Dicas de acessórios e de maquiagem para realçar a cor de seus olhos

Dicas de acessórios e de maquiagem para realçar a cor de seus olhos

Você já ouviu falar em coloração pessoal? E no termo Visagismo? As duas técnicas buscam o mesmo fim, fazer com que as cores e elementos visuais, quando combinados com o nosso corpo e rosto, façam a nossa pele e a cor dos nossos olhos ganharem vida. Uma cor ali, um corte de cabelo aqui, uma maquiagem mais elaborada e, até mesmo, um brinco diferente podem realçar a cor dos seus olhos em minutos.

Cada tom de pele, cor de cabelo e cor dos olhos traz características marcantes a nossa imagem. Mas, às vezes, usamos roupas de cores que não favorecem o nosso tom de pele, armações de óculos que nos envelhecem e maquiagens que acabam não realçando a nossa real beleza interior e exterior.

E como mudar isso? No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a escolha dos acessórios, das técnicas de maquiagem e do visagismo que você pode colocar em prática facilmente para realçar a cor dos seus olhos e arrasar nos looks e eventos por aí.

Confira abaixo.

O que é Visagismo?

O visagismo é o nome dado ao conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza do rosto. Entre elas, maquiagem, tintura e corte de cabelo e até mesmo, design de sobrancelhas são algumas das práticas adotadas.

Para o visagismo ser posto em prática, é feito um estudo das características físicas e psicológicas da pessoa. Assim, de acordo com as características e a personalidade de cada um, o visagista entende qual corte de cabelo, tonalidade, tipo de design de sobrancelha, acessórios, óculos, tons de batom e cores de maquiagem para os olhos podem realçar mais a beleza.

O visagismo busca levar um equilíbrio entre o que vemos ao olhar para o rosto de alguém e sua essência e personalidade. Ou seja, não somos iguais e isso precisa refletir no nosso corte de cabelo, tonalidade de mechas, maquiagem e nos acessórios que usamos para compor.

Você pode trabalhar a coloração com a sua visagista de acordo com o sentimento que deseja expressar, ou seja, se você está em um momento mais ousado e desafiador da sua vida, um cabelo ruivo ou com tonalidades mais vibrantes como o platinado podem ajudar.

Se você é mais básica e está se estabelecendo em um trabalho ou relacionamento, pode querer algo mais sólido como um castanho ou preto, com mechas ou sem. O mesmo acontece com o corte de cabelo. Muitas mulheres passam por transformações incríveis quando mudam de estado, apartamento, trabalho ou status de relacionamento.

Vamos falar um pouco de cada ponto importante para o visagismo como maquiagem e acessórios para que você possa entender mais da sua personalidade e colocar para fora todo o seu potencial de beleza.

Como a maquiagem pode realçar a beleza?

Uma maquiagem muda o nosso humor não é mesmo? Quem nunca se arrumou e usou aquele batom vermelho para se sentir mais poderosa, ou aquele olho esfumado super na moda para um jantar com o namorado e se sentiu reluzente? Sim, esse é o poder da maquiagem no nosso rosto.

Por isso, vamos falar um pouco sobre como as linhas, formas e cores da maquiagem também podem ser considerado um meio artístico de expressão do seu ser e como você pode usá-la sempre a seu favor.

Das cores primárias da nossa infância até o nude, azul Tiffany, Marsala e outros tons anunciados como tendências e novidades pela Pantone, são inúmeras opções que dificultam na hora de escolhermos o tom para o look ou para acessórios e maquiagens.  

Mas a boa notícia é que, para o objetivo de realçar a cor dos olhos, é possível montar uma espécie de paleta de cores curinga e ir adequando ao seu estilo de vida e gosto pessoal.  

A cor do seu olho combina com qual tom de maquiagem ?

 A cor dos olhos, assim como qualquer detalhe em um look, traz uma tonalidade padrão, ou seja, se pensarmos em uma maquiagem marcante, temos que começar analisando o tom dos nossos olhos, para depois, seguir para a paleta de sombras, tons de lápis de olho e, até mesmo, finalizar com o tom correto de batom.

Para isso, a nossa dica é usar com base o círculo cromático, que é uma imagem dividida em forma de pizza e composta por 12 cores básicas, das quais 6 são quentes e 6 são frias. Para um realce com mais impacto, a dica é fazer uma combinação de alto contraste, ou seja, usar as cores opostas entre si no círculo.

Para olhos azuis, que são tons frios, o mais aconselhado, quando falamos de paleta de sombras e batons, são aqueles de tons alaranjados e avermelhados, ou seja, sombras em tons de rosa, marsala, marrom e tons terrosos fazem o olhar sobressair ainda mais. Um batom vermelho/vinho ou laranja combina super bem com um look ousado e marcante.

Mas, se você quer algo mais discreto com o seu olhar, o melhor é optar por cores análogas (próximas no círculo cromático) de fundo mais escuro, como por exemplo, tons de violetas, verdes e, até mesmo, o azul escuro.

Ao contrário do que acontece com os olhos claros, os olhos castanhos já possuem um tom considerado neutro e, por isso, são considerados bem versáteis e fáceis de combinar. Aposte nos tons nudes e pastéis para uma maquiagem de realce para o dia e a noite, tons bem fortes como azuis arroxeados.

Os olhos cor-de-mel, possuem uma particularidade, assim como os olhos verdes, precisam de luz do sol para mudar de tonalidade e se destacar ainda mais. Mas não se desespere, eles também possuem cores coringa, como cinzas e marrons. Aposte no prateado e no branco furta-cor para deixar a make mais leve e cool. Se quiser algo mais noturno, o vermelho escuro e o coral são boas pedidas.

Make que aumenta os olhos

Porém, uma coisa é certa: independente do tom dos nossos olhos, queremos deixar eles em evidência sempre. Afinal, eles são considerados a “janela da alma” e passamos diversas emoções por ele.


Ainda mais agora, no atual momento no país e no mundo, com a chegada do coronavírus, usamos máscaras de proteção para todos os lugares, a necessidade de uma make para aumentar os olhos ou uma maquiagem para deixar seus olhos marcantes aumentou consideravelmente.

Por isso, é importante entender o formato do seu olho, além da tonalidade dele. Olhos maiores podem se destacar com um delineador gatinho, e sombras em degradê, mas olhos pequenos e redondos, tendem a sobressair com cílios bem pretos e cores claras nas pálpebras e, até mesmo, o lápis branco na linha d’água para aumentar.

Uma das dicas primordiais é cílios longos e definidos para realçar o olhar. Então, no lugar de usar apenas uma máscara de cílio, faça camadas entre os produtos que você gosta. Isso pode garantir um efeito mais marcante.

A dica é começar com a modelo com líquido mais fluído, e sempre que possível, passar uma escovinha própria para cílios para soltar eles entre si e não deixar o rímel acumulado em algumas regiões. Para ficar mais natural, é importante aplicar o rímel na parte de baixo dos olhos. Passar só nos cílios superiores não abre tanto olhar e perde bastante do efeito marcante .

Corrigir a sobrancelha pode passar despercebido na hora da maquiagem, mas deve ser levado em conta. Afinal, quando falamos da região dos olhos também estamos falando do uso de corretivos e das sobrancelhas.

Seja com lápis próprio para essa região ou sombra, uma sobrancelha bem feita ajuda a compor o visual. Uma dica  é após preencher as possíveis falhas, contornar os pelos com um corretivo mais claro, realçando ainda mais o seu olhar.

Cuidados com a maquiagem e seus olhos

Agora que ja falamos bastante de como a maquiagem ajuda a realçar a sua beleza e olhar. Uma dica importante é sempre ter cuidado com a maquiagem e seus olhos.

Às vezes, na empolgação de fazer uma maquiagem mais elaborada, usar cílios postiços ou, até mesmo, fazer aquele tutorial da blogueira que você viu nas redes sociais, acabamos sobrecarregando a nossa pele, colocando e tirando produtos e assim deixando a pele das pálpebras irritadas ou deixando resíduos caírem nos olhos causando alguns problemas.

Lembre-se de sempre limpar a pele antes da maquiagem e, principalmente, depois. Procure por produtos específicos como demaquilantes e água micelar para que a remoção da maquiagem seja delicada e bem feita.

Nada de esfregar produtos nos olhos, mesmo com eles fechados ou usar lenços umedecidos, que não são próprios para a retirada da maquiagem, na região dos olhos. Você pode causar uma alergia séria e até mesmo sofrer algum acidente.

Alguns produtos são à prova d’água ou são mais difíceis de tirar, como o rímel, por exemplo. A dica é molhar um algodão com o produto indicado e deixar ele alguns segundos sobre os olhos fechados, para que ele amoleça o rímel e seja mais fácil retirar.

Depois de tirar a maquiagem, lave bem o rosto, se possível com um sabonete próprio para sua pele e deixe ela descansar durante a noite.

Como usar acessórios a seu favor para realçar o olhar?

Agora que já falamos bastante de maquiagem e dicas de como combinar com seus olhos e tons de pele, vamos falar um pouco de acessórios importantes para compor o look e realçar seus olhos.

Brincos, tiaras de cabelo, prendedores e armação dos óculos precisam ser levados em conta na hora de montar um look único e mostrar a todos a sua personalidade e beleza. 

Vamos falar um pouco de cada um deles, para que você já possa ir até o seu guarda-roupa ou caixinha de jóias e ir buscando inspirações para o seu novo look.

Brincos para cada tipo de rosto

O rosto é uma das primeiras partes a chamar atenção em um primeiro contato, por isso é muito importante aprender como ressaltar sua beleza, a cor dos seus olhos, a maquiagem e claro, usar os acessórios para dar um “up” em qualquer look.

Quando falamos de tipo de rosto, precisamos saber que existem diversos: Oval, Redondo, Triangular, Retangular, Quadrado, Triângulo Invertido, Coração, Diamante e Longo.

O rosto mais fácil de achar acessórios é o rosto oval. Mesmo fácil, é importante ter cuidado na hora de escolher, pois ele pode ficar alongado demais dependendo das opções.  Que tal escolher brincos de tamanho mediano, com pedras e brilhos para looks noturnos e formatos mais compridos como pendentes menores para o dia a dia?

O rosto redondo precisa ter brincos que contrapõem o seu formato, ou seja, escolha os brincos mais longos e pendurados, ao invés de largos e redondos, assim, você cria um visual de rosto mais alongado e fino.   

O rosto quadrado segue a regra contrária ao rosto redondo, pois precisa de formas arredondadas para suavizar as proporções do formato. Evite brincos longos demais e opte por formatos mais leves como as argolas ou brincos tipo botão, colados a orelha.

O rosto retangular é ótimo para brincos volumosos como os redondos, pendurados e com pedras. Mas lembre-se de evitar os brincos longos demais, que passam da altura do rosto, para não dar o formato ainda mais fino ou caído.

O rosto triangular, assim como o redondo deve evitar brincos que adicionem ainda mais volume. Por isso, os brincos que ficam mais próximos à orelha, sem pingentes longos são bons investimentos.

Mas, se o seu rosto tem o formato triângulo invertido, ou como muitos chamam, formato coração, os melhores brincos para realçar seu rosto e olhos são aqueles com a base mais larga.

Tiaras e prendedores de cabelo também são acessórios importantes

Quando utilizamos a palavra acessório englobamos não só brincos, colares, anéis, como lenços, tiaras de cabelo, prendedores, arcos e muito mais. Por isso, um dos tópicos do nosso texto sobre dicas para realçar seus olhos são as tiaras, arcos e prendedores usados nos penteados de dia a dia.

A moda das tiaras voltou. Muito usada por protagonistas adolescentes e super cools de filmes e seriados do Netflix, as tiaras são acessórios que deixam qualquer look sem graça, mais glamuroso. Mas nem todas as pessoas gostam dessa moda.

Para as mulheres de rosto redondo, ou oval, as tiaras não são os acessórios mais indicados, pois ao prender o cabelo, muitas vezes a imagem é que o rosto pode ficar ainda maior e redondo. Então, se você quer afinar o rosto, opte por presilhas menores, penteados mais soltos e com movimento.

Algumas mulheres mais básicas têm medo de usar algum acessório e acabar deixando uma imagem mais infantil ou delicada, menina boneca, que não combina com o seu estilo. Nesse caso, a nossa dica é escolher as tiaras mais clássicas, preta lisa, tartaruga e nada com brilho.

Os rostos quadrado ou retangular são formatos bons para o uso de acessórios nos cabelos. Use e abuse de presilhas, tiaras, arcos e acessórios na moda.

Lembre-se sempre de adequar os acessórios ao seu rosto e à escolha de cores que combinam com seus olhos. Nesse caso, volte um pouco no texto, na parte que falamos de maquiagem e cores que realçam a beleza de cada tom de olho e utilize as cores nas composições de looks e acessórios.

Armações de óculos e suas mudanças no rosto

Um óculos de grau é o maior acessório que uma mulher pode usar para realçar seus olhos. Afinal, eles também são elementos da sua imagem que podem comunicar por você.  Qualquer um que olhar para você vai ter contato com a armação que escolher, por isso, é muito importante saber qual modelo combina mais com sua personalidade e rosto.

Como falamos no início, o visagismo busca equilibrar todos os elementos como cor e corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas e, até mesmo, armações de óculos, já que inúmeras mulheres usam seus óculos de grau durante todo o dia.

Assim como falamos das tiaras, ao escolher seus óculos, você deve considerar o tamanho do seu rosto em relação ao tamanho da armação de óculos escolhido.

Com óculos de grau é importante sempre equilibrar ou seja, se o seu rosto tem um formato pequeno, opte por óculos grande e vice versa. Lembre-se que a armação deve ser proporcional ao tamanho do seu rosto, não pode tampar as sobrancelhas, nem a maçã do rosto, para que você não perca suas expressões faciais.

Como falamos, o rosto oval é o melhor modelo para acessórios entre eles para armações de óculos. Se for mais básica e discreta, prefira armações próximas a sua tonalidade de pele, um marrom ou até mesmo um bege claro. Mas se quiser ousar e mudar radicalmente o seu estilo, vale abusar das cores e contrastes, com armações metalizadas, coloridas e até mesmo com formatos diferentes como redondo ou hexagonal.

Para o rosto triangular, os óculos devem ter armações que equilibram o rosto, ou seja, opte por armações largas bem posicionadas acima da faixa dos olhos, como o  modelo Clubmaster, por exemplo.

Se o seu rosto tem o formato de triângulo  invertido ou coração, opte por óculos que tenham a parte de baixo da armação delicada, nada de escolher óculos grandes e quadrados. Nesse caso, para esse formato de rosto, o modelo aviador encaixa muito bem.

O rosto retangular pede uma armação mais suave e feminina para amenizar os traços fortes e marcantes do maxilar. Nesse caso, óculos com armações arredondadas ampliam as áreas dos olhos, como modelo Aviador e Gatinho, por exemplo.  

Um formato de rosto comum é o rosto redondo e esse é um dos mais complicados na hora de escolher uma armação de óculos. O formato possui ângulos largos nas maçãs, geralmente são pessoas com bochecha saliente e óculos muito grandes tende a aumentar ainda mais o formato do rosto. 

Para esse caso, o importante é equilibrar o rosto, por isso modelos quadrados, retangulares, com formas retas são os mais indicados. Descarte as opções redondas e pequenas como os óculos da década de 70 ou década de 20. Para esse rosto, modelos clássicos com Wayfarer e Gatinho são ótimas dicas.

Gostou das nossas dicas e já está pensando em todas as mudanças que vai fazer com seus acessórios e maquiagens para realçar a cor de seus olhos e dar um up na sua beleza natural? Então, siga o nosso blog para mais conteúdos sobre tendências, dicas de moda e saúde ocular.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.