Ter um corpo saudável vai muito além de academia e exercícios físicos. A alimentação é um dos maiores aliados da saúde, em todos os sentidos. Seja para o seu corpo, mente, órgãos e músculos, se alimentar de forma correta é um dos principais passos para se viver mais e melhor.
Você sabia que alguns alimentos podem colaborar até mesmo para a saúde da visão? Cada alimento rico em vitaminas, omêga 3 e antioxidantes pode ajudar o seu dia a dia e prevenir doenças oculares como catarata, glaucoma e retinoplastia. A lista é ampla e vai desde vegetais e frutas até carnes brancas e temperos. Por outro lado, existem algumas comidas que prejudicam a visão e devem ser cortadas da sua lista de compras.
No texto de hoje vamos listar alguns alimentos bons para os olhos que devem ser incluídos nas suas refeições diárias e de toda a sua família.
Peixes
Ricos
em ômega 3 e ômega 6, esses alimentos já são reconhecidos como
aliados na saúde do cérebro e do coração, mas eles possuem um
papel muito importante na saúde da visão. Esses ácidos ajudam a
combater a formação de radicais livres. Os peixes possuem ainda
vitaminas A, B, D e E que colaboram juntamente com a ação dos
ácidos graxos. Essa união previne a síndrome do olho seco, por
exemplo, caracterizada por uma produção baixa ou deficiente de
lágrimas que leva ao ressecamento ocular. Para uma alimentação
rica em vitaminas para os olhos, opte por peixes de água salgada
como salmão, sardinhas, anchova e atum.
Cenoura e alimentos alaranjados
A cenoura é um dos alimentos mais famosos quando falamos em betacaroteno, responsável pela sua cor alaranjada. Uma vez ingerido, essa substância se transforma em vitamina A, família dos retinoides, que compõem a estrutura que forma a retina, ou seja, a cenoura e outros alimentos ricos em betacaroteno são essenciais para a visão. Outras boas opções são o mamão e a abóbora.
A vitamina A atua diretamente na prevenção de doenças que atingem a retina. Ou seja, a cenoura ajuda a prevenir e até mesmo a retardar o surgimento de catarata e glaucoma.
Ovos
Eles já foram o grande vilão da dieta, mas estudos recentes afirmam que o consumo de ovos pode ajudar a minimizar as chances da degeneração macular, uma doença que afeta a retina e pode causar a perda da visão, se não for diagnosticada e tratada. Os ovos possuem vitaminas, minerais, proteínas e gorduras que fazem bem à saúde e sua gema ainda é rica nas substâncias luteína e a zeaxantina.
Salada e alimentos verdes
Comer salada todo dia faz bem para a saúde. Isso é uma afirmação dos nutricionistas. Porém, podemos acrescer ainda mais nutrientes aos nossos pratos com apenas um ou dois ingredientes a mais. Alguns alimentos bons para os olhos são aqueles ricos em antioxidantes, como couve, espinafre e brócolis. Além disso, eles também são ótimas fontes de carotenoides, substâncias que ajudam na saúde dos olhos.
Temperos clássicos
Além de diversas ervas, a cebola e o alho são temperos clássicos na culinária brasileira. Por isso, a nossa dica é abusar deles. Os dois são fontes de vitaminas B e C, cálcio e fósforo. Além disso, são ótimos anti-inflamatórios e ajudam a diminuir a pressão arterial, o que ajuda na prevenção de doenças como o glaucoma.
Azeite e linhaça
Cozinhar com margarina ou manteiga pode deixar tudo saboroso, mas não é saudável. Algumas opções para a troca são o óleo de linhaça e o azeite de oliva. A linhaça tem propriedades que fortalecem o sistema imunológico e evitam diversas doenças oculares, já que é um alimento rico ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Essas substâncias promovem a hidratação dos olhos e diminuem a sensações de ardência, sensibilidade e coceira — sintomas característicos do olho seco e comuns para aqueles que ficam horas na frente de telas como computadores e celulares.
Outra opção é usar o azeite de oliva nas receitas. O mesmo protege o globo ocular pois age contra a degeneração macular por ser um antioxidante rico em ômega 3, retardando o envelhecimento da região.
Dica extra: alimentos para tirar da lista de compras e da sua alimentação
Agora que listamos algumas boas opções para a sua dieta do dia a dia, vamos dar uma dica extra e apontar os alimentos que prejudicam a visão e outras áreas da sua saúde. Abusar do carboidrato, do sal, do açúcar ou das gorduras trans e saturada podem levar ao desequilíbrio de nutrientes e influenciam diretamente nas doenças como a hipertensão e o diabetes, que futuramente, em médio e longo prazo, podem desencadear disfunções oculares. Troque a margarina pelo azeite de oliva; o carboidrato sem nutrientes por legumes e vegetais ou carboidratos integrais.
Lembre-se que as nossas escolhas no supermercado são essenciais para a saúde de toda a família. Ter o acompanhamento de um nutricionista pode ser um ótimo investimento para ajudar na alimentação.
Deixe um Comentário