3 dicas de como evitar arranhões dos seus óculos

3 dicas de como evitar arranhões dos seus óculos

Quem usa óculos sabe que uma das coisas mais prazerosas é quando a lente está bem limpa e sem riscos, né? Mas, no dia-a-dia, nossos óculos são expostos à sujeira, poeira, mãos sujas, areia, entre outros e essa exposição pode fazer com que as lentes sofram arranhões, que atrapalham a visão.

Se engana quem pensa que esse é um problema apenas de quem usa óculos de grau. Afinal, quem nunca voltou da praia com os óculos de sol riscados pelo contato com a areia?

Para te ajudar a tirar os arranhões dos seus óculos e preservá-los pelo máximo de tempo possível, elaboramos este conteúdo especial! Seja bem-vindo ao nosso blog e boa leitura!

É possível tirar arranhões das lentes em casa?

Essa é uma das perguntas mais feitas pelos apaixonados por óculos de sol e pelos usuários de óculos de grau e a resposta é: não. Entretanto, não é um motivo para se desesperar, já que é possível cuidar das lentes da maneira mais adequada para conservá-las usáveis por mais tempo!

Tanto em lentes de grau quanto nas lentes para proteção solar, depois que o material é riscado, não existe uma maneira de remover esse arranhão. Nestes casos, muitas pessoas acabam optando por trocar suas lentes em uma ótica. As receitas caseiras com pasta de dente ou bicarbonato de sódio são mitos, não funcionam e ainda podem prejudicar e diminuir a vida útil do seu acessório.

Mas, para evitar que você precise trocar as lentes dos seus óculos, é importante tomar alguns cuidados na hora da limpeza e na hora de guardá-los.

Leia também: Qual a durabilidade dos óculos de grau?

1. Lave seus óculos com água fria

Evite, sempre, lavar óculos em água quente, porque ela pode danificar as lentes e diminuir a vida útil dos seus óculos. A água fria é sempre a melhor escolha para a limpeza. Ah, lembre-se de evitar molhar as armações dos óculos, principalmente se ela for feita de metal, afinal, o contato com a água pode enferrujar ou estragar a armação.

óculos limpo

2. Não limpe seus óculos com toalhas ou camisetas

Quem nunca limpou os óculos numa camiseta ou numa toalha na hora da pressa? Sabemos que, às vezes, em meio a correria, é difícil tirar um tempo para limpar os óculos com água corrente. No entanto, evite essa prática, principalmente se os óculos estiverem secos, se não quiser arranhões nas lentes!

Limpando óculos

As toalhas, camisetas, papel higiênico ou papel toalha podem arrastar partículas minúsculas de sujeira pelas lentes sujando ainda mais e arranhando seu acessório. Opte sempre por flanelas especiais para limpeza de óculos, como as de microfibra.

3. Guarde seus óculos em um estojo adequado

Pode parecer uma dica boba, mas nunca esqueça de armazenar seus óculos numa caixinha ou estojo. Quando os óculos ficam soltos dentro da bolsa ou da mochila, além das lentes poderem sofrer arranhões, você ainda corre o risco de quebrar seu acessório com uma batida repentina ou se colocar um objeto muito pesado em cima.

Óculos com estojo

Mesmo dentro da caixinha, guarde seus óculos com a lente para cima e não deixe exposto ao calor e à umidade. Dessa forma, você vai preservar ainda mais seu acessório e fazer com que ele dure por muito mais tempo!

Leia também: Como higienizar os seus óculos corretamente?

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.