Qual diferença de lentes bifocais e multifocais?

Qual diferença de lentes bifocais e multifocais?

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a diferença de lente bifocal e multifocal, características físicas e, principalmente, qual o melhor modelo se adapta a seu estilo de vida. 

Sabe aquela situação na qual você tem problemas para enxergar mesmo quando o objeto está próximo? Ou até mesmo precisa esticar e aproximar um objeto com a mão para tentar estabilizar ou focar a visão? Essas situações indicam que você pode sofrer com um dos problemas de vista mais comuns, vista cansada, ou chamada pelos médicos de presbiopia. Mas como resolver esse problema? Usando lentes bifocais ou multifocais.
Ninguém gosta de anunciar a idade, dizer que não está enxergando bem, usar lentes grossas que mudem sua aparência ou afirmar que ficar o dia todo na frente do computador faz com que seus olhos não apresentem as mesmas características de sempre.

Porém, esse desgaste é consequência natural do envelhecimento do olho humano e não deve ser vergonha para ninguém. A presbiopia é uma doença que infelizmente não pode ser evitada, mas, que tem tratamento prático com o uso de óculos de grau.

Existem inúmeras razões para que você pense bem quando for comprar as suas lentes de grau, mas o medo de optar entre as lentes bifocais e multifocais não será um deles.
Confira os detalhes neste artigo. Boa leitura!

O que são lentes bifocais?

As lentes bifocais foram as primeiras soluções para a vista cansada dos pacientes. Antigamente, elas eram usadas para corrigir a visão de pessoas com presbiopia, pois possuem uma espécie de “lente de aumento” na parte inferior. As lentes bifocais, de modo geral, possuem uma tecnologia em sua produção um pouco atrasada, se comparadas com as multifocais, porém elas ajudam no tratamento da sua visão e podem ser consideradas na hora da compra.

As lentes bifocais possuem esse nome, pois trazem nas lentes dois focos divididos por uma linha em forma de meia lua invisível entre eles, ou seja, ao olhar reto você terá uma lente e ao olhar minimamente para baixo, ou levantar o rosto, a lente de aumento entra em ação para auxiliar.

Porém, essa lente pode gerar bastante desconforto para quem usa, uma vez que tem uma transição de campos de visão mais ríspida e direta.  Ou seja, a adaptação as lentes bifocais pode ser bem difícil e inicialmente causar tonturas e dores de cabeça.  

O que são lentes multifocais?

Como o nome mesmo já anuncia, as lentes multifocais apresentam mais de um campo e foco dentro da lente que você usa na armação. Divididas em perto, intermediária e longe, as lentes multifocais oferecem uma experiência muito mais confortável e natural.  As lentes podem ser trabalhadas em diferentes tipos de curvaturas, se adequando bem a diferentes rotinas de leitura.

A transição é simples para o seu olho, que não sofre a troca brusca como na lente bifocal, sendo mais fácil a adaptação. As lentes multifocais podem ser consideradas uma evolução de todas as anteriores, como a bifocal e até mesmo a clássica monofocal.

Como a linha divisória não existe, pois a lente possui múltiplos focos de visão com gradações progressivas, o olhar segue trocas de focos naturalmente.

Qual a diferença entre lentes bifocais e multifocais?

Quando surge a necessidade de comprar seus óculos, a primeira preocupação é a busca da armação perfeita para o rosto. Queremos escolher cores, modelos, marcas da moda, mas deixamos de lado um dos fatores mais importantes, a escolha da lente. Afinal, qual a lente certa para cada tipo de problema de visão?

Como explicamos anteriormente, a maior diferença entre as duas lentes é a maneira que a transição entre perto e longe será feita para os seus olhos.

Quando é indicado usar lentes bifocais?

 As lentes bifocais são recomendadas para aqueles que não passam o dia na frente de telas, e que querem reduzir o número de armações e óculos na bolsa.

Afinal, a troca brusca de foco nas lentes bifocais, para aqueles que usam o computador por períodos muito longos pode causar dores no pescoço, lombar e dores de cabeça, pois o usuário terá que se sentar mais perto da tela e inclinar a cabeça a todo momento que precisar de uma visão mais perto.

 Além disso, devido ao número limitado de graus das lentes bifocais, a profundidade de foco com essas lentes é muito mais limitada, quando comparada a lente multifocal. Ou seja, os objetos devem estar dentro de uma distância específica para serem vistos com clareza, e os objetos que estão fora das distâncias cobertas podem ficar desfocados.

Por isso, pense bem na sua rotina de trabalho, nos momentos em que sente mais a vista cansada e se é possível usar esse tipo de lente com a variação dupla apenas levantando a cabeça ou abaixando o olhar.

Quando é indicado usar lentes multifocais?

As lentes multifocais são recomendadas para aqueles que precisam ficar expostas ao uso constante de computadores e telas, por exemplo, pois é uma lente indicada para visão de perto, de longe e intermediária. Ou seja, durante o dia você pode ler a tela do computador de perto, caminhar para almoçar, ler relatórios e documentos, sem precisar trocar de óculos a cada instante.

As lentes multifocais possuem uma tecnologia maior e, devido ao seu visual e vantagens estéticas quando comparadas às lentes bifocais, as lentes progressivas se tornaram as lentes multifocais mais populares para qualquer um com presbiopia, ou vista cansada, que use óculos.
Nas lentes multifocais atuais, o tamanho das zonas para uso de computador e leitura aumentou, o que aumenta significativamente a zona intermediária para um maior conforto visual.

  Além disso, nos designs antigos de lentes multifocais, as mudanças de graus dentro das lentes exigiam que elas fossem relativamente grandes e isso limitava na hora de escolher a sua armação preferida. Mas com os avanços tecnológicos nesse tipo de lente, os novos modelos possuem designs compactos e se adequam bem a diversas armações.

Se mesmo depois do texto, você ainda tiver dúvidas, a nossa dica é procurar um oftalmologista ou uma consultora em uma ótica especializada para lhe auxiliar e mostrar as lentes e suas particularidades. Experimente as duas e veja a diferença que irá causar na sua visão e dia a dia.

Gostou das nossas dicas para escolher o melhor modelo de lentes bifocais ou multifocais para o seu dia a dia? Agora que você já sabe as diferenças e características de cada lente é só visitar uma de nossas lojas e conversar com a consultora para escolher a armação e sair de lá com a visão e o bolso tranquilos. 


Para mais assuntos sobre saúde da visão, tipos de lentes, armações e tendências da coleção, continue navegando no nosso blog

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.