Você sabia que 48,7% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres? Isso significa que quase metade das famílias do país dependem do trabalho – e da saúde – delas para o seu sustento. Não precisamos ir muito longe para nos depararmos com essa realidade. Aqui na Vízia Óptica, 98% do nosso time é composto por mulheres. Por isso, em outubro, nossa responsabilidade com o bem-estar dessa equipe aumenta, já que o mês é dedicado à conscientização pela prevenção do câncer de mama, o mais letal entre as mulheres. E como o cuidado se dá também pelo exemplo, é através da campanha Vízia Life For Liga de Combate ao Câncer que consolidamos as ações do Outubro Rosa por aqui.
O Vízia Life, como é carinhosamente chamado o projeto, promove ações em conjunto com as Ligas de Combate ao Câncer nas cidades da Serra Gaúcha, onde a Vízia está inserida. O propósito é oferecer apoio financeiro às entidades, além de apoiar o trabalho de divulgação e conscientização a respeito do câncer. Na prática, a Vízia Óptica repassa mensalmente, desde 2013, parte do valor arrecadado com a venda dos óculos para as Ligas parceiras, como parte do seu compromisso social com a comunidade onde atua. Além disso, o time Vízia Óptica atua voluntariamente na produção de eventos e aquisição de itens que auxiliam na arrecadação de fundos para a instituição.
Vízia Life: a palavra-chave é prevenção
O câncer é a segunda causa de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número corresponde a todos os tipos de tumores malignos. Já o câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres e, também, o tipo de tumor mais frequente entre elas. Para se ter uma ideia, em 2022, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que devem surgir 66 mil novos casos, enquanto as mortes pela doença devem chegar a quase 18 mil. Lembra que há pouco falamos das mulheres líderes de família? Agora imagine o impacto econômico – e emocional – dessas perdas para as suas famílias.
Segundo dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), a economia brasileira deixa de ganhar R$ 2 bi por ano com mortes por câncer de mama. O cálculo estima os anos perdidos pelas mulheres em idade de vida produtiva. Além disso, o câncer de mama pode ser incapacitante, ou seja, a mulher pode ficar impedida de trabalhar, o que causa ainda mais impacto financeiro tanto na vida pessoal dessas pessoas, como na economia.
Sem contar que o custo do tratamento do câncer de mama aumenta conforme o estágio da doença – e nem sempre a cura é certa. Portanto, quanto mais cedo forem percebidos os sinais da doença, maiores são as chances de recuperação e menores os custos envolvidos. Ou seja, todos os esforços são bem-vindos para proteger nossas mulheres. Por isso, a Vízia Óptica, enquanto empresa com responsabilidade social e atenta ao mercado, atua há nove anos em parceria com as Ligas em favor da conscientização.
Liga de Combate ao Câncer: uma causa que vale a pena
Entre os princípios da Liga, estão a solidariedade e a credibilidade. E é por isso que a Vizia se junta à causa, pela afinidade entre os valores. Com mais de 30 anos no mercado da Serra Gaúcha, a marca já se consolidou e agora transforma sua visibilidade em benefícios para sociedade onde está inserida e, assim, empresta sua confiabilidade para entidades como a Liga de Combate ao Câncer. A Liga realiza palestras gratuitas em empresas, escolas, entidades, associações, e qualquer instituição que tiver interesse em conscientizar seus participantes sobre prevenção, diagnóstico precoce, fatores de risco e tratamento de câncer. Por isso, depende de apoio financeiro, doações, ações de divulgação e voluntariado para arcar com os custos dessas ações.
Deixe um Comentário