para suas refeições. Tire a sua hora de almoço. Que pode ser no mesmo horário do escritório, um pouco antes ou um pouco depois. Entenda que seu corpo está funcionando de outra maneira e por isso, respeite os seus horários de fome. Não pule refeições ou ache que você precisa estar conectado o tempo todo.

Na hora de escolher suas refeições, nada de coisas simples, sem nutrientes ou industrializadas. Aproveite que você não precisa mais levar marmita ou enfrentar fila de restaurante na hora do almoço e coma saudável. Invista em frutas, legumes, verduras, proteínas e alimentos ricos em vitaminas para deixar sua imunidade mais forte para combater doenças.  

Trabalho

O seu escritório pode ter virado o seu quarto, a sala de reunião, sua parede da sala e a copa onde tomava café e conversava com colegas virou a sua cozinha em uma ligação por vídeo. Mas nada disso tira o peso e a responsabilidade de um trabalho. Por isso, estar em home office nada mais é que um trabalho em casa, como o nome mesmo já diz. 

Então nada de querer trabalhar da cama, pois vai prejudicar sua coluna. Ou escolher um lugar com pouca luz para não atrapalhar sua visão e deixar você com a vista cansada e dores de cabeça. Pense em como trabalhar de home office do melhor modo. 

Nossas dicas são simples e diretas. Encontre um lugar calmo dentro da sua casa, um notebook bom para trabalhar, uma cadeira confortável, água para se hidratar, material necessário para anotações e listas. Priorize suas funções. Quando trabalhamos de casa temos tendência de nos distrair mais facilmente, afinal, família, filhos, animais de estimação, uma arrumação rápida na casa, a louça do almoço… tudo isso pode deixar sua rotina produtiva de trabalho ir por água abaixo. 

Tenha horários pré-estabelecidos por você e avise eles para seus familiares e amigos. Nada de ligações no meio da tarde, papo com a família por vídeo no meio do dia. Tente acordar em horários próximos do que estava habituada, assim, seu organismo e sua mente não sentirão tanto a mudança de rotina. Às vezes, levante-se e alongue-se. Mas, não se distraia, para não deixar de trabalhar e acumular tarefas. 

Exercícios

Muitas pessoas não conseguem ou sentem maior dificuldade de se exercitar quando permanecem muito tempo em casa.  Por isso, a nossa dica é manter a constância na rotina e começar a incluir exercícios aos poucos. Uma ótima opção são os exercícios que podem ser feitos em casa.

Não precisa ter pesos nem repetições como uma musculação. Pode ser uma hora de dança quando acorda, uma aula online de hit com um professor ou coach que você siga, alguns minutos de yoga antes de dormir e o mais importante, muito alongamento. 

Como falamos antes, uma das dicas para trabalhar home office é cuidar de você e da sua saúde, mental e física. Ficar muitas horas sentada na frente do computador, com luz azul diretamente a sua vista e com a mente a mil por hora pode trazer exaustão física. Por isso, levante um pouco de hora em hora ou a cada duas horas, estique a coluna, alongue a lombar, se movimente minimamente, tire um pouco os óculos e pare de olhar telas. Organize uma rotina produtiva de descanso e intervalo também. Não adianta sair do computador  e grudar no celular.

Lembre-se que exercícios liberam endorfina, um hormônio, assim como a noradrenalina e a dopamina, que te deixam com uma sensação de felicidade e bem-estar. Então, se você anda desanimado e sem forças para trabalhar ou para criar nada novo, que tal colocar uma aula online, de tantas que estão no Youtube e lives do Instagram, e mexer um pouco o corpo? Pode ser 10 minutos, 20 minutos ou uma hora. O importante é criar uma rotina de exercícios para que seu corpo se movimente e que você mantenha a sua saúde em dia. 
Gostou das nossas dicas de como ter uma rotina produtiva durante o seu home office? Então, conheça mais sobre os nossos conteúdos que preparamos sobre diversos assuntos para ajudar no seu dia a dia.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.