Lente multifocal e bifocal: qual a diferença?

Lente multifocal e bifocal: qual a diferença?

Se você já usa óculos ou acabou de saber que vai precisar adquirir um em breve, já deve ter ouvido falar nas lentes bifocais e multifocais. Mas, você sabe qual a diferença entre elas? E no seu caso, qual seria a ideal? No post de hoje preparamos algumas informações para te ajudar a entender a recomendação do seu oftalmologista e saber quais as possibilidades para a lente do seu óculos ou lente de contato.

Lente Bifocal

Nos óculos e lentes bifocais há dois campos de visão diferentes: um deles para perto, que fica na parte inferior da lente, e o outro para longe, na parte superior. O benefício da bifocal é que você não precisará de dois óculos para enxergar bem em distâncias diferentes. Com ela, é possível ler um livro e também enxergar uma placa de sinalização enquanto você dirige. Com seu uso, a nitidez voltará ao normal em todas as ocasiões.

Normalmente, esse tipo de lente é indicado para pessoas que tem “cansaço na visão”, como é popularmente chamada a presbiopia. O problema, que ocorre em quem tem mais de 40 anos, vem da elasticidade diminuída do olho. Tecnicamente, os músculos do cristalino – parte responsável por fazer foco nas imagens – enrijecem com o passar do tempo, gerando as dificuldades.

Lentes ou óculos bifocais?

Assim como para outros problemas de visão, quem usa a bifocal pode optar entre os óculos e a lente de contato. O mecanismo de funcionamento é o mesmo. Porém, existem alguns cuidados importantes se você escolher a lente de contato bifocal.

O primeiro deles, é respeitar o seu olho. Isso mesmo. Você não deve insistir na lente se ela estiver te casando desconforto. Outros fatores importantes são a limpeza adequada das lentes e do seu estojo, a higienização das mãos antes de tirá-las ou colocá-las o respeito a data de validade. Além disso, é preciso sempre retirá-las antes de dormir.

Outra dúvida que geralmente surge é o preço da lente bifocal. Tudo vai depender da qualidade, marca, material, dos seus óculos e de sua lente de contato. A dica é sempre pesquisar e comprar em óticas confiáveis e reconhecidas.

Lente Multifocal

O que muda em relação a lente bifocal, é que a lente multifocal tem uma tecnologia mais moderna, é esteticamente mais bonita e proporciona a visão intermediária. Diferente da bifocal ela não divide bruscamente os dois campos de visão (perto e longe), proporcionando um meio termo, sem interrupções. Isso acontece porque a lente é trabalhada com distintos tipos de curvaturas.

Pela sua praticidade e pela adaptação mais fácil da maioria dos pacientes, ela é muito utilizada. Como a transição de um grau para outro é muito suave, ela facilita o tratamento da presbiopia, sendo conhecida também por lente progressiva.

Qual a melhor lente para óculos de grau multifocal?

A melhor sempre vai ser aquela que se adapta às suas atividades rotineiras. Por exemplo, se você passa mais parte do tempo em tarefas que precisa de sua visão de longe, esse campo de visão é otimizado na sua lente, ocupando um espaço maior. Assim, o conforto será melhor e a visão também. Mas, como escolher lente multifocal? Existem fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher, como os benefícios que cada marca de lente oferece, o custo e a armação correta. As marcas são muitas no mercado, mas existem algumas mais conhecidas e bem colocadas na questão de qualidade, o que garante que você fará uma boa escolha.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.