Armação grossa ou fina? Descubra qual combina com o seu rosto

Armação grossa ou fina? Descubra qual combina com o seu rosto

Óculos redondos, gatinho, aviador, quadrado ou hexagonais. São tantas opções que, às vezes, achar os óculos que combinam com seu rosto, estilo e ainda estar na moda, pode ser uma tarefa difícil.

E quando precisamos trocar os óculos de grau e lembramos que vamos ficar com eles boa parte do tempo no rosto, ou seja, será a nossa primeira impressão sempre? O assunto se torna ainda mais importante, não é mesmo?


Os óculos hoje em dia não são apenas um acessório útil e necessário, mas sim algo que faz com que o seu estilo fique claro à primeira vista, que mostra muito sobre sua personalidade no ambiente corporativo e pessoal e que faz com que um look de final de semana tenha muito mais estilo. Ou seja, a compra de um óculos precisa levar esses pontos em consideração.

Por isso, no texto de hoje, vamos ensinar você a encontrar os óculos que combinam com seu rosto. Pode preparar o espelho, pois vamos entender um pouco mais sobre formato de rosto e estilo. Vamos lá?

Dica 01: descubra o formato do seu rosto

Os formatos de rostos podem ser divididos em seis categorias: rosto quadrado, oval, retangular, redondo, coração e diamante.

Caso não saiba qual é o formato do seu rosto, você pode saber desenhando ele no espelho. É só pegar um batom, ou uma caneta que escreva em superfície como vidro, e passe ao redor do contorno do seu rosto.

Agora vamos as características de cada um deles para que você possa identificar. Lembre-se que o seu perfil e gosto também precisam ser levados em consideração na hora de escolher seus óculos.

Dica 02: armação ideal para cada tipo de rosto


Agora que você já sabe qual o formato do seu rosto, vamos para as características mais marcantes e assim descobrir qual óculos combina com você.

Rosto Redondo

O rosto redondo possui bochechas cheias, queixo suave, e testa proporcional.Esse tipo de rosto combina com armações opostas ao seu formato, ou seja, marcadas por ângulos retos, como as armações retangulares, quadradas e até mesmo hexagonais, pois suavizam e afinam o rosto. Lembre-se de sempre buscar um contraste e sorrir na hora de experimentar os óculos para saber se as bochechas vão interferir ou não no encaixe da armação.

Rosto quadrado

Como a forma mesmo já diz, o rosto quadrado é bem marcado pelo maxilar e a testa ampla. É considerado um formato de rosto super fashionista. Assim como os redondos, opte por armações de óculos contrarias ao formato predominante, ou seja, leves, redondas e que se ajustam ao rosto discretamente, como os óculos redondos estilo anos 70, por exemplo. Outro modelo recomendado é aqueles com armação de metal, do estilo Clubmaster que possuem o formato parecido com as sobrancelhas.

Rosto retangular

O rosto retangular também pode ser chamado de rosto longo. Eles são aqueles estreitos nas maçãs e com distância maior entre a testa e o queixo. Por isso, armações de óculos arredondados ou ovais, equilibram as proporções e dão maior destaque à largura do rosto e suavizam o comprimento.

Rosto Diamante

Bem próximo ao formato do coração, esse rosto possui a testa e a linha do maxilar estreitas e marcantes em relação às bochechas. Nesse caso, opte por armações de óculos com curvas alongadas, como o estilo gatinho, por exemplo.

Rosto de Coração

Como o nome já diz, esse formato possui a testa e as maçãs do rosto mais amplas e o queixo é a parte mais estreita do rosto. Armações de óculos de grau sem aro, meio aro, armação de metal ou armação de acrílico transparente são as mais indicadas para realçar o charme do rosto.

Rosto Oval

Um dos formatos de rosto mais fácil para combinar armação de óculos de grau ou sol. São rostos simétricos e por isso, encaixam bem com armações finas e grossas, redondas, quadradas e até mesmo aqueles óculos mais modernos. Ou seja, se o seu rosto tem esse formato, a dica é escolher o que mais gostar e combinar com seu estilo.

Dica 03: Modelos para se inspirar


Para o rosto oval, os modelos que mais combinam são as armações redondas, aviador e gatinho. Uma dica é a armação Dolce & Gabbana – DG 2198, com seu formato redondo, bem anos 70 e seu acabamento moderno e feminino, são ótimas armações de óculos de sol para rostos quadrados.

Para os rostos quadrado, uma boa pedida são as armações da Ray ban Clubmaster Metal, 3716, um clássico modelo da marca, mas com um toque de estilo para homens e mulheres.

Rosto diamante ou coração ficam bem com armações gatinho e por isso, nada melhor que um Sabrina Sato SS454 C3, com as pontas bem marcantes.

Mas se o seu rosto é longo e retangular, a nossa dica é o modelo da Ray ban 7140, uma mistura clássica de oval com arredondado e com a armação de tartaruga não sai de moda nunca.

Para os rostos redondos a dica é usar um modelo quadrado e bem definido, como o da Ana Hickman 1358 que possui um formato característico, sem perder a leveza e a feminilidade.

Gostou do nosso texto sobre qual armação combina com rosto? Então, continue aqui no nosso blog e confira os nossos textos sobre moda, tendências de óculos, custo benefício de novos modelos e claro, saúde ocular e cuidados com os seus óculos. Boa leitura!

Você também pode gostar dos conteúdos:

5 documentários sobre moda e design para assistir na quarentena

Como combinar óculos e brincos?

De volta aos anos 90: inspire-se nas armações mais icônicas da década

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.